Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Organização Curricular da Escola
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Não há docência sem discência
Projeto da Escola Mario Quintana
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
O desafio de ensinar matemática
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Mediação da Aprendizagem
Educação no contexto do Trabalho
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
Desenvolver Por uma Nova Escola.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Metodologia: Piaget e Vygotsky
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Natasha Uhlmann Carlevaro
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Clicar Nosso adorável Nosso adorável PLANETA está passando por transformação radical... parece ser a mais acelerada... a mais complexa... a mais imprevisível...
A relação Professor/ Aluno
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
RAIMUNDA NONATA DA SILVA ABUQUERQUE A PRÁTICA AVALIATIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO São Luis - MA.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FRONTEIRA PEIF “O que mata um jardim não é mesmo alguma ausência, nem o abandono... O que mata um jardim é esse olhar.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
Os quatro pilares da educação.
POWERPOINT DE HOMENAGEM AOS PAIS
Psicologia da Educação
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Construindo a cultura educacional inclusiva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.
Encontro Pedagógico 2015 Metodologias Ativas: Os Desafios na Sala de Aula Prof. Denys Sales 1.
Aula de Ciências O Sistema Solar.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1.
Transcrição da apresentação:

Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1

2 The Wall - Waters / Gilmour (Pink Floyd)

O quê se conhece? Só 5% do universo estão na forma de estrelas, planetas, gases interestelares, poeira, partículas elementares( neutrinos), corpos celestes( buracos negros, por exemplo), ou seja na forma de matéria que podemos identificar. O restante encontra-se na forma de matéria escura, cuja natureza ainda desconhecemos. Física para o Brasil: pensando o futuro, SBF, 2005 PARTE I - 3

Conhecer, que é sempre um processo, supõe uma situação dialógica. Não há, estritamente falando, um ‘eu penso’, mas um ‘nós pensamos’. Paulo Freire PARTE I - 4

Não pode haver docência sem discência. Paulo Freire PARTE I - 5

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. Guimarães Rosa PARTE I - 6

INSIGNARE = ENSINO = CONSTRUIR SENTIDO PARTE I - 7

O desafio nosso é a sedução, o que os jovens querem saber não coincide com o que devem aprender imposto por nós. Moacir Gadotti PARTE I - 8

Somos educadores do século XX, ensinando conteúdos do século XIX, a alunos do século XXI. José Carlos Libâneo PARTE I - 9

Temos que educar o conhecimento e os sentimentos. ‘Sinto, logo existo’ em contraposição ao ‘Penso, logo existo, que é uma concepção cartesiana. Devemos ser tudo, menos indiferentes. Moacir Gadotti PARTE I - 10

O contrário do amor é a indiferença. Celso Vasconcelos PARTE I - 11

AMOR = EROS + FILIA + ÁGAPE PARTE I - 12

O abandono não mata o jardim, mas sim a indiferença de quem por ele passa. Mário Quintana PARTE I - 13

É preciso ter amorosidade em sala de aula. Paulo Freire PARTE I - 14

Não ensinamos o que sabemos, mas o que somos, junto com o que somos vai um pouco do que sabemos. Luiz Schettini Filho PARTE I - 15

Quanto mais me aprofundo nas ciências mais me aproximo de Deus. Albert Einstein PARTE I - 16

–Foco no aluno –Uma nova “ecologia cognitiva”(Pierre Lèvy) Trabalhar em grupo Sujeito coletivo Fazer uso de tecnologias da informação Ambientes de aprendizagem Informatizados 17 Um modelo centrado na aprendizagem e no Aluno

O grande desafio para professores e técnicos em educação do século XXI é tornar o ambiente de aprendizagem mais agradável, menos aborrecido e verdadeiramente um espaço de produção do conhecimento. 18 Uma Nova Sala de Aula

É necessário que os professores assumam a postura de “[...] arquitetos cognitivos, dinamizadores da inteligência coletiva [...]” 19 A. C. RAMAL

Só pessoas livres, autônomas – ou em processo de libertação – podem educar para a liberdade, podem educar para a autonomia, podem transformar a sociedade. [...] O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas em nossas mentes. 20 J. M. Moran

Muito Obrigado!