Indução e a dedução | 1 A INDUÇÃO e a DEDUÇÃO são formas opostas de raciocínio. INDUÇÃO: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão.

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Transcrição da apresentação:

Indução e a dedução | 1 A INDUÇÃO e a DEDUÇÃO são formas opostas de raciocínio. INDUÇÃO: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão geral (vai de uma parte ao todo). Do mundo empírico ao mundo teórico. DEDUÇÃO: raciocínio que parte do geral para o particular (vai do todo a uma parte). Do mundo teórico ao mundo empírico.

Dedução Em linha geral, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Toda a informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. Parte do geral para o específico. Indução Em linha geral, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. A conclusão encerra informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas. Parte do específico para o geral. Indução e a dedução | 2

Em resumo a indução faz a generalização, isto é, cria proposições universais a partir de proposições particulares. A dedução parte do geral para o particular, enquanto que a indução parte do particular para o geral. Exemplificando, com a explicação sobre um carro: - Dedutivamente: começamos com o carro todo e o vamos desmontando, sistema por sistema, peça por peça. - Indutivamente: pegamos todas peças e vamos montando o carro, sistema por sistema e por fim, juntamos os sistemas e formamos o carro. Mas as ciências sociais não trabalham com carros. Indução e a dedução | 3

Dedução é partir do geral para o particular. Por exemplo quando fala-se da lei da gravidade, etc. estas devem ser aplicadas a todos os casos. Tipo: 1. Todos os filósofos são chatos. 2. Kant é filósofo. 3. Kant é chato. Indução e a dedução | 4

Indução é o contrário: ir do particular para o universal. Isso ocorre quando vemos algo ocorrer varias vezes e imaginamos que deve haver uma regra para isso. Exemplo 1: Enfiar o dedo uma vez na tomada dá choque Enfiar o de novo na tomada também dá choque. Sempre que eu enfiar o dedo na tomada dá choque. Exemplo 2: A galinha tem bico é uma ave. O faisão tem bico e é uma ave. O avestruz tem bico e é uma ave. Portanto todos os seres com bico são aves. Indução e a dedução | 5

A «sociologia econômica» de Bourdieu | 1 A sociologia é indutiva ou dedutiva? Bourdieu afirma, no quadro de mais uma crítica à ciência econômica, que «o cálculo estritamente utilitarista não pode dar conta completamente de práticas que permanecem imersas no não-econômico». Nesse sentido, a ciência econômica, tal como é praticada, não é legítima e deve ser substituída por uma «sociologia econômica»: [...] a imersão da economia no social é tal que, por legítimas que sejam as abstrações realizadas para as necessidades da análise, é preciso ter claro que o verdadeiro objeto de uma verdadeira economia das práticas não é outra coisa, em última análise, senão a economia das condições de produção e de reprodução dos agentes e das instituições de produção e de reprodução econômica, cultural e social, isto é, o próprio objeto da sociologia na sua definição mais completa e mais geral (2000, pp ). BOURDIE, Pierre (2000), Les structures sociales de l'économie. Paris, Seuil.

Num dos primeiros textos em que tentou sistematizar suas reflexões a respeito das modalidades e dos condicionantes da ação social, ele afirmava que convém [...] abandonar a dicotomia do econômico e do não- econômico que proíbe apreender a ciência das práticas ‘econômicas’ como caso particular de uma ciência capaz de tratar todas as práticas [...] (Bourdieu, 1980, p. 209). A «sociologia econômica» de Bourdieu | 2 BOURDIEU, Pierre (1980), Le sens pratique. Paris, Minuit.

O mercado como um «mito inteligente» Bourdieu caracteriza o mercado como um “mito inteligente” e sublinha que, como já foi notado frequentemente, «a noção de mercado quase nunca é definida, e menos ainda discutida» (2005, p. 20). Mas reconhece que essa ausência não é tão ilógica, devido à abstração progressiva da noção de mercado no decorrer da revolução marginalista: «Na verdade, essa acusação ritual não faz muito sentido, na medida em que, com a revolução marginalista, o mercado cessa de ser algo concreto para se tornar um conceito abstrato sem referência empírica» (Idem, p. 20). Rompendo com essa tradição, e no quadro da orientação atual da sociologia contemporânea, Bourdieu define o mercado como uma «construção social» (2005, p. 40): é o lugar de encontro entre a demanda e a oferta, ambas socialmente construídas. Bourdieu, Pierre (2005), O campo econômico. Política & Sociedade, 6: (tradução de "Le champ économique". Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 119: 48-66, 1997). Link:

«Propensões – ao trabalho, à poupança, ao investimento, etc. – não são exógenas, isto é, dependentes de uma natureza humana universal, mas endógenas e dependentes de uma história, que é aquela mesma do cosmo econômico onde elas são exigidas e recompensadas». O mercado como «construção social» Bourdieu, Pierre (2005, P. 17), "O campo econômico". Política & Sociedade, 6: (tradução de "Le champ économique". Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 119: 48-66, 1997).

