A Ciência Geográfica Objetos e Categorias de Estudo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Geografia
Advertisements

Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Fundamentos da Ciência Geográfica Prof.: Marcos Antônio Alves de Araújo.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
 Nomadismos x sedentarização  Primeiras civilizações  Agricultura e pecuária  Geocentrismo x Heliocentrismo  Ptolomeu x Galileu (Copérnico)
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A geografia e o turismo: uma relação recente e necessária
Teoria Geral de Sistemas
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
AULA 2 Construindo as bases teóricas para o Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Oficina Reações Químicas
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

A Ciência Geográfica Objetos e Categorias de Estudo Ciências Geográficas Correntes do Pensamento e os princípios Geográficos

ESPAÇO GEOGRÁFICO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA NATUREZA SOCIEDADE TÉCNICA GEOGRAFIA TEMPO ESPAÇO NATURAL ESPAÇO SOCIAL ESPAÇO GEOGRÁFICO

CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA TERRITÓRIO ESPAÇO LUGAR REGIÃO PAISAGEM

NOVA GEOGRAFIA – TEORÉTICA CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO DETERMINISMO MÉTODO REGIONAL POSSIBILISMO NOVA GEOGRAFIA – TEORÉTICA GEOGRAFIA CRÍTICA PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA ANALOGIA CAUSALIDADE EXTENSÃO CONEXIDADE ATIVIDADE

CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS OBJETOS DE ESTUDO GEOLOGIA ROCHAS GEOMORFOLOGIA RELEVO PEDOLOGIA SOLOS CLIMATOLOGIA CLIMAS METEOROLOGIA TEMPO HIDROLOGIA ÁGUAS FITOGEOGRAFIA VEGETAÇÃO BIOGEOGRAFIA FAUNA E FLORA DEMOGRAFIA POPULAÇÕES CARTOGRAFIA MAPAS E CARTAS

ANALISANDO CONCEITOS

Espaço O espaço constituirá a categoria central para a Geografia. Este tendo sido, por vezes, confundido com o objeto próprio da Geografia. Da mesma forma que as demais categorias analisadas, a concepção de espaço para os geógrafos foi e é concebida diferentemente. Inicialmente, assim como o tempo, o espaço foi concebido à maneira de Kant, como espaço absoluto, espaço receptáculo, espaço continente, lugar de ocorrência do fenômeno geográfico. Adquiriu dimensões específicas, tornou- se demarcável, passível de delimitação, de localização, de forma absoluta. A cartografia de base e a localização absoluta (coordenadas geográficas) foi em parte o suporte desta concepção. (Dirce M.A. Suertegaray)

Espaço geográfico “É um sistema de objetos e um sistema de ações formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.” (Milton Santos)

Física x Geografia Física Mesmo anteriormente à autonomia da Geografia, na introdução de sua obra Cosmos (1862), Humboldt, diferenciava a análise da Terra sob duas formas: a da Física, cujo objetivo seria o estudo dos processos físicos reduzidos a princípios abstratos e a da geografia física, ou o estudo da articulação dos elementos constituintes da configuração do planeta. (Humboldt, 1862, in Mendoza et al, l982).

Sociedade Não obstante, a Geografia, mesmo pensada, por vezes, como estudo da natureza enquanto paisagem natural, portanto algo independente do homem, ao se tornar autônoma propõe uma concepção conjuntiva. Os fundadores da Geografia, a exemplo de Ritter, Ratzel e La Blache, entre outros, propõem ainda que sob formas diferentes, um objeto para a Geografia centrado na relação homem-meio (natureza). Sob esta perspectiva, resgata a Geografia uma outra categoria analítica: a sociedade. Nesta articulação em seus primeiros momentos a Geografia trabalhou mais com o conceito de comunidade do que propriamente com o conceito de sociedade, aqui entendida como expressão da vida humana através das relações sociais temporalmente estabelecidas. (Dirce M.A. Suertegaray)

PAISAGEM Georges Bertrand (1968), ao propor o estudo de Geografia Física Global, pensou a paisagem como "resultado sobre uma certa porção do espaço, da combinação dinâmica e portanto, instável dos elementos físicos, biológicos e antrópicos que interagindo dialeticamente uns sobre os outros fazem da paisagem um conjunto único e indissociável em contínua evolução". . Para Milton Santos, Paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.

TERRITORIO No passado da Geografia, Ratzel (1899), ao tratar do território, vincula-o ao solo, enquanto espaço ocupado por uma determinada sociedade. “A organização de uma sociedade depende estritamente da natureza de seu solo, de sua situação, o conhecimento da natureza física do país, suas vantagens e desvantagens pertence a história política" (Ratzel, 1899 – DETERMINISMO). O conceito de território que norteou na Geografia se vincula mais a idéia de poder sobre um espaço e seus recursos; o poder em escala nacional: o Estado-nação. (Dirce M.A. Suertegaray – MÉTODO REGIONAL)

LUGAR Lugar constitui a dimensão da existência que se manifesta através "de um cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, firmas, instituições–cooperação e conflito são a base da vida em comum"(Milton Santos, 1997).

ESPAÇO TURÍSTICO NO CUMBE, ARACATI-CE FATO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE ESPAÇO TURÍSTICO NO CUMBE, ARACATI-CE

A BRIGA PELOS VENTOS As dunas guardam João Luís Joventino do Nascimento Cumbe - Aracati, junho 2010 Tesouros da nação Seus Sítios Arqueológicos Comprovam a civilização Alugaram logo as casas Que habitou estas áreas. Caro amigo leitor Para primeiro impressionar Primeira da região. Peço um pouco de atenção Com valores bem altos Para ouvir esta história Para ninguém questionar De cortar o coração Que o projeto era bom A briga pelos ventos O governo está feliz Na nossa região. E só queria ajudar Com seu projeto capitalista Coisa boa nunca vi Destruir a natureza Aqui eles chegaram Só tenho que lamentar Para os países neoliberalista Com muita educação Que apagaram com as dunas Sem se preocupar com o povo Prometendo muita coisa Do litoral do Ceará Apenas com ideais elitistas (...) E melhorar a situação Para produzir energia Do povo do Cumbe Que ninguém vai usar E de toda região Ainda tem o discurso O povo acreditou Na sua instalação Em tudo que prometeu É uma energia “LIMPA”! Queria emprego e renda Para nossa região Mais não foi que aconteceu Logo encima das dunas Surgiram vários problemas Protegida pela constituição Cada um do jeito seu.

Princípio geográfico de Extensão Princípio geográfico da Causalidade 01- De que fato geográfico trata o texto? 02- Analise, identifique e retire do texto fragmentos, ou estrofes, que apresentam ideias do: Princípio geográfico de Extensão Princípio geográfico da Causalidade Princípio da Conexidade 03-O texto é apresentado na ótica de qual (is) corrente (s) do pensamento geográfico? Retire do texto fragmentos, ou estrofes, que justifiquem sua resposta. 04- Faça um texto dissertativo de 20 linhas analisando a problemática tratada pelo autor. XXX