PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 – 2015.2.

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Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –

Século XIX: As diferentes Psicologia(s) BEHAVIORISMOGESTALTPSICANÁLISE

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO Wilhelm Wundt, ao fundar o primeiro laboratório de Psicologia Experimental na Alemanha em 1879, foi bastante influenciado pelas ciências naturais apoiando os estudos da mente. Seu método experimental se apoiava nos processos mentais que poderiam ser afetados por estímulos externos que pudessem ser manipulados e controlados pelo experimentador. Aqui não havia espaço para o tópico complexo da PERSONALIDADE.

BEHAVIORISMO Watson, um dos precursores do Behaviorismo no início do século XX, defendia que: “Se a psicologia quisesse ser uma ciência, teria de se concentrar somente nos aspectos tangíveis da natureza humana: só o comportamento evidente – e não o consciente – poderia ser o seu tópico legítimo.” (Schultz, 2012: p. 6)

BEHAVIORISMO Os psicólogos behavioristas podiam lidar somente com o que pudessem manipular e medir. O ser humano nesta visão, era visto como máquinas bem reguladas que respondem automaticamente a estímulos externos. Assim, a personalidade aqui seria um acúmulo de respostas aprendidas ou sistemas de hábitos.

A PSICANÁLISE Sigmund Freud foi um médico austríaco, que criou a psicanálise. Aceitava a existência de forças conscientes e inconscientes. Os primeiros estudos de personalidade eram especulativos, fundamentando-se em deduções.

O ESTUDO DA PERSONALIDADE Somente no final da década de 1930, os estudos sobre a personalidade foram formalmente sistematizados. A palavra Personalidade, vem de PERSONA, máscara utilizada por atores em uma peça

DEFINIÇÃO “A personalidade diz respeito às nossas características externas e visíveis, aqueles nossos aspectos que os outros podem ver; seria então, definida em termos da impressão que provocamos nas pessoas, isto é, aquilo que aparentamos ser”. (Schultz, 2012: p. 8)

A teoria dos 4 temperamentos Personalidade: Características permanentes e peculiares de cada pessoa, que podem mudar em resposta a situações diferentes.

Questões de Gênero,Etnia e Cultura

Avaliação no estudo da personalidade PERSONALIDADE Psicólogo Clínico Psicólogo Organizacional Psicólogo Escolar Psicólogo que realiza Orientação Profissional

Métodos de Avaliação da Personalidade Entrevistas clínicas Técnias Objetivos (Inventários ou auto relatos) Técnicas Projetivas Procedimento de Avaliação Comportamental Procedimento de Avaliação de amostragem de ideias

Alguns testes possíveis para avaliar a personalidade

Correlação de Dados e devolução Psicodiagnóstico: Correlação de dados Parecer Devolução

Questões sobre a natureza Humana Livre- Arbítrio/Determinismo Nós dirigimos conscientemente nossos atos ou eles são regidos por outras forças? Natureza/CriaçãoNós somos mais influenciados pela hereditariedade (natureza) ou pelo nosso ambiente (criação)? Passado/PresenteA nossa personalidade é fixada pelos eventos no início de nossa vida ou ela pode ser afetada pelas experiências na idade adulta? Peculiaridade/UniversalidadeA personalidade de cada ser humano é peculiar ou existem padrões amplos de personalidade nos quais se encaixa uma grande quantidade de pessoas? Equilíbrio/ CrescimentoNós nos motivamos para manter um equilíbrio ou nosso ímpeto de crescer molda nosso comportamento? Otimismo/PessimismoNós somos basicamente bons ou maus? (Schultz, 2002, p. 33)

Vídeo sobre Transtorno de Personalidade Borderline Disponível em: (MÍDIAS → Vídeos) Duração: 26 minutos

Próxima aula Texto 4 no Terra On: “Temperamento forte e bipolaridade: Dominando os altos e baixos do humor” Diogo Lara

Bibliografia: SCHULTZ, Sydney Ellen & SCHULTZ, Duane P. Teorias da Personalidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.