Gustavo Mozzer Pesquisador da Embrapa Secretaria de Relações Internacionais – SRI Embrapa Ações de Adaptação à Mudança do Clima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agricultura Sustentável apresentou novos caminhos para a implementação de estilos alternativos de desenvolvimento próprios a cada país transferência mimética.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Perspectivas para uma Energia Global e Sustentável Campanha Clima & Energia Greenpeace.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
1.Estado da arte antes da criação do Observatório 2.O Observatório ABC 3.Ações do Observatório 4.Propostas para Revisão do Plano ABC Agenda.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Coordenação Geral de Mudanças Globais de.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Projeto MP1 SCAF - Simulação de Cenários Agrícolas Futuros a Partir de Projeções de Mudanças Climáticas Regionalizadas Primeiro Workshop do Projeto 05.
Agricultura de Baixa Emissão de Carbono Luiz Adriano Maia Cordeiro
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
Seminário de Difusão do Programa Agricultura de Baixo* Carbono (ABC) Bases para estabelecimento das estimativas de mitigação de GEE na Agricultura Giampaolo.
Audiência Pública Conjunta
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Análise sobre Instrumentos de Precificação de Carbono SPE/MF Coordenação-Geral de Meio Ambiente.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Pablo Fernandez, EcoSecurities Brasil Brasilia, 28 de Outubro de 2008 Direito e Mudanças climáticas nos países da Amazônia Relações existentes entre Energia.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Ações Ambientais da Veracel Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Plano ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA EM 2015.
Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Florestas plantadas Políticas para estimular o desenvolvimento Eduardo Sampaio Marques Senado Federal, 27 de agosto de 2015.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A Equação do Novo Acordo Climático Global. Nossa conversa O tamanho do problema O que precisa ser feito O que esta se desenhando no novo acordo O nível.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Alterações climáticas e Agricultura: Efeitos directos e indirectos. JP Fragoso de Almeida.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
AQUECIMENTO GLOBAL, AGROCOMBUSTÍVEIS E ALIMENTAÇÃO Donald Sawyer CDS-UnB e ISPN 12 de setembro de 2007.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Transcrição da apresentação:

Gustavo Mozzer Pesquisador da Embrapa Secretaria de Relações Internacionais – SRI Embrapa Ações de Adaptação à Mudança do Clima

Histórico Antes de 2006 pesquisadores da Embrapa já vinham apontando via diversos estudos a sensibilidade dos sistemas naturais aos efeitos da mudança do clima cenários climáticos emissões entéricas de bovinos plantio direto sistemas florestais inventário de emissões

Estoque de C no solo e biomassa C fixado fotossíntese CO 2 Fotossíntese C-CO 2 Decomposição resíduos vegetais dejetos animais CO 2 ACÚMULO C C do solo espécie vegetal textura do solo clima manejo biodiversidade grau de degradação mineralogia atributos químicos erosão idade Fonte: J.L.N.Carvalho (2010)

MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO -Redução de GEE -Sistemas mais eficientes e limpos -Biotecnologia -Genômica -Melhoramento... -Substituição de combustíveis fósseis -Adoção de práticas conservacionistas -Sistemas eficientes de estoque de carbono... -Variedades resistentes a altas temperaturas -Variedades resistentes a seca -Introdução de novas culturas...

Adaptação 2006 Contratação de 15 Pesquisadores na área de MC 2007 Estruturação de uma estratégia de pesquisa 2009 Desenho da proposta de ações de mitigação para COP Contratação de 15 novos Pesquisadores na área de MC 2012 Portfólio de Mudanças Climáticas – 6 projetos MP1- Grandes Desafios Nacionais 2014 Aprox. 60 projetos + de 300 pesquisadores + de R$ 27 milhões investidos com recursos da Embrapa Adaptação à mudança do clima exige planejamento e investimento de longo prazo

Adaptação Planejamento e Estratégia 2004 Comunicação Inicial do Brasil - Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa 2005 Desenho de uma estratégia para contratação de pesquisadores na área de mudança do clima para todas as unidades da Embrapa pesquisadores com experiência na área de mudanças do clima foram contratados e distribuídos pelas unidades da empresa 2007 Início do desenho de uma estratégia de pesquisa específica para Mudança do Clima 2009 Segundo concurso realizado pela Embrapa contemplando a contratação de Pesquisadores com doutorado na área de MC Instituiu-se oficialmente o Portfólio de Mudanças Climáticas como forma de avançar na organização estratégica das ações da Empresa 2014 Criada no âmbito da Secretaria de Relações Internacionais – SRI a Coordenadoria de Políticas e Fóruns Globais – PFG com a finalidade de tratar das agendas multilaterais entre elas a Convenção Quadro de Mudanças do Clima

