Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Decreto 3.179/99.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Lei 9605.
Direito Processual Penal I
Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo. Carlos A. Ristum – Presidente. Agosto de 2009.
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Formulação de Exigências
TRABAHO DIREITO AMBIENTAL
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
Aplicação Direta de Penalidade
Coordenadoria de Defesa do Consumidor
6º Fórum Jurídico da UNIDAS – Painel: O processo administrativo na ANS – Defesas e Recursos Administrativos - Eduardo Marcelo de Lima Sales Diretor.
Resolução Normativa n° 63,
Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Padronização dos Procedimentos JAMIL ABID Sup. de Fisc.
O Processo Administrativo-Sanitário no âmbito Federal
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
Direito Econômico Unidade III Tema: Introdução ao Direito Concorrencial. Professor: José Amando Junior. Aula 02.
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Msc CAMILA ILÁRIO. LEI Nº de 12 de fevereiro de 1998.
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Marli T. Deon Sette 2011.
SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA
Tutela Administrativa e Processo Administrativo Ambiental
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Política Nacional do Meio Ambiente
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
CDC - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 3)
REGIMENTO GERAL DA UFRN Das penas aplicáveis ao corpo discente ORIENTAÇÃO ACADÊMICA TURMA Orientador – Prof. Fred Sizenando.
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
HABEAS CORPUS Art
O papel do IBAMA no SISNAMA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Processo administrativo sancionatário:
Dra Kátia Ranzani (katia. com
Ética Lei 8.906/1994. DA ATIVIDADE DA ADVOCACIA Art. 1º : I- “qualquer” (ADIN ) II- Consultoria, assessoria e direção jurídicas. Presta Serviço.
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Aula 04 FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA AMBIENTAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CULTURAL.
ATOS ADMINISTRATIVOS.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
Principais Aspectos da Regulamentação Federal Lei da Empresa Limpa (Lei nº /2013)
Saneamento do Processo
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Responsabilidade civil ambiental
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
AULA 7 – Lei de crimes ambientais Constituição Federal. Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores,
Laís Palazzo Almada Guilherme Moreira Loures da Costa Coordenadoria de Processos Sancionatórios CPAS/SSM.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
LEI ANTITRUSTE DIREITO CONCORRENCIAL. LEI 8.884/94 – Lei Antitruste I.Finalidade e territorialidade II.Conselho Administrativo de Defesa Econômica III.MP.
IV Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Poder de Polícia e Processo Administrativo Sancionador Gerlena Siqueira Procuradora Federal –
Poderes e deveres do administrador público
Campanha Prevenção ao Consumo de Álcool na Infância e na Adolescência e Campanha Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco Procedimentos administrativos.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados Base legal: Lei de crimes ambientais: 9605/98 Decreto 6514/2008

Crimes v. infrações Os crimes: tipificados na lei (arts 29-69) Infrações: “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”(art 70) Celso Antonio BMello: “ a natureza administrativa de uma infração se reconhece pela sanção e a natureza admins da sanção pela autoridade competente para impor a sanção (autoridade administrativa v. juiz).

Autoridade competente Para lavrar o auto e instaurar o processo administrativo: os funcionários dos orgãos do SISNAMA designados para a atividade de fiscalização, os agentes da capitania dos portos do MMarinha. Os orgãos em questão devem indicar em ato próprio a autoridade administrativa responsável pelo julgamento da defesa Deve ter um nível hierárquico inferior, para caber o recurso.

