Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Advertisements

Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
TÉCNICOS RESPONSÁVEIS: MARA ROSELI AYRES MARTINUZZI – NUTRICIONISTA MARIA DA GRAÇA SACILOTO DE BASTOS - NUTRICIONISTA.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
E-SUS AB no contexto do PSE outubro Entendendo o e-SUS AB...
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Programa Saúde na Escola Oficina de Fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional.
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
e-SUS AB no contexto do PSE
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Carlos Alberto Vale da Costa
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal, 9 regiões metropolitanas, municípios de médio e grande porte e zonas rurais.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Articulação Educação x Saúde na Estratégia de Vacinação contra o HPV 2014 Em Porto Alegre.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Lucynara Barros Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio
programa saúde na escola (PSE)
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção básica organizada pela estratégia Saúde da Família.

Termo de compromisso Municipal ( 2011 )

( COMP. I ) ) 77 equipes 144 escolas alunos ( COMP. I ) alunos ( COMP. II )

AÇÕES PACTUADAS

Ações – Componente Realizar avaliação antropométrica 2 Avaliar o estado nutricional e de hábitos alimentares dos educandos Ações – Componente Realizar avaliação antropométrica 2 Avaliar o estado nutricional e de hábitos alimentares dos educandos 3 -Aferir a pressão arterial e identificar os educandos com HAS 4 - Realizar verificação da carteira de vacinação dos educandos 5- Observar possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: henseníase, tuberculose, malária) considerando indicadores epidemiológicos locais 6 - Realizar a triagem de acuidade visual dos educandos (Teste de Snellen) e identificar educandos com problemas visuais 7 - Realizar triagem da acuidade auditiva dos educandos e identificar educandos com problemas auditivos 8 - Avaliar o estado de saúde bucal dos educandos e identificar os educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal 9 - Identificar os educandos sem registro civil e orientar os responsáveis quanto à importância do registro (se necessário, encaminhar a informação ao Conselho Tutelar) 3 -Aferir a pressão arterial e identificar os educandos com HAS 4 - Realizar verificação da carteira de vacinação dos educandos 5- Observar possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: henseníase, tuberculose, malária) considerando indicadores epidemiológicos locais 6 - Realizar a triagem de acuidade visual dos educandos (