CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.

ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Por quê o computador na educação?
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
Ivoti.
Quando falamos em aprender...
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
Capacitação dos professores
educação NA ERA DIGITAL
Dominando as práticas pedagógicas
As quatro metáforas e a busca de aumentar a variedade na sala de aula
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Minha última aprendizagem tem muito haver com a metáfora da caverna, internalização de questões para aprender melhor, de forma a focar no objetivo. Isolamento.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Um Problema para TODAS as Idades
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Tecnologias na Educação
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Como elaborar um plano de aula
Divulgando a Pesquisa.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Escola Estadual Guaicuru STE ALCIDINEIA LUIZ CARLOS DEODATO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Identificação da atividade e do aluno
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Ricardo de Andrade Kratz
Elementos do plano de aula
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
P ROPOSTAS E P ROJETOS PARA O E NSINO DE F ÍSICA P ROFª. A NNE L. S CARINCI Grupo: Alexander Brilhante Coelho João Davi Pereira de Carvalho Thiago Gomes.
Formação e Aperfeiçoamento
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Softwares Educacionais
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José

Osmar é professor de Geografia da Escola de Ensino Fundamental São José de Guaramirim, como muitos outros. No entanto, o que faz deste professor um sucesso entre seus alunos e instituições por onde passa é a sua metodologia de trabalho, baseada em aulas ministradas pela Apresentação Eletrônica (powerpoint).

O que Utiliza? Osmar notou que o conteúdo exposto em uma lousa organizada facilitava o entendimento do aluno, que conseguia rever toda a matéria. Desta forma, percebeu que deveria fazer algo para aprimorar este quadro e assim aumentar o rendimento de suas turmas. O professor passou a preparar o conteúdo das suas aulas por meio de ferramentas de apresentação eletrônica. Hoje apresenta slides dinâmicos, com imagens que ganham vida, onde os processos são mostrados em sua totalidade, bem como mapas e regiões, que surgem na tela de acordo com a explicação e o conteúdo ministrado. “Hoje todas as minhas aulas são em Apresentação Eletrônica, que é utilizado cem por cento do tempo”, explica o professor Osmar.

Como utiliza? De acordo com o educador, não basta ter o recurso tecnológico, é preciso saber usá-lo e isso ele aprendeu durante sua pesquisa na área. Osmar dá aula para uma média de 40 alunos por sala, sendo que entre eles encontram-se os daltônicos, os cinestésicos, os que dispersam com facilidade, entre outros. E como trabalhar o conteúdo de forma que todos os diferentes perfis entendam? O professor conta que o segredo está nos 45 minutos de aula. Este período serve para que ele explique o conteúdo da apresentação, já que não há como copiar toda a teoria.

Os resultados Os métodos desenvolvidos por Osmar para desmistificar a Geografia e preparar os alunos surtiram resultado melhor que o esperado. Segundo o educador muitos alunos relatam que na hora de resolver um exercício lembram das animações, das imagens e conseguem solucionar a questão. A apresentação Eletrônica também permite uma organização melhor dos conteúdos, o que facilita os estudos e ajuda no real aprendizado, já que o estudante não precisa decorar, mas sim entender. Para o professor, essa iniciativa rompe barreiras de comunicação entre professor e aluno, uma vez que aproxima o jovem que já nasce em meio à tecnologia a uma dinâmica que ele conhece, está acostumado. O professor conta que “a sociedade passará a contar com educadores mais atualizados e alunos mais motivados a estudar a partir do momento em que o processo de aprendizagem se inicia de maneira diferenciada em sala de aula”.