Processo administrativo Inicia-se com um auto de infração (constatação ou representação de 3ºs). Auto de infração: ato administrativo contendo as informações relativas à situação irregular que dá início ao processo administrativo de apuração de infração. Após a lavratura: necessidade de ciência ao autuado (dec art 96)

Processo Administrativo Auto de infração e Medidas administrativas Pagto com 30% ou defesa Instrução e Julgamento(autoridade julgadora) Recurso esfera superior Recurso CONAMA Sanções

Auto de infração Documento formal. Identificação do autuado, descrição clara e objetiva das infrações administrativas constatadas e indicação dos respectivos dispositivos legais e regulamentares infringidos. E sanções cabíveis. Nulidade v. possível convalidação (art 100§3º para vícios sanáveis.até o enquadramento legal da infração)

Sanções cabíveis Critérios: 1. gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infração e suas consequencias para a saúde pública e MA, 2. antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação ambiental;3. situação econômica do infrator. Após a lavratura: unidade administrativa responsável pela apuração, para autuação do processo.

Sanções cabíveis – Art 3º I - Advertência; II – Multa simples; III – Multa diária IV – Apreensão de animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, assim como instrumentos, equipamentos, petrechos, veículos utlizados; V – destruição ou inutilização do produto VI – suspensão da venda ou fabricação VII – embargo da obra ou atividade e suas respectivas áreas IX- suspensão parcial de atividades X – restritiva de direitos

Defesa Prazo de 20 dias da ciência da autuação. Desconto de 30% sobre o valor da penalidade se pagto da multa no prazo da defesa (art 113 §1º). Formulada por escrito, fundamentada e descrever as provas que pretende produzir, devidamente justificadas (art 115).

Instrução Ônus da prova é do autuado. Mas a autoridade autuadora pode também fazer provas relativas à sua convicção. Autoridade julgadora: pode requisitar provas para sua convicção Após o encerramento da fase de instrução: alegações finais pelo autuado

Decisão (Autoridade julgadora): não se vincula às sanções inicialmente aplicadas pelo agente. Decisão motivada: de ofício ou por requerimento das partes minorar, manter ou majorar seu valor, mantidos os limites legais. Motivação: fatos e fundamentos jurídicos Ciência em 5 dias: pagar a multa ou recurso

Recurso Recebido o recurso a autoridade pode reconsiderar sua decisão ou remetê-la para a instância superior. Art 130: recurso ao CONAMA da decisão da autoridade superior Não tem efeito suspensivo, exceto no caso de multa. Mas pode ser concedido efeito suspensivo.

Medidas administrativas preventivas Já na autuação, o agente pode no uso de seu P. de polícia,impô-las para garantir o resultado prático do processo ou prevenir novas infrações. Ato discricionário, mas precisa ser motivada no seu caráter preventivo do dano ambiental.

Medidas administrativas preventivas 1. apreensão 2. embargo da obra ou atividade 3. suspensão de venda ou fabricação de produto 4. suspensão parcial ou total de atividade 5. destruição ou inutilização dos produtos subprodutos ou instrumentos da infração e 6. demolição

Apreensão A lei de crimes ambientais: artigo 25: “verificada a infração, serão aprrendidos seus produtos e instrumentos lavrando-se os respectivos autos” Aí é ato vinculado. Para as demais, discricionária Se ao final a decisão não mantiver a apreensão:devolução ou indenização.Mas fauna silvestre: não dá para devolver.(5197/67)

Sanções Advertência: infrações de menor potencial ofensivo (em que a multa máxima não ultrapasse R$1000,00). Ás vezes fixa prazo para que o infrator cesse a prática. Não respeitado: multa, independentemente da advertência

Sanções Multa: simples e diária Simples: quando advertido (notificado, não precisa ser a pena de advertência) não tiver sanado irregularidades no prazo assinalado, opuser embaraço à fiscalização dos orgãos do SISNAMA e da capitania dos portos

Sanções Multas diárias: sempre que o cometimento se prolongue no tempo (lançamento de efluentes, emissão de fumaça, não ter reserva legal). Conversão da multa em serviços (reparação daquela degradação ou de outra). Serviços descritos no art 140 do Dec (não pode ser cesta básica).

Outras Sanções Demolição Restritivas de direito: Possibilidade de obtenção de benefícios, como é o caso da participação em linhas de financiamento ou incentivos fiscais Suspensão ou cancelamento de licença, autorização, permissão e proibição de contratar com a administração.