CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO HÁ MUITAS FORMAS DE COMPREENDER A ESCOLA
PEDAGOGIA LIBERAL LIBERALISMO: fundamentos França Inglaterra Rousseau Montesquieu e outros John Locke Revolução Liberal Inglesa Revolução Francesa França Inglaterra
O QUE É LIBERALISMO “Liberal” não tem sentido avançado Doutrina Liberal: - predominância da liberdade dos interesses individuais; - esses interesses são baseados na propriedade privada dos meios de produção - justifica a criação da sociedade de classes
ESCOLA NO LIBERALISMO Tema a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com suas aptidões.
CONCEPÕES E TENDÊNCIAS Libâneo, José Carlos 1. Pedagogia Liberal 1.1 tradicional 1.2 renovada progressivista 1.3 renovada não diretiva 1.4 tecnicista
2. PEDAGOGIA PROGRESSISTA Termo utilizado por Sniders, (Georges) Concepções e tendências que partem de uma análise crítica das realidades sociais .Sustentam as finalidades sócio políticas da educação Educação como instrumento de luta
2 - Concepções e tendências progressistas 2.1 crítico social dos conteúdos 2.2 libertária 2.3 libertadora
Liberal tradicional - acentua o ensino humanístico e a cultura geral - aluno atinge por seu próprio esforço sua plena realização como pessoa - os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno - predomina a palavra do professor, suas regras e o cultivo exclusivamente do intelectual
Liberal renovada progressivista Continua acentuando o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais É conhecida no Brasil como Escola Nova (Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo) Métodos; método de projetos, Decroly, de certa forma Montessori, de certa forma Piaget Ênfase na metodologia e na Psicologia
Liberal renovada não diretiva Orientada para a auto-realização (desenvolvimento pessoal) e para as relações interpessoais Principal teórico: psicólogo norte americano Carl Rogers
Liberal tecnicista Subordina a educação ao mercado de trabalh e à sociedade Tem como função a preparação de recursos humanos A educação “treina” nos alunos o comportamento que se ajusta a metas pré estabelecidas A realidade contém em si suas próprias leis.
PROGRESSISTAS Pedagogia crítico social dos conteúdos Difusão de conteúdos críticos, não abstratos mas associados a realidades sociais. A escola deve servir aos interesses populares A escola deve garantir a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.
Pedagogia libertária Não acredita que a escola transforme pois é Aparelho Ideológico do Estado (Althusser) Constrói com o aluno a auto-gestão O conteúdo é algo que propicie a auto-gestão grupal Principais teóricos: Freinet, de certa forma e Maurício Tratemberg no Brasil
Pedagogia Libertadora Ênfase no humanismo e na política A construção do conhecimento se faz a partir da realidade social/local A educaçao se faz atrvé dos temas geradores Seu principal teórico é Paulo freire