Sistema de Posicionamento Global - GPS-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenadas geográficas
Advertisements

Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Global Positioning Systems
Professora Carol/Geografia
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
(Global Positioning System) (Sistema de Posicionamento Global)
Sistemas de Potencia A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia.
Forma e movimentos da Terra
GPS Sistema de Posicionamento Global
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
GPS (Global Positioning System)
GPS (Global Positioning System)
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Orientação e Localização
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
MCEF 2012/2013. Introdução ao “Mathematica” Utilização do Mathematica Funcionamento do programa Regras da Linguagem Exemplos Exercícios!!
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
Cartografia É a “ ciência” que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Geografia.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
“Características e Limitações”
Tipos e topologias de rede
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
Protocolo Ethernet Prof: Ricardo Quintão. Roteiro CSMA CSMA/CD Ethernet Recuo Binário Exponencial.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Geografia.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Mateus. Espaço Natural e Geográfico O homem sempre interagiu com o espaço à sua volta – Depende dele – Ao mesmo.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Fundamentos da Administração
CORRENTE E RESISTÊNCIA
MarineTraffic.com Sistemas de Comunicação Multimédia.
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Scuba Dive Tracker Diogo Lopes | Luís Duarte | Mónica Carvalho | Pedro Rodrigues | Rúben Leite.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Posicionamento Global - GPS- Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Sistema de Posicionamento Global - GPS- Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

História Décadas de 70 e 80 – Departamento de defesa dos Estados Unidos desenvolveu um sistema de navegação por satélites denominado GPS (Global Positioning System). Os principais objetivos do GPS são: auxílio à radio navegação em três dimensões com elevada precisão nos cálculos de posição; navegação em tempo real; alta imunidade a interferências; cobertura global, 24 horas por dia; Rápida obtenção das informações transmitidas pelos satélites.

História O Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System) é composto por um conjunto de satélites que são lançados na órbita terrestre, emitindo sinais de rádio que podem ser captados em qualquer ponto do planeta.

Finalidade A sua principal finalidade é proporcionar, em termos genéricos, os meios necessários para, rapidamente e de forma eficaz, determinar-se a posição tridimensional de qualquer ponto localizado no globo terrestre (ou perto dele) a qualquer instante.

Funcionamento Para o funcionamento do sistema GPS são considerados os seguintes pontos: Triangulação; Distância; Relógio; Posicionamento; Coordenadas; Erros

Funcionamento Triangulação a partir dos satélites é a base dos sistemas; Para triangular, o GPS mede as distâncias utilizando o tempo de viagem de uma mensagem de rádio; Para medir esse tempo o GPS necessita de um relógio muito exato; Conhecida a distância até ao satélite, necessita-se saber em que lugar do espaço o satélite se encontra. Como o sinal do GPS viaja através da ionosfera e atmosfera da Terra ele sofre um atraso.

Funcionamento TRIANGULAÇÃO Na triangulação, são necessários, no mínimo, um conjunto de 4 satélites. O recurso a um segundo satélite permite reduzir a incerteza a um círculo (intersecção de duas esferas). O terceiro satélite utilizado intersecta o círculo anterior em dois pontos. O quarto satélite é finalmente utilizado como auxiliar. Envia ao receptor um quarto sinal que o auxilia a determinar o tempo preciso em que ocorrem as emissões. Deste modo um sistema de posicionamento global pode averiguar, de forma segura, a posição absoluta de um dado utilizador.

Funcionamento DISTÂNCIA Sabe-se que a distância é calculada como Velocidade x Tempo. A distância aos satélites é calculada através do tempo de propagação. O satélite e o receptor geram pseudo-códigos (próprios a cada satélite) ao mesmo tempo. Sincronizando esses códigos pseudo-aleatórios, o atraso na recepção pode ser calculado. Esse atraso multiplicado pela velocidade de propagação dá a distância à qual se encontra o receptor do satélite.

Funcionamento RELÓGIO A indicação temporal necessária ao funcionamento do sistema requer, entre satélites e receptores a sincronização e a localização dos satélites, através do sistema de coordenadas. Nos satélites se utilizam relógios atômicos. Todos os satélites estão sincronizados e enviam os seus códigos em momentos específicos, então as unidades em Terra sincronizam os seus tempos por estes satélites.

Funcionamento POSICIONAMENTO A precisão da localização depende do número de satélites que o receptor do GPS está detectando. Deste modo para calcular com precisão a posição do utilizador, basta receber em boas condições o sinal de apenas quatro destes satélites. Com pelo menos 3 satélites na visão do receptor do sinal, isto é, na linha de vista, pode se calcular a latitude e a longitude. Se estiverem 4 satélites na visão do receptor então pode calcular-se também a altitude. Em média, 8 satélites estão continuamente na linha de visão em todas as posições do planeta. Quanto mais satélites existirem à vista, mais preciso é o cálculo da posição.

Funcionamento POSICIONAMENTO Os sinais de rádio dos satélites conseguem passar através das nuvens, vidro, plástico e outros materiais mais leves, mas em certos ambientes e condições estruturais podem prejudicar a precisão do sinal do satélite. O sinal não irá funcionar debaixo da terra ou em sítios fechados. O AGPS (assisted GPS) ajuda a resolver este problema hoje. Determinando qual torre o dispositivo móvel está usando, pode-se dar uma aproximação da posição em que se encontra o utilizador.

