Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO ESPECIAL (multideficiência)
Advertisements

CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MIRANDELA
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Pederneiras- São Paulo
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Generalidades sobre e-learning
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Medidas educativas para alunos com NEE
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Sistema de Integração e Gestão de
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Campina Grande Outubro 2015
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL Projeto Daisy
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Formação continuada ANO 2015
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Génese Equipa Coordenação do Regime aplicável ao Estudante com Necessidades Educativas (CRENEE ) O Nomeada por DESPACHO N.º 139/PIPB/14 a 10 de Novembro.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Ajudar a garantir o ensino inclusivo aos alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente. Avaliação dos alunos com NEEP para efeitos de utilização das TIC; Acompanhamento e monitorização da intervenção junto dos alunos com NEEP; Prestação de serviços de informação, formação, aconselhamento e documentação à comunidade educativa; Acompanhamento de alunos que se encontrem hospitalizados ou domiciliados que utilizem o sistema de vídeoconferência ligado à escola (Teleaula); Criação de parcerias com instituições e outras entidades que possam enriquecer as dinâmicas do CRTIC e permitir a integração de pessoas com NEEP/incapacidades; Articulação com diversos serviços de saúde e segurança social, autarquias, instituições de ensino especial, instituições de ensino superior e entidades vocacionadas para as NEE’s em geral. 3 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Alvaiázere Ansião Batalha Castanheira de Pêra Figueiró dos Vinhos Leiria Marinha Grande Pedrógão Grande Pombal Porto de Mós Soure 4 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Ajudas Técnicas/Tecnologias de Apoio são "os dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacto permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social" (Decreto- Lei N.º 3/2008, artigo 22.º). 5 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Dispositivos, ajudas técnicas, serviços, práticas que são concebidas e aplicadas para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e portanto com necessidades educativas especiais. 6 CRTIC | Pombal | 2010/2011

Deficiência Visual Deficiência Auditiva Deficiência Mental - Intelectual Deficiência Mental - Emocional Deficiência Mental - Linguagem Autismo Neuromusculoesquelética/Motora Surdo-cegueira Multideficiência 7 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Avaliação de cerca de 115 alunos com Necessidade Educativas Especiais para recomendação de produtos e tecnologias de Apoio. Apoio direto no contexto do CRTIC a cerca de 60 alunos. 8 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Acompanhamento dos alunos avaliados na aquisição e uso das ajudas técnicas recomendadas (junto de pais e educadores). Empréstimo de ajudas técnicas (hardware e software) e outros materiais (livros, CD, brinquedos). Criação de materiais/recursos. Aquisição de ajudas técnicas e recursos diversos. Fornecimento de materiais (fichas, tabelas) e instalação de recursos livres. 9 CRTIC | Pombal | 2011/2012

Colaboração com os diversos intervenientes no processo de educação e inclusão, quer na avaliação de alunos, quer na criação de recursos específicos, quer na implementação das medidas educativas adequadas … Criação e implementação de parcerias (adaptação de livros com símbolos, adaptação de brinquedos, avaliação de alunos, partilha de materiais e experiências, demonstração de produtos). 10 CRTIC | Pombal | 2010/2011

Promoção de ações de informação, formação e sensibilização (promoção de encontros, workshops, seminários e mostras de materiais; criação e divulgação de boletins informativos, redação e publicação de notícias, divulgação de ações e publicações na área das NEE; entre outros). 11 CRTIC | Pombal | 2010/2011

Colaboração na implementação de Programas de Transição para a Vida Ativa e Adulta de alunos com NEE. Acolhimento de Estágios. Articulação com diversos serviços de educação, saúde… 12 CRTIC | Pombal | 2011/2012

13 CRTIC | Pombal | 2010/ CRTIC de Pombal Escola Básica Integrada Gualdim Pais - Página Web – pais.rcts.pt/images/stories/pdf/2010_2011/WebCRTIC/index.html - Disciplina/Página Moodle – CRTIC de Pombal -

CRTIC Pombal EBI Gualdim Pais Rua Pinhal Leitão — Charneca 3100 — 558 Pombal Tel Fax CRTIC | Pombal | 2010/2011

Coordenadora: Elisabete Salgueiro 15 CRTIC | Pombal | 2011/2012