Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – 01276 Países Lusófonos da América e África 28.

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Transcrição da apresentação:

Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28 de Setembro a 16 de Outubro de 2009

Construindo o Plano I.Antecedentes e Justificativas Gerais II.Objetivos Imediatos III.Indicadores de longo prazo IV.População Beneficiária V.Produtos/Atividades/Cronograma VI.Orçamento VII.Avaliação

I. Antecedentes e Justificativas Gerais Mencione e avalie principais dificuldades da estrutura e da organização sindical frente à atual conjuntura, dialogando com a realidade e localização onde o Plano de Ação será desenvolvido: Por exemplo, como está: - A capacidade de planejamento, organização, mobilização de campanhas? -A política de filiação sindical, aumentou, diminuiu? -A taxa de desemprego? Existe organização dos desempregados? -O déficit de Trabalho Decente? -A organização dos trabalhadores/as informais e terceirizados/as? -A atuação cidadã no plano sócio político? -A ratificação, regulamentação e monitoramento das 08 convenções que compõem os direitos fundamentais da OIT? -A organização e formação sindical das mulheres e da juventude? -A relação com o Sindicato Global e demais entidades internacionais? Entre outros temas abordados durante o curso.

II. Objetivos Imediatos 1.Diante dos antecedentes e justificativas, indique quais são os temas prioritários para sua organização e o que se propõem a desenvolver em cada um deles, considerando os 04 eixos estratégicos: a)Formação Sindical como efeito multiplicador: Formação de Formadores. b)Comunicação: Como esta ferramenta pode ser melhor utilizada para o plano de ação sobre organização sindical, considerando as novas tecnologias da informação e da comunicação? c)Alianças: Como articular uma rede de alianças estratégicas com organizações sindicais, governamentais, ONGs, Agências de Cooperação Técnica Internacional? d)Diálogo Social – Como participar e fortalecer instâncias de diálogo social como estratégia a médio e longo prazo? 2. Indicar data de preparação e início do plano.

III. Indicadores de longo prazo Pensar no ideal sem perder a oportunidade de se fazer, de fato, o possível para melhorar num futuro próximo. Diante das expectativas, indique quais serão os resultados concretos a serem avaliados no futuro: 1.Haverá uma Equipe de Formadores Voluntários em Planejamento Sindical, Gestão de Recursos, Relações Públicas, Relações Internacionais, Políticas Sociais, Políticas de Gênero e a Promoção da Igualdade, Política Internacional, Economia, Comunicação, Normas Internacionais? Outros temas? 2.Como estará a organização e sindicalização das Mulheres, dos Jovens, dos trabalhadores/as informais e terceirizados? 3.Como estará a participação e articulação nas campanhas sindicais nacionais e internacionais? Estarão mais unificadas? 4.A democracia no meio sindical estará mais consolidada, no que se refere a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, a gestão transparente de recursos e a participação dos trabalhadores/as de base? 5.Os meios de comunicação sindical atuarão de forma estratégica, dialogando coma base, contribuindo na sindicalização, criando redes nacionais e internacionais e serão úteis na formação sindical a distância? 6.A autonomia e liberdade sindical estarão consolidadas? 7.Existirão mais alianças com a sociedade civil? Para quais temas? 8.Será ampliada a participação no Diálogo Social nos fóruns bipartites, tripartites?

IV. População Beneficiária 1.Será um processo formativo quantitativo e/ou qualitativo? Haverá critérios de participação? 2.Existirá um percurso formativo, gradual, constante, lógico?  Organização a partir do Local de Trabalho?  Organização de mulheres e de jovens?  Organização do trabalhadores/as da economia informal?  Organização dos trabalhadores/as terceirizados/as?  Organização, planejamento, reforço da liderança e da representação sindical?  Trabalhadores/as nas entidades sindicais? (funcionários/as das entidades)

V. Produtos/Atividades/Cronograma Considerando os objetivos, os critérios de participação, avaliação e seguimento do programa, criar um cronograma (tabela) de trabalho agendando atividades e tempo para execução: 1.O que queremos (produtos)? 2.O que fazer (ações)? 3.Como fazer (atividades)? 4.Quando fazer(calendário/cronograma)? 5.Quem faz (responsabilidades)? A pontar os responsáveis diretos. Não propor algo para que terceiros executem, sem discussão e concordância prévia.  APOIADORES: Quem são e/ou poderia ser os aliados estratégicos em cada ação? Identificar as organizações e entidades parceiras.  CONTRIBUIÇÃO SOLICITADA: Qual seria a solicitação de apoio? Qual seria o papel de cada um deles?  APORTE PRÓPRIO: Quais serão as contrapartidas da sua entidade?

VI. Avaliação  Indicar o período da avaliação: - Parcial (ajustes) - Final (seguimento: grupo/rede)  Como será realizada?  Quem participará?  Como será socializada?  Outros...

VII. Orçamento Após indicar conteúdos, dimensão, atividades, metas e alcance do programa formativo, avaliar se existe necessidade. Este tema dialoga com os pontos anteriores:  APOIADORES: Quem são e/ou poderia ser os aliados estratégicos para o financiamento?  CONTRIBUIÇÃO SOLICITADA : Qual seria a forma de contribuição? Qual a justificativa? Como seria a prestação de conta? Qual seria o papel os parceiros durante a execução do Plano de Ação?  APORTE PRÓPRIO: Quais seriam as contrapartidas da sua entidade?

BOM TRABALHO!