Funcionamento COORDENADAS Latitude = Graus medidos em direção Norte a partir do equador; Longitude = Graus medidos a partir do meridiano de Greenwich, Este ou Oeste; Altitude = Distância acima do nível médio da água do mar.

FUNCIONAMENTO Erros Relógio de satélite: o tempo não é preciso a bordo dos satélites. No entanto, dado que não é possível integrar um relógio atômico no receptor, o relógio deste é responsável pela introdução de uma imprecisão bastante superior à do satélite. Erros de órbita: conhecidos como erros de “ephemeris”, representam imprecisões na localização divulgada pelo satélite. Atrasos na Troposfera e Ionosfera: erros devido ao atraso do sinal ao atravessar as camadas da atmosfera terrestre. Multipercursos: erros devido à recepção de mais que um sinal proveniente da mesma fonte. Não pode ser facilmente quantificado, pois depende da zona onde se efetua a recepção (se em campo aberto, se em área urbana)

Funcionamento O sistema de satélite é suportado por várias estações terrestres que monitorizam os dados enviados pelos satélites e transmitem os dados corrigidos de volta aos satélites. À medida que os satélites andam à volta da Terra eles enviam dois sinais de rádio diferentes designados como L1 e L2. L1, por exemplo, destina-se a uso civil e transmite os dados que podem ser lidos por civis de forma a determinar a sua localização.

Funcionalidade do GPS A principal função do GPS é a navegação O aparelho disponibiliza várias informações, tais como: Waypoints: são coordenadas que representam lugares específicos, como cidades, praças, pontes, cruzamentos, etc. Trilhas: é uma seqüência de coordenadas que registram um caminho percorrido pelo utilizador; Rotas é uma seqüência de waypoints que formam um percurso planejado de viagem;

Funcionalidade do GPS Go to: indica um ponto de destino e ele fornece a direção a ser seguida para se chegar a esse ponto; Track Back: voltar ao ponto de origem seguindo a trilha inicial ou pedindo ao GPS para criar uma rota de retorno, que também levará ao ponto inicial mas economizará alguns contornos. Distância entre dois pontos: esta função permite que o GPS calcule a distância entre quaisquer waypoints que estejam gravados. A capacidade de cada GPS poder ou não executar uma ou outra função, depende da sua marca e modelo.

Vantagens Extremamente preciso; Cobertura mundial por 24h; Qualquer condição de tempo; Sistema estável (órbita elevada); Serviço gratuito.

Desvantagens Requer equipamentos adicionais; Ambientes urbanos comprometem a precisão: - vegetações densas; - vales estreitos.

APLICAÇÃO A crescente introdução do GPS em dispositivos móveis tem o potencial para criar uma nova era para serviços baseados na localização (LBS). São usados tipicamente em áreas urbanas podendo não ter uma visão clara do céu devido aos edifícios e outras estruturas que criaram um obstáculo na manutenção da força do sinal da rede GPS. Através de uma rede de LBS é possível reunir dados de forma a aproximar a posição do utilizador.

APLICAÇÃO Point-to Discover O projeto Point-to-Discover descreve a utilização de GPS para dispositivos móveis, explorando um novo paradigma: em conjunto com modelos 3D de terrenos urbanos, os dispositivos móveis podem atuar como ponteiros virtuais para serviços e informações ligadas a localizações geográficas como edifícios e terrenos. Por exemplo, os utilizadores podem receber informação sobre tráfego urbano, tempo estimado da partida ou comprar bilhetes online simplesmente apontando o dispositivo móvel para um local de vendas.

APLICAÇÃO Point-to Discover Ao usar a detecção através da posição e da orientação, o dispositivo móvel funciona como um apontador no modelo virtual 3D do mundo real

APLICAÇÃO WIKITUDE Wikitude apresenta ao utilizador informação sobre o que o rodeia, como o nome de terrenos, e outros pontos de interesse sobrepondo a informação à imagem captada em tempo-real pela câmara do dispositivo. Este projeto é aplicado na navegação tridimensional juntando informação de pontos de interesse sobre a imagem capturada.

APLICAÇÃO MoViSys O sistema MoViSys permite a visualização de informação geo-referenciada organizada por categorias (por exemplo, Hotel, Restaurante, Área de Serviço) cada uma delas com múltiplos atributos (para a categoria Restaurante: Preço, Tipo, Classificação, entre outros) em dispositivos móveis. Os pontos de interesse são representados por ícones sobrepostos a um mapa. Neste sistema a interface de pesquisa é construída dinamicamente

Utilidades do GPS Algumas bastante comuns como: Veículos de emergência; Veículos de entrega de mercadoria; Serviços para empresas “controlarem ” trabalhadores (táxis); Automóveis pessoais; Aviação geral e comercial e também na navegação marítima; Uso militar; No Telemóvel Para levantamento topográfico

Futuro do GPS O GPS constitui um vasto serviço de utilidades, no entanto há quem afirme já que se irá tornar tão básico como o telefone; Poderá ser o produto substituto dos telemóveis e PDA´s. A competitividade entre as marcas passará pela distinção,polivalência e inovação dos seus produtos; O reconhecimento da voz sem gravação é a última novidade ( rua, lote....)