Suscetibilidade Capacidade de adaptação Resiliência Fisiologia Diversidade genética Ecologia Vulnerabilidade Impacto potencial Impacto observado Exposição Mudanças climáticas regionais Microhabitat Capacidade de adaptar práticas de manejo Mitigação Alterações no habitat Manejo de recursos (Williams et al. 2008) vulnerabilidade sintomas

Adaptação Portfólio Mudanças Climáticas Interação Projetos Fronteira de Atuação Modelagem dos Sistemas AgroFlorestais Balanço de C eq - parametrização e simulações- Mudanças Climáticas - Cenários IPCC Análise de Tendências e Monitoramento das Condições Ambientais Cenários Agrícolas Obtenção de Créditos de C Serviços Ambientais e Transferência de Tecnologia Políticas Públicas MitigaçãoAdaptaç. Análise de Risco e Sustentabilidade Social Econômica e Ambiental Agrogases Dados Meteorol. BDSolos Agroenergia Planejamento de Pesquisa

AM MATA ATL PAMPA PANTANAL CAATINGA CERRADOS FLORESTAS GRÃOS PECUÁRIA MODELAGEM DOS SISTEMAS MODELAGEM SÓC.ECON.AMBIENTAL SENS REMOTO / CLASSIF SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / INTEGRAÇÃO Grãos Pecuária Florestas Projetos GEE, estoques de C e emissões: -AGROGASES PECUS -GEE Pecuária PECUS FLUXUS -GEE Grãos FLUXUS SALTUS -GEE Florestas SALTUS

Oferta e demanda de água para agricultura Extremos climáticos incluindo Secas e Excessos de chuva Coordenação de trabalhos com pesquisadores focados em agricultura irrigada

PECUS, FLUXUS e SALTUS PECUS, FLUXUS e SALTUS – Três projetos sobre o balanço de carbono em sistemas pecuários graníferos e florestais, respectivamente, e também de sistemas integrados onde se determinam as emissões e o armazenamento de carbono nos sistemas produtivos. Líderes: Patrícia Anchão Oliveira, Beata Madari e Rosana Higa SCAF SCAF – Simulação de cenários agrícolas futuros a partir de projeções de mudanças climáticas regionalizadas. Líder: Giampaolo Queiroz Pellegrino CLIMAPEST CLIMAPEST – Impacto das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários. Líder: Raquel Ghini. AGROHIDRO AGROHIDRO – Impacto das mudanças climáticas e uso agrícola das terras sobre os recursos hídricos em busca de soluções para o uso mais eficiente da água. Líder: Lineu Neiva Rodrigues MP2 SISCANA MP2 SISCANA – modelagem do sistema de produção da cana de açúcar e análise de simulação de cenários para a cultura. Líder: Fábio Marin Linhas de pesquisa do Portfólio Mudanças Climáticas

Mercado Sementes Biosegurança Prova de Conceito Transformação de Plantas Prospecção Gênica Desenvolvimento científico processo ~12-20 ANOS – Tempo necessário do descobrimento de um gene à colocaçãoo de uma variedade no mercado A manutenção da previsibilidade de investimentos é fundamental para o desenho de estratégias de longa duração Investimentos adicionais podem contribuir com a adaptação aos efeitos da mudança do clima reduzindo o tempo de maturação Parcerias e cooperações científicas podem contribuir para alcançar resultados mais rapidamente

>10m >5m Reproductive Stress Vegetative Stress Irrigated Non Irrigated Block 1 Block 2 Block 3 Resultados de pesquisa Melhoramento Genético

Pastagem Degradada - 0,4 - 0,2 Recuperação de Pastagem Melhorada + 0,2 + 1,1 com iLP e valores maiores com componente florestal (iLPF) - 0,2 Mg de C ha -1 ano -1 Fonte: Carvalho et al. (2010) OBS: em vermelho valores de emissão e em azul valores de sequestro/mitigação Resultados de pesquisa Sistemas Integrados dinâmica de carbono e biomassa

OEPAsATERUniversidades PNMC – Lei Desmatamento CerradoAgricultura Eficiência Energética Carvão na Siderurgia Outros Planos Setoriais Desmatamento Amazônia Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas - FBMC- 1.Recuperação de Pastagens Degradadas 2.Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - iLPF- 3.Sistema de Plantio Direto - SPD- 4.Fixação Biológica do Nitrogênio - FBN- 5.Florestas Plantadas 6.Tratamento de Resíduos Animais Casa Civil Ministérios e Sociedade Tecnologias Serviços e Produtos Planejamento e Política

Ganhos de produtividade Uso eficiente de fertilizantes, melhora da fertilidade do solos Resiliência das propriedades Renda Mitigação Adaptação

Muito Obrigado pela atenção! Muito Obrigado pela atenção! Secretaria de Relações Internacionais – SRI Coordenadoria de Políticas e Fóruns Globais – PFG