Giovanni Portolani Baldan 9282033 Guilherme Ferreira de Lima 9005609 Michel Sebastião Rodrigues 9282082 Patrik Donizetti Rodrigues da Silva 9282116.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução dos Exercícios
Advertisements

5ª AULA – Taxa Nominal de Juros e Taxa Efetiva de Juros Prof. Rogério
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
Precificação de ativos
APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES
Juros.
Matemática – Aula Descontos Simples Exemplos
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Prof. Elisson de Andrade
Diagrama de Investimentos
Matemática Financeira
DESCONTOS SIMPLES MATEMÁTICA
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
1 Conhecendo os Investimentos dos recursos financeiros da CELPOS.
Análise de Investimentos
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
COMPOSIÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA E O PROBLEMA DO FINANCIAMENTO
Equivalência de Taxa de Juros
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Arno Hugo Augustin Filho Secretário do Tesouro Nacional Brasília, 03 de julho de 2007 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de Metas – 1 o Quadrimestre.
Matemática Financeira
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
DESCONTOS SIMPLES.

Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 1ª aula ARECA05 –23/04/14.
Valor do Dinheiro no Tempo
QUAL O RISCO DA RENDA FIXA?
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Ambiente Financeiro Brasileiro
AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)
TESOURO DIRETO Componentes: Gleidson Eduardo Leite Velten
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Brasília, Outubro de 2008 Ministério da Fazenda. Princípios da Gestão da Dívida Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera.
MERCADO FINANCEIRO Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Alexandre Assaf Neto-Mercado Financeiro- Atlas- 5 edição. (2) HORIZONTE DE INVESTIMENTOS.
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Factoring – Financiamento de Curto Prazo – Capital de Giro
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Matemática Financeira
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Matemática Financeira
Matemática Financeira
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
A ULA 3 DE MERCADO DE CAPITAIS : O S M ERCADOS F INANCEIROS Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Renda Fixa e Matemática Financeira
Conceitos Financeiros
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
Mercado Financeiro 1/20 Aula 3 Políticas Econômicas Parte II ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Rentabilidade de Títulos Públicos GRUPO Priscila Zitelli Leidiane Sardinha Dyana Anselmo.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Poupança, Investimento e o Sistema Financeiro. Mercados Financeiros Mercado que permite que a poupança de um indivíduo torne-se o investimento de outro.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Transcrição da apresentação:

Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva

Letras Financeiras do Tesouro (LFT). Letras do Tesouro Nacional (LTN). Notas do Tesouro Nacional (NTN). Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B). Nota do Tesouro Nacional série C (NTN-C). Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F).

 É um título público de emissão do tesouro nacional.  Pós-fixado, (rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento).  Sem pagamento de cupons.  Rentabilidade segue a variação da taxa SELIC. .

 Sua remuneração é dada pela variação da taxa SELIC diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.  Fluxo simples (uma aplicação e um resgate).  Pagamento do principal e da parcela de juros é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título.

 Para calcular quanto irá receber, o investidor deve apenas verificar qual o Valor Nominal Atualizado do título na data de vencimento, já que, o Valor Nominal do título é atualizado de acordo com a variação diária do índice Selic. Essa informação está disponível no site do Banco Central.

Fluxo de pagamentos da LFT. Para calcular a rentabilidade bruta efetiva da aplicação.

 Por ser um título pós-fixado, o preço da LFT costuma ter pouca variação diária, evitando perdas no caso de venda antecipada.  A variação da taxa Selic (diária) será pequena porém constante.  Por isso a LFT é indicada para o investidor conservador, que prefere receber pouco porém com baixo risco.  Indicada também para os iniciantes da plataforma do tesouro direto.

 Considerada um título defensivo, que pode ser utilizado em períodos de alta variabilidade no mercado, quando são percebidas amplas variações da curva de juros.

 Também um título de emissão do tesouro nacional.  Com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra.  Título pré-fixado, seu prazo é definido no momento de sua emissão.

 O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento, porque o título é pré- fixado.  Maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto.  Negociadas com deságio (desconto), pagando o investidor um valor menor a seu valor de face.  Pagamento do principal e dos juros realizado em uma unica parcela, na data de vencimento do título.  Tem fluxo simples: uma aplicação e um resgate.

 Suponha a compra :19/12/2006 (liquidação  em 20/12/2006).  Quantidade adquirida: 1,0 título.  Preço do título na data da compra: R$ 788,11.  Data de vencimento: 01/01/2009.  Dias úteis entre a data da liquidação (inclusive) e a data de vencimento (exclusive): 511.

 Para calcular a rentabilidade bruta da aplicação, basta usar a seguinte fórmula, válida para todos os títulos que não fazem pagamento de cupom de juros:

 A LTN é indicada para o investidor que acredita que a taxa de juros pré-fixada será maior que a taxa básica de juros ( Selic ) ou que a taxa de inflação ( IGP-M ou IPCA ) naquele mesmo prazo do título.  É indicado para quem não necessita complementar sua renda desde já.

 Títulos cuja sua rentabilidade é vinculada a variação do IPCA acrescidas dos juros definidos no momento da compra.  Título pós-fixado (rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento).

 O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.

 São indicadas para o investidor que deseja obter uma rentabilidade pós-fixada periódica indexada à variação do principal indicador inflacionário do Brasil (IPCA).  Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais).  Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA  Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros.

 Características semelhante as NTN-B.  O pagamento do principal e dos juros é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título.  Fluxo simples: uma aplicação e um resgate.

 Fluxo de pagamento simples, investidor faz a aplicação e resgata o valor de face na data de vencimento do título.

 São indicadas para o investidor que deseja obter uma rentabilidade pós-fixada indexada à variação do principal indicador inflacionário do Brasil (IPCA).  Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa própria, etc.  Traz mais conforto ao investidor, pois suprime a preocupação e o trabalho necessários ao reinvestimento, e reduz o custo de transação.

 Títulos com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra.  Título pós-fixado.

 O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.

 Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais).  Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IGP-M.  Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros.

 Títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra.  Título pré-fixado, o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento.

 O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.

 Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos a cada seis meses (cupons de juros) a uma taxa de juros pré- definida antes do vencimento do título.  Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.

 Imposto de renda.  Imposto sobre operações financeiras.  Taxa de custódia.  Taxa de administração.

 alculadora/calculadora.aspxb alculadora/calculadora.aspxb

  ad/metodologia/lft.pdf  ad/metodologia/ltn.pdf  ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro.   Relatório Anual da Dívida Pública. Disponível em: 80/269444/RAD_2014_port.pdf/b1d f54- 4aff-877d-df59190b9d10