APRESENTAM! Forma de Organização O resultado dos trabalhos de cada um dos subgrupos e as sugestões elencadas neste Relatório Executivo, têm caráter.

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Transcrição da apresentação:

APRESENTAM!

Forma de Organização

O resultado dos trabalhos de cada um dos subgrupos e as sugestões elencadas neste Relatório Executivo, têm caráter meramente indicativo e sugestivo, não refletindo, portando, a opinião da ANTT ou do Ministério dos Transportes, e sim, o ponto de vista dos integrantes do GTTP e do CCTP.

Forma de Organização Grupo de trabalho Trens de Passageiros (GTTP) – formado por servidores da ANTT e Ministério dos Transportes – reúne-se semanalmente

Forma de Organização Conselho Consultivo do Grupo de Trabalho - Formado por entidades que têm interesse no tema – reúne-se a cada (02) meses.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Utilize este slide como base para apresentação, duplique-o quantas vezes for necessário. Aqui você pode adicionar textos e imagens SUBGRUPO 1 - Plataforma de Informações. COORD. ANTT

Missão Subgrupo 1 - Apoio Técnico de Sistema de informação do CCTP, Tem a atribuição de apoio técnico ao GT na criação da Plataforma de Informação de Trens de Passageiros no País, que concentrará todas as informações existentes e a serem criadas sobre o transporte ferroviário de passageiros do Brasil.

Atividades Desenvolvidas O subgrupo - Apoio Técnico de Sistema de informação do CCTP – coordenado pela ANTT – criou um protótipo da Plataforma de Informações Georeferenciadas que estará disponível na web, na qual concentrou diversas informações referentes ao setor de transporte ferroviário de passageiros no Brasil e de toda gestão de conhecimento do GT.

Utilize este slide como base para apresentação, duplique-o quantas vezes for necessário. Aqui você pode adicionar textos e imagens Subgrupo 2- Premissas para uma Política de Transporte Ferroviário de Passageiros. Coord. UFMG

Missão O Subgrupo 2 - Premissas para uma Política de Transporte Ferroviário de Passageiros tem como atribuição elencar premissas que pudessem ser utilizadas na formulação de uma política de transporte ferroviário regional no país.

Atividades Desenvolvidas O subgrupo sugeriu a criação do Sistema Nacional de Mobilidade Regional, Metropolitana e Urbana e a criação de um órgão, empresa ou a adequação de uma empresa já existente, para que seja a entidade promotora e coordenadora da implantação da Política Nacional dos Transportes Regionais, Metropolitanos e Urbanos.

Utilize este slide como base para apresentação, duplique-o quantas vezes for necessário. Aqui você pode adicionar textos e imagens Normas Técnicas COORD. SIMEFRE

Missão Subgrupo 3 - Normas Técnicas para Trens de Passageiros no Brasil. tem a atribuição de elaborar e propor normas pertinentes a Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios para o transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

Atividades Desenvolvidas Por meio do Subgrupo Normas Técnicas para Trens de Passageiros no Brasil. reativou-se a Comissão de Estudos de Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios CE – , que analisou 04 normas em 2013 e estão elencadas 14 normas para serem revistas em

Utilize este slide como base para apresentação, duplique-o quantas vezes for necessário. Aqui você pode adicionar textos e imagens Premissas para uma Política de Transporte Ferroviário de Passageiros O subgrupo 4 - Apoio técnico aos estudos para trechos ferroviários devolvidos. COORD. ANTT e UFMG

Missão Subgrupo 4 - Apoio técnico aos estudos para trechos ferroviários devolvidos. Tem a atribuição de estudar as possibilidades de preservação e criação de transporte ferroviário de passageiros na malha ferroviária existente que venha a ser devolvida pelas concessionárias, mitigando possíveis danos.

Atividades Desenvolvidas 1. No que se refere aos trechos mineiros, Res e incluindo trechos da Vale e MRS, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e arredores foram examinados cerca de km dos quais, aproximadamente 90% poderiam ser aproveitados para o transporte de passageiros e/ou short lines.

Atividades Desenvolvidas 2 -Além disso, foram realizados 58 estudos de pré- viabilidade para os trechos indicados pelo estudo BNDES/COPPE/UFRJ, envolvendo uma demanda estimada de cerca de 500 mil passageiros/dia. Apresentam-se possivelmente viáveis 13% desses trechos e 37% podem ser melhor avaliados. Estes projetos possivelmente viáveis totalizariam em torno de 400 mil passageiros/dia. Disp.

Recomendação O entendimento do Núcleo de Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais, e ressalve-se, de todos os membros do Conselho Consultivo (CCTP) e do Grupo de trabalho Trens de Passageiros, signatários deste relatório,

Recomendação..é que todos os trechos devolvidos pelas concessionárias deverão ser revistos quanto a sua destinação, reestudados, recuperados, remodelados e reutilizados dentro de uma nova ótica operacional, passando novamente a atender o transporte de pessoas e cargas gerais unitizadas, ampliando as opções para a melhoria da mobilidade e da logística urbana e regional.

Indústria Ferroviária Utilize este slide como base para apresentação, duplique-o quantas vezes for necessário. Aqui você pode adicionar textos e imagens Coord. ABIFER

Missão Subgrupo 5 Indústria de Trens de Passageiros, tem a atribuição de elaborar diagnósticos e propor ações que possibilitem incrementar a participação do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, do ponto da vista da Indústria.

