Dissonância Cognitiva. Dissonância cognitiva Definição Tendência nos indivíduos de procurar uma coerência entre suas cognições (convicções, opiniões).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISSONÂNCIA COGNITIVA
Advertisements

ATITUDES.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Técnicas de Representação de Conhecimento Regras de Produção.
A COMUNICAÇÃO.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
Holt – Capítulo 1. Economia x Outras Ciências Economistas muitas vezes testam suas teorias medindo a reação de seus colegas. Modelos econométricos são.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Motivação Humana CONCEITOS E ESTRATÉGIAS. A FORÇA DO PENSAMENTO Pensamentos Têm Forma, Eles São Criações Invisíveis Aos Nossos Olhos Os Pensamentos Vão.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
ENTREVISTA ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Os Conflitos Podem Afetar a Motivação dos Envolvidos na Busca dos Objetivos Empresariais? Qual o Melhor Modelo Para Solucionar.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
Nem merecimento, nem castigo. Somente conquista e aprendizado.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Administrando a Comunicação de Marketing
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Modelo CBAM ( Concern Based Adoptions Model) Compreender as atitudes e competências dos professores.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Avaliação de desempenho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho O Processo de compra de consumidores e Familias Modelo geral de comportamento.
Milton Santos Por uma outra globalização. Professor da USP
Aula 8: Pesquisa-ação.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Afetividade, pensamento, juízo da realidade (delírio)
Comportamento Organizacional
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Individualismo e Coletividade
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
Treinamento Básico de diretoria e curso de Líderes
Texto: Na Carpintaria... Autor desconhecido, adaptação Vívian Paula Fonte:
Enviem suas contribuições para
Indicadores de Saúde Conceito
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
A aprendizagem* Luciano Mendes * Extraído de: MORIN, E. M.; AUGÉ, C. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Condicionamento operante II
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
Decisão administrativas: razão e intuição
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
Mudança Organizacional. Deflagradores da necessidade de mudança Instabilidade de processos ambientais. Mudanças sociais e econômicas. Globalização. Alternativas.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Relacionamento com clientes A COMPRA RACIONAL, POR IMPULSO E A DISSONÂNCIA COGNITIVA Prof. Ms. Leandro Somma.
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

Dissonância Cognitiva

Dissonância cognitiva Definição Tendência nos indivíduos de procurar uma coerência entre suas cognições (convicções, opiniões).

Leon Festinger e Carlsmith   Trata-se da percepção da incompatibilidade entre duas cognições diferentes, onde "cognição" é definido como um qualquer elemento do conhecimento, incluindo as atitudes, emoção, crenças ou comportamentos.conhecimentoemoçãocrençascomportamentos   A dissonância ocorre a partir de uma inconsistência lógica entre as suas crenças ou cognições (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradição). A consciência ou a percepção de contradição pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço, stress e outros estados emocionais negativos.

Dissonância cognitiva Âmbito/Aplicação: A teoria da dissonância se aplica a todas as situações envolvendo formação e mudança de atitude. Ela é especialmente relevante para tomada de decisões, resolução de problemas e Treinamento de Desenvolvimento de Pessoas.

Dissonância cognitiva Exemplo: Você compra um carro caro, mas descobre que ele não é confortável em viagens longas. A dissonância existe entre as convicções de que você comprou um bom carro e que um bom carro deve ser confortável.

Como eliminar a dissonância A dissonância pode ser eliminada decidindo-se que isto não importa, já que o carro é principalmente usado para viagens curtas (reduzindo a importância da convicção dissonante) ou focalizando-se as virtudes do carro, como segurança, aparência, manuseio (acrescentando desse modo mais convicções consoantes). A dissonância também pode ser eliminada desembaraçando-se do carro, mas este comportamento é mais difícil de ser realizado do que mudar as convicções