Economia neoclássica e Sociologia econômica Economia neoclássicaSociologia econômica Concepção da economia Alocação de recursos escassos Ação econômica «embedded» na ação social Ação econômicaAtomismo e utilitarismo Ação econômica como ação social Regras Mercado em concorrência Mercado. Instituições políticas e sociais Métodos de pesquisa e análise Teorias a elevada generalização (formalização) Dedução Generalizações limitadas. Pesquisas comparativas. Análises históricas e empíricas. Menor formalização. Indução (?)

Mercado do trabalho | Teoria do mercado Oferta de trabalho (trabalhador) Demanda de trabalho (empresa)

Mark Granovetter recolhe dados sobre uma amostra de 282 trabalhadores profissionais, técnicos e gestores em um subúrbio de Boston que recentemente mudaram de emprego. Que canal que pode ser usado para “tomar consciência” da nova ocasião de emprego? Geralmente, a informação é adquirida acidentalmente durante encontros aleatórios e com pessoas (contatos) que espontaneamente oferecem um emprego: 56 por cento dos entrevistados estão cientes das oportunidades de emprego através de contatos pessoais e informais. O percentual aumenta significativamente quando a única informação considerados como relacionados com a empregos bem pagos. Granovetter, M. (1974), Getting a Job, Cambridge, Harvard University Press. Sociologia do mercado do trabalho | Mark Granovetter |1

A « força dos laços fracos » Edward A amiga de Edward A irmã da amiga de Edward O namorado da irmã da amiga de Edward A empresa onde trabalha o namorado da irmã da amiga de Edward Como procurar um trabalho | De “Edward” até a “empresa” Granovetter, M. (1974), Getting a Job, Cambridge, Harvard University Press. Edward encontra o trabalho Sociologia do mercado do trabalho | Mark Granovetter |2

A rede a « laços fortes » é muito mais densa daquela a « laços fracos » («Ego’s weak Ties»); mas os « laços fracos » – as cadeias longas que favorecem o fluxo da comunicação – permitem alcançar informações estratégicas. Granovetter, M. (1974), Getting a Job, Cambridge, Harvard University Press. Sociologia do mercado do trabalho | Mark Granovetter |3

Como é que você chegou a saber da vaga de emprego? 1. amigos 2. parentes 3. Amigos dos amigos 4. Pessoas que não conheço bem 5. Pessoas que encontrei por acaso. 6. Revistas, jornais 7. Outros Granovetter, M. (1974), Getting a Job, Cambridge, Harvard University Press. Laços fortes Laços fracos Sociologia do mercado do trabalho | Mark Granovetter |4

Como é que você chegou a saber da vaga de emprego?.... amigos.... parentes.... Amigos dos amigos.... Pessoas que não conheço bem.... Pessoas que encontrei por acaso.... Revistas, jornais.... O mercado do trabalho... em São Borja Laços fortes Laços fracos Conceitos de primeiro nível Conceitos de segundo nível Exercício 1. Construir uma variável a partir de uma pergunta de um questionário para investigar as diferentes maneiras de encontrar um trabalho. [Respeitar as regras de uma classificação] 2. A partir desta variável, construir uma tipologia de “laços fracos-laços fortes” como em Granovetter [Considerar também os trabalhos encontrados fora dos laços]

Robert Putnam Putnam define o « capital social » de acordo com: «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. «Capital social» | Dedução ou indução?

BourdieuPutnam «o capital social é a soma dos recursos reais ou potenciais potenciais que estão ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de mútuo conhecimento e reconhecimento» «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». «Capital social» | Diferenças entre Putnam e Bourdieu

Conforme Putnam, o capital social gera um efeito final acumulativo no desenvolvimento econômico e na eficácia das instituições locais. Aquelas comunidades sociais que são caracterizadas por abundantes reservas de «capital social» são mais eficientes e justas. O capital social de Putnam | 1 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press.

