UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Aula 1 Diferentes Conceitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

A Pós-Modernidade é um movimento de ruptura que surgiu nos fins do século XX, onde o conceito de progresso (da Era Industrial) vai sendo substituído pelo.
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
O MUNDO ATUAL.
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
Dimensões da Globalização
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 12 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
A globalização econômica nos anos 1990
Divisão Internacional do Trabalho
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Capítulo 22 – Os países emergentes
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
subdesenvolvidos e IDH
Escola de Formação Política Miguel Arraes
A GLOBALIZAÇÃO.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
América Platina.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015.
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Introdução à Administração
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
A Sociedade em Rede Manuel Castells
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
O que é a Indústria Cultural?
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Origens e bases do mundo global.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
A Globalização Economia Global.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Desigualdade e Globalização;
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/21 Ambiente Econômico Global Aula 4 As quatro esferas da globalização Parte II BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São.
Diferentes formas de dividir o planeta
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, Cap. 1 Aula 1 Introdução.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Geografia Rede SESI de Educação.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Transcrição da apresentação:

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, Aula 1 Diferentes Conceitos sobre a Globalização

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 2/15 Ambiente Econômico Global

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 3/15 Ambiente Econômico Global “(...) a globalização não significa apenas um processo de expansão dos mercados e de aceleração dos fluxos econômicos entre as fronteiras nacionais. Junto consigo, como um de seus efeitos, surge uma consciência de que valores morais e sociais fundamentais devem ser estendidos para todos os povos.”

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 4/15 Ambiente Econômico Global “A globalização caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações — que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais —, pela aceleração das transações econômicas — envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais — e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.”

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 5/15 Ambiente Econômico Global “Globalizadores ” e “globalizados” A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, manifesta-se de forma assimétrica. Uma simples alteração da taxa de juros por parte do Banco Central norte- americano (Federal Reserve) traz impactos muito mais sérios e duradouros para as economias brasileira, mexicana e indiana do que estas poderiam trazer para a economia norte-americana. Uma desvalorização da moeda japonesa acarreta um transtorno global muito maior do que uma crise social grave na Indonésia.

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 6/15 Ambiente Econômico Global Os Estados Unidos são, em geral, “globalizadores”, mas, em muitos campos, se deixam globalizar com a entrada de empresas multinacionais e de profissionais qualificados de outros países. O Japão, no entanto, é muito mais globalizador do que globalizado, haja vista a forte presença das suas multinacionais no exterior, ao passo que no mercado interno impõe várias restrições ao capital externo. Países como a Espanha são bastante globalizados em relação à Europa, mas se transformaram, nos anos 90, em globalizadores diante da América do Sul.

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 7/15 Ambiente Econômico Global Limites da globalização Superposição A globalização não elimina as especificidades nacionais e locais, mas se superpõe a essas. No decorrer desse processo, abre possibilidades novas, mas também gera atritos, já que a concorrência internacional entre sistemas econômicos e culturais torna-se mais forte. Particularidades Séculos de história criaram identidades culturais, nexos econômicos internos e sistemas políticos dotados de particularidades nos espaços nacionais, tornando inviável a sua substituição por uma nova ordem global que represente perfeitamente essas várias histórias.

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 8/15 Ambiente Econômico Global Inclusão Cabe lembrar que a globalização está longe de integrar toda a população mundial, de cerca de 6 bilhões de pessoas no início do século XXI. Isso porque um número significativo de pessoas não dispõe de acesso às informações e bens de consumo nem da facilidade de se transferir de um país a outro. A grande maioria da população mundial encontra-se limitada à sua experiência local, distante de novas tecnologias, do conforto propiciado pelas novas maravilhas eletrônicas e mesmo do acesso a bens e serviços básicos. Limites da globalização (continuação)

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 9/15 Ambiente Econômico Global Exclusão digital Encontramos em todos os países uma parte da sociedade integrada ao mundo global e outra parte desprovida dos serviços básicos de educação, saúde, habitação, segurança, telefonia e saneamento básico. A globalização se expandiu de forma fantástica nas últimas duas décadas, mas não atingiu toda a superfície terrestre, criando novas formas de isolamento. Entre elas, a “ exclusão digital ”, a extrema discrepância social no acesso às informações.

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 10/15 Ambiente Econômico Global De um lado, engenheiros, economistas, administradores, publicitários, advogados e analistas de sistemas conectados por meio de computadores, prestando serviços altamente especializados e trabalhando para indústrias modernas. Essas são as elites da globalização, encontradas especialmente nos países desenvolvidos, mas também presentes nos países subdesenvolvidos. elites da globalização De outro, há os desempregados, os trabalhadores precários, os empregados domésticos, os que realizam “bicos” ou atuam em empregos de ocasião, com baixos níveis de renda, desconectados das novas tecnologias e sem a instrução exigida para ascender socialmente e ter acesso aos novos padrões de consumo. Esses são os excluídos da globalização. Tais indivíduos estão concentrados nos países globalizados, ainda que não seja difícil encontrá-los também nos países globalizadores. excluídos da globalização

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 11/15 Ambiente Econômico Global Bugatti Veyron – US$ 1,192,000 Velocidade máxima: 402 km/h Aceleracão 0-100: 2,5 segundos Potência: 1001 CV

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 12/15 Ambiente Econômico Global

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 13/15 Ambiente Econômico Global

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 14/15 Ambiente Econômico Global “(...) a globalização trouxe um aumento dos fluxos internacionais de mercadorias, capitais e informações, os quais perpassam os vários países e afetam a dinâmica econômica das empresas, a realidade social dos indivíduos e as opções políticas de partidos e movimentos sociais. Uma parte significativa das populações, culturas e economias está, entretanto, à margem desse processo, alheia aos novos bens de consumo e tecnologias, incapaz de acessar e processar as novas informações e ainda imune, em grande medida, aos novos valores sociais e morais.”

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 15/15 Ambiente Econômico Global Aula 2 Antecedentes históricos da globalização BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.