Revisão – Parnasianismo e A Hora da Estrela Questões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
Advertisements

A Hora da Estrela Clarice Lispector ( ).
PARNASIANISMO.
Texto figurativo Texto temático
Literatura Brasileira
Você foi escolhido!.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Macunaíma? – Ai, que preguiça....
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
Clarice Lispector.  Clarice Lispector faz parte do Modernismo brasileiro, que começou com a conhecida Semana de Arte Moderna em  Clarice Lispector.
Há sempre aqueles presentes de última hora, não por esquecimento, mas por dúvida ou falta de tempo. As chuvas desse final de ano atrapalharam. Sábado.
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Gombrich, 1975 E.H. GOMBRICH ARTE E ILUSÃO: um estudo da psicologia da representação pictórica.
SEMANA DA LEITURA Escola Padre Francisco Soares Março de 2009.
Parnasianismo Turma: ADM3AM Prof. Chico Arruda.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
L.E – Questões:  Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Reunião com Orientadores Pedagógicos
PARNASIANISMO LITERATURA.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Teoria Geral de Sistemas
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Diagramas de Sequência e Comunicação
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Coesão × Coerência Aula 02. O que é texto? O Entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. O Unidade de linguagem.
Conceito e representação gráfica
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.

ORIGEM E DESTINO A inocência da nossa infância descansa numa profunda falta de conhecimento, sobretudo de nós mesmos. “Quem somos” é uma resposta que só.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Onde Deus Quer que Eu Esteja. Eu ouvi a história de um trabalhador que nunca conhecerei, mas sei que Deus queria que eu a escutasse.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
TEXTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE Construção do perfil dos interlocutores.
As Vantagens de Ser Invisível
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Transcrição da apresentação:

Revisão – Parnasianismo e A Hora da Estrela Questões

01.A obra A hora da estrela, de Clarice Lispector marca-se pela depuração da arte de escrever e dialoga com todo o universo ficcional da autora. Despontam nela as perplexidades da narrativa moderna. Indique a alternativa que NÃO condiz com esse romance entendido como um todo: (A) A história são as fracas aventuras de uma moça alagoana, “numa cidade toda feita contra ela”, o Rio de Janeiro. (B) A estrela que dá título à obra é a estrela de cinema e só aparece mesmo na hora da morte. (C) A narrativa constrói-se da alternância entre as reflexões do narrador que parece narrar a si mesmo e os fatos apresentados que dão o retrato da protagonista. (D) O espaço da ação é o social-urbano, mas restrito à “Rua do Acre para morar” e à “Rua do Lavradio para trabalhar”. (E) Macabéa, personagem do romance, tem a coragem e o heroísmo dos fortes e se torna, na vida, a grande estrela com que sempre sonhou.

"Será que eu enriqueceria este relato se usasse alguns difíceis termos técnicos? Mas aíque está: esta história não tem nenhuma técnica, nem de estilo, ela é ao deus-dará. Eu que também não mancharia por nada deste mundo com palavras brilhantes e falsas uma vida parcacomo a da datilógrafa." (Clarice Lispector, A Hora da Estrela) 02. Em A Hora da Estrela, o narrador questiona-se quanto ao modo e, até, à possibilidade de narrar a história. De acordo com o trecho acima, isso deriva do fato de ser ele um narrador: (A) Autocrítico que percebe a inadequação de um estilo sofisticado para narrar a vida popular. (B) Iniciante, que não domina as técnicas necessárias ao relato literário. (C) Pós-moderno, para quem as preocupações de estilo são ultrapassadas. (D) Impessoal, que aspira a um grau de objetividade máxima no relato. (E) Objetividade, que se preocupa apenas com a precisão técnica do relato.

03. A partir desse relacionamento entre o "autor" e sua personagem, o leitor verá como o autor a trata. Esses (mal)tratos serão importantes para o fim da obra, em que ela morrerá atropelada? Possivelmente a, Macabéa possui um final trágico de propósito a sua hora da estrela será a morte, então o narrador procura de todas as formas estabelecer uma relação mais realista, em que a personagem se torna anônima e miserável. 4. Por que Rodrigo finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento? Apesar do distanciamento o único que não queria a morte de Macabéa e ainda lamenta é Rodrigo S. M.

05. As relações que Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho, "loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano, que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana) que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles? Todos os personagens de uma forma ou de outra usam Macabéa, frágil, ingênua ela acaba sendo manipulada e ao mesmo tempo massacrada 06. O atropelamento é a grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento chegou antes da cliente da cartomante? O destino de Macabéa já estava traçado. A Cartomante erra e indica o destino da heroína para a moça que entra antes, há uma troca de destino.

07. Se fechamos o livro após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura? A nordestina que sai de sua terra natal, Alagoas, para ser engolida pela cidade grande, Rio de Janeiro e ter uma vida miserável, mas cheia de ilusões. 08.Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo: a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza; b) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos; c) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo; d) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente. e) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;

09. Não caracteriza a estética parnasiana: a) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente. b) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas. c) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma. d) A obsessão pelo adorno e contenção lírica. e) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos. 10. Cite pelo menos 3 autores parnasianos com suas características especificas. Olavo Bilac – autor que procura confirmar a estética parnasiana com o Poema “profissão de fé”, que trabalha a forma como um ourives. Alberto de Oliveira – o mais parnasiano de todos, segue a risca a estética com princípios franceses. Raimundo Correia – e o parnasiano mais subjetivo, uso como símbolo as pombas.