Atividades Desenvolvidas Destacou a importância de a indústria contar com interlocução centralizada com o governo federal na discussão dos projetos; A necessidade de definição de uma estrutura política única para estudos e implementação dos projetos de mobilidade no país e, Apresentou sua capacidade produtiva para atender às atuais e futuras demandas ferroviárias do país.

Subgrupo - Comunicação e Sinalização Ferroviária Coord.ANPTrilhos

Missão Subgrupo 6 - tem a finalidade de elaborar e propor normas de comunicação e sinalização para os trens de passageiros no País.

Atividades Desenvolvidas O Subgrupo Sinalização e Comunicação diagnosticou e consolidou as principais tecnologias/aplicativos atualmente utilizados pelas operadoras de trens de passageiros e suas recomendações para uma boa comunicação operador/passageiro, apontando as políticas que poderiam elevar o setor a ofertar um excelente serviço ao usuário.

Trabalhos Consolidados

Complementarmente Existem vinte e dois projetos de trens de passageiros em curso atualmente no País

Complementarmente Cabe ressaltar, que destes estudos, seis projetos de trens de passageiros já estão com os seus estudos de viabilidade concluídos, e que é sugestão do GTTP, que estes sejam projetos pilotos a serem implantados a partir de 2014.

CAXIAS DO SUL – BENTO GONÇALVES. Tipo de obra: Reaproveitamento do trecho existente entre Caxias do Sul e Farroupilha com algumas pequenas modificações de modernização da linha. Desta última cidade até Bento Gonçalves propõe-se um segmento novo de cerca de 15 km.. A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 11% com taxa média de atratividade de 10%. Investimento estimado na obra: R$ Outros investimentos em instalações e sinalização e controle: R$ Material rodante: R$ Fase do Projeto: EVTEA concluído e audiência pública realizada. Valores válidos para 2013

LONDRINA - MARINGÁ Tipo de obra: Reaproveitamento da malha existente com nova linha contígua e paralela, onde possível, à linha existente. 21 novas estações, sem aproveitamento das antigas. Extensão total da linha de cerca de 150 km. A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 13% com taxa média de atratividade de 10%. Investimento estimado: R$ Outros investimentos em instalações e sinalização e controle: R$ Material rodante: R$ Fase do Projeto: EVTEA concluído. Valores válidos para 2013

PELOTAS – RIO GRANDE Tipo de obra: Reaproveitamento da malha existente, com construção de trecho novo para o acesso ao Balneário Cassino e construção de trecho duplicado na circular urbano de Rio Grande e Superporto (36 km). Extensão total da linha projetada: cerca de 100 km A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 12% com taxa média de atratividade de 9%. Investimento estimado em obras: R$ Investimento em controle e sinalização: R$ Outros Investimentos: R$ Material rodante: R$ Fase do Projeto: EVTEA concluído Valores válidos para 2013

CONCEIÇÃO DA FEIRA – SALVADOR- ALAGOINHAS – FEIRA DE SANTANA Tipo de obra: Reutilização da malha ferroviária existente com requalificação da infraestrutura para o transporte de passageiros. Extensão total do trecho linha de cerca de 224 km. Taxa mínima de atratividade = 7,5 % Prazo do empreendimento 25 anos com aquisição do material rodante no 4ºano. Demanda total estimada: passageiros/ dia A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 15 % com taxa média de atratividade de 7,5%. Investimento total estimado: R$ 285,6 milhões (com material rodante) Fase do Projeto: EVTEA concluído. Valores válidos para 2013

CODÓ – TERESINA – ALTOS Tipo de obra: Recuperação da infraestrutura, OAE e OAC. Substituição de lastro na malha existente, melhoria de traçado geométrico. Recuperação de 11 (onze) estações. Extensão total da linha de cerca de 244 km. A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 15% com taxa média de atratividade de 10%. Investimento estimado em Superestrutura: R$ ,00 Investimento estimado em Infraestrutura: R$ ,00 Material rodante: R$ ,00 Fase do Projeto: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA, SOCIAL, AMBIENTAL E JURÍDICO-LEGAL concluído. Valores válidos para 2013

SÃO LUÍS – ITAPECURU MIRIM Tipo de obra: Recuperação da infraestrutura, OAE e OAC. Substituição de lastro na malha existente, melhoria de traçado geométrico. Recuperação de 07 (sete) estações. Extensão total da linha de cerca de 115 km. A análise de Viabilidade Financeira indica uma TIR de 13% com taxa média de atratividade de 10%. Investimento estimado em Superestrutura: R$ ,00 Investimento estimado em Infraestrutura: R$ ,00 Material rodante: R$ ,00 Fase do Projeto: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA, SOCIAL, AMBIENTAL E JURÍDICO-LEGAL concluído. Valores válidos para 2013

Propostas Finais Criar um Grupo de Trabalho Interministerial de Trens de Passageiros (GITP). Este grupo sucederia o GTTP de imediato e seria o responsável pela implementação das ações aqui relacionadas ou que venham a ser criadas, inclusive mantendo e desenvolvendo a Plataforma de Informações.

Propostas Finais Por fim, informa que o Estudo do Marco Regulatório para transporte ferroviário de passageiros foi contratado pela ANTT, passo importante para a consolidação de uma política nacional de transportes.

Obrigado! “Transporte as pessoas como animais e elas responderão como tal.” Coordenação GTTP