ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
A tomada de decisão em administração
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Informação Gerencial
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
PROF ELCIO HENRIQUE – TAO III.
Brainstorming.
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
TOMADA DE DECISÕES Prof. Denilson Santos.
Tomada de decisão nas Organizações
Sistemas de Informação Capítulo 6
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Princípios do SCO.
Comportamento Organizacional
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Sistemas de Informação Capítulo 6
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Processo Decisório - Aula 04 (2012)
Processo de Decisão de Tomadas
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Processo Decisório Herbert Simon.
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Professora Michelle Luz
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Introdução à Administração
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 4 A tomada de decisão em administração © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 4 - Técnicas de Tomada de Decisão.
Tomada De Decisão.
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
Relembrando: A liderança depende da:
Adriano Ribeiro BarbosaA Afrânio Evangelista Pires JuniorA164ID-0 Carlos Augusto Carvalho BandeiraA1698C-0 Evelin Karine Amorim MoraisA24CFG-0.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 4

Fundamentos da tomada de decisão Tomar decisões erradas é um risco a que todas as empresas estão sujeitas, inclusive – e sobretudo – as bem-sucedidas. Por isso, é importante o conhecimento de técnicas e ferramentas para auxiliar os administradores a melhorar a qualidade de suas decisões e evitar erros que possam impactar de maneira significativa o desempenho das organizações. Uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.

Fundamentos da tomada de decisão Alguns autores consideram a tomada de decisão como sinônimo de administração e referem-se aos administradores como tomadores de decisão. É o conjunto de decisões que permite à organização resolver os problemas, aproveitar as oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos. Os administradores têm de calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.

Fundamentos da tomada de decisão CERTEZA ›› Situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. RISCO ›› Situação na qual não é possível prever com certeza os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha a acontecer. INCERTEZA ›› Situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta e imprecisa.

Tipos de decisão Decisões programadas - Soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Decisões não programadas - Soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua.

Tipos de decisão Comparação entre decisões programadas e não programadas

Processo decisório

Processo Decisório Identificação da situação Todas as decisões derivam da correta identificação do problema ou da oportunidade à qual se pretende responder. Análise e diagnóstico da situação Essa etapa do processo decisório consiste no estabelecimento dos objetivos que se pretende alcançar com a decisão e na análise das causas que estão na origem da situação.

Processo Decisório Desenvolvimento de alternativas Consiste na geração de possibilidades de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas subjacentes. Podem ser usadas as técnicas: Brainstorming, ou seja, “tempestade de ideias”. Conflito construtivo, ou seja, criação de um clima que facilite a discussão aberta de assuntos. Conflito afetivo - envolve tensões de ordem pessoal.

Processo Decisório Avaliação de alternativas O processo de avaliação começa com a identificação dos principais impactos de cada alternativa na organização: Impacto financeiro. Benefícios. Ativos intangíveis. Tempo. Recursos. Risco.

Processo Decisório Algumas das técnicas de apoio ao processo decisório são apresentadas a seguir. ANÁLISE DE PRÓS E CONTRAS ›› É uma técnica de análise das alternativas que consiste na listagem das vantagens e das desvantagens de cada possibilidade de decisão. MATRIZ DE PRIORIDADES ›› Técnica de análise que consiste na construção de uma matriz que permite comparar cada uma das alternativas por meio da atribuição de pesos diferenciados aos critérios de decisão.

Processo Decisório ÁRVORES DE DECISÃO ›› técnica de análise que permite a visualização gráfica das alternativas, na qual cada uma delas é representada como o ramo de uma árvore. MATRIZ DE RESULTADOS ›› consiste na construção de uma tabela ilustrativa das várias possibilidades e dos resultados associados a cada uma delas. SISTEMAS ESPECIALISTAS ›› são sistemas computadorizados de apoio à decisão, programados para simular a decisão de um especialista com 20 ou 30 anos de experiência profissional.

Processo Decisório Seleção e implementação da melhor alternativa Os administradores têm que escolher uma alternativa em um contexto de tempo limitado e informação incompleta e probabilística, visto que a decisão dependerá sempre do julgamento e da intuição do administrador. A implementação consiste em um conjunto de ações que possibilitam a realização dos objetivos ou a resolução do problema.

Processo Decisório Seleção e implementação da melhor alternativa Na maioria das decisões organizacionais, o sucesso de sua implementação depende da capacidade do administrador em comunicar de maneira eficaz a decisão aos envolvidos. Ele deve demonstrar compreensão, explicar as razões e declarar suas expectativas quanto a sua escolha.

Processo Decisório Monitoramento e feedback O monitoramento permite a coleta de informações e de feedback sobre a decisão, o que possibilitará avaliar se uma nova decisão ou alguma retificação serão necessárias.

O Papel da intuição na tomada de decisão A intuição pode ser definida como o processo de interpretar e chegar a conclusões sobre uma situação, sem recorrer a um pensamento consciente. Quanto maior o nível organizacional ocupado pelo administrador, maior sua dependência da intuição. A intuição está associada à coragem e à confiança. A intuição é algo pessoal e intransferível.

O Papel da intuição na tomada de decisão As decisões intuitivas são baseadas na reflexão constante, no hábito, na experiência adquirida, na percepção de oportunidades temporal e política, e não só no tratamento de determinados objetivos. Vários estudos têm comprovado que, de modo geral, a intuição produz bons resultados.

Estilos na tomada de decisão

Estilos na tomada de decisão ESTILO DIRETIVO ›› é característico de pessoas orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva. ESTILO COMPORTAMENTAL ›› representa uma forma de tomar decisões na qual a principal preocupação é o bem-estar das pessoas. ESTILO ANALÍTICO ›› é representativo de pessoas orientadas para tarefas e com elevada complexidade cognitiva. ESTILO CONCEITUAL ›› é característico de pessoas que tomam decisões socialmente orientadas.

A tomada de decisão Organizacional A tomada de decisão em grupo Vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo