CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Correntes Pedagógicas
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Pensamento Pedagógico Brasileiro
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
e Tendências pedagógicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Perfil do Profissional
História da educação Tendência Liberal renovada
O I L U M N S Professor: Odair.
Profa. Aline Alves de Andrade
e Tendências pedagógicas
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
O que é ensinar história?
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
História nas atuais propostas curriculares
Tendência Progressista Libertadora
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Prof. José Roberto Medina
FACULDADE NOSSA CIDADE
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
As Concepções Pedagógicas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO HÁ MUITAS FORMAS DE COMPREENDER A ESCOLA

PEDAGOGIA LIBERAL LIBERALISMO: fundamentos França Inglaterra Rousseau Montesquieu e outros John Locke Revolução Liberal Inglesa Revolução Francesa França Inglaterra

O QUE É LIBERALISMO “Liberal” não tem sentido avançado Doutrina Liberal: - predominância da liberdade dos interesses individuais; - esses interesses são baseados na propriedade privada dos meios de produção - justifica a criação da sociedade de classes

ESCOLA NO LIBERALISMO Tema a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com suas aptidões.

CONCEPÕES E TENDÊNCIAS Libâneo, José Carlos 1. Pedagogia Liberal 1.1 tradicional 1.2 renovada progressivista 1.3 renovada não diretiva 1.4 tecnicista

2. PEDAGOGIA PROGRESSISTA Termo utilizado por Sniders, (Georges) Concepções e tendências que partem de uma análise crítica das realidades sociais .Sustentam as finalidades sócio políticas da educação Educação como instrumento de luta

2 - Concepções e tendências progressistas 2.1 crítico social dos conteúdos 2.2 libertária 2.3 libertadora

Liberal tradicional - acentua o ensino humanístico e a cultura geral - aluno atinge por seu próprio esforço sua plena realização como pessoa - os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno - predomina a palavra do professor, suas regras e o cultivo exclusivamente do intelectual

Liberal renovada progressivista Continua acentuando o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais É conhecida no Brasil como Escola Nova (Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo) Métodos; método de projetos, Decroly, de certa forma Montessori, de certa forma Piaget Ênfase na metodologia e na Psicologia

Liberal renovada não diretiva Orientada para a auto-realização (desenvolvimento pessoal) e para as relações interpessoais Principal teórico: psicólogo norte americano Carl Rogers

Liberal tecnicista Subordina a educação ao mercado de trabalh e à sociedade Tem como função a preparação de recursos humanos A educação “treina” nos alunos o comportamento que se ajusta a metas pré estabelecidas A realidade contém em si suas próprias leis.

PROGRESSISTAS Pedagogia crítico social dos conteúdos Difusão de conteúdos críticos, não abstratos mas associados a realidades sociais. A escola deve servir aos interesses populares A escola deve garantir a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Pedagogia libertária Não acredita que a escola transforme pois é Aparelho Ideológico do Estado (Althusser) Constrói com o aluno a auto-gestão O conteúdo é algo que propicie a auto-gestão grupal Principais teóricos: Freinet, de certa forma e Maurício Tratemberg no Brasil

Pedagogia Libertadora Ênfase no humanismo e na política A construção do conhecimento se faz a partir da realidade social/local A educaçao se faz atrvé dos temas geradores Seu principal teórico é Paulo freire