Na nossa definição de capital social, «social» refere-se à associação, ou seja, o capital pertence a uma coletividade ou a uma comunidade; ele é compartilhado e não pertence a indivíduos (social de «sócio», parceiro). O capital social não se gasta com o uso; ao contrário, o uso do capital social o faz crescer. Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. O capital social de Putnam | 2

Nesse sentido, a noção de « capital social » indica que os recursos são compartilhados no nível de um grupo e sociedade, além dos níveis do indivíduo e da família. Isso não implica que todos aqueles que compartilham determinado recurso de capital social se relacionem enquanto amigos; significa, no entanto, que o « capital social » existe e cresce a partir de relações de confiança e cooperação e não de relações baseadas no antagonismo. O capital social de Putnam | 3

Capital social é «capital» porque, para utilizar a linguagem dos economistas, ele se acumula, ele pode produzir benefícios, ele tem estoques e uma série de valores. O capital social refere-se a recursos que são acumulados e que podem ser utilizados e mantidos para uso futuro. O capital social de Putnam | 4

Putnam desenvolve diferentes medidas do conceito de «capital social»: 1. a fração de pessoas que tinham servido em uma organização local de voluntariado; 2. os afiliados a uma organização local de voluntariado; 3. o número de reuniões destas associações; 4. o número de reuniões públicas assistidas por cada pessoa; 5. as horas passadas em casa de amigos; 6. a participação eleitoral. 7. [...] Por razões de simplicidade, essas medidas são combinadas em uma única medida (index de capital social). Indicadores do capital social | 1 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

Putnam desenvolve diferentes medidas do conceito de «capital social»: 1. a fração de pessoas que tinham servido em uma organização local de voluntariado; 2. os afiliados a uma organização local de voluntariado; 3. o número de reuniões destas associações; 4. o número de reuniões públicas assistidas por cada pessoa; 5. as horas passadas em casa de amigos; 6. a participação eleitoral. 7. [...] Por razões de simplicidade, essas medidas são combinadas em uma única medida (index de capital social). Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EUA | 1

«Bowling Alone» Conforme Putnam, ao aumentar o número de jogadores de bowling, diminuem os afiliados nas associações de bowling (indicador de capital social). De forma geral, observa-se então uma tendência rumo ao individualismo. Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EUA | 2

O capital social nos EUA | 3 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. Valor médio de afiliados (%)

O capital social nos EUA | 4 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 5 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 6 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 7 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

Teoria das janelas quebradas Indução ou dedução? A Universidade de Stanford (1969), realizou uma interessante experiência de psicologia social. Deixou dois carros idênticos, da mesma marca, modelo e cor, abandonados na rua. Um no Bronx, zona pobre e conflituosa de Nova York e o outro em Palo Alto, zona rica e tranquila da Califórnia. Dois carros idênticos abandonados, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local. Resultado: o carro abandonado no Bronx começou a ser vandalizado em poucas horas. As rodas foram roubadas, depois o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram. Contrariamente, o carro abandonado em Palo Alto manteve-se intacto.

A experiência não terminou aí. Quando o carro abandonado no Bronx já estava desfeito e o de Palo Alto estava há uma semana impecável, os pesquisadores quebraram um vidro do automóvel de Palo Alto. Resultado: logo a seguir foi desencadeado o mesmo processo ocorrido no Bronx. Roubo, violência e vandalismo reduziram o veículo à mesma situação daquele deixado no bairro pobre. Por que o vidro quebrado na viatura abandonada num bairro supostamente seguro foi capaz de desencadear todo um processo delituoso? Evidentemente, não foi devido à pobreza. Trata-se de algo que tem a ver com a psicologia humana e com as relações sociais. Teoria das janelas quebradas Indução ou dedução?

Um vidro quebrado numa viatura abandonada transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Faz quebrar os códigos de convivência, faz supor que a lei encontra-se ausente, que naquele lugar não existem normas ou regras. Um vidro quebrado induz ao “vale-tudo”. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração, e esse fato parece não importar a ninguém, isso fatalmente será fator de geração de delitos. Teoria das janelas quebradas Indução ou dedução?

A pesquisa de Robert Putnam representa um caso de indução ou de dedução? A pesquisa de Granovetter, representa um caso de indução ou de dedução? A teoria das janelas quebradas representa um caso de dedução ou indução? Os experimentos de Stanley Milgram, um caso de dedução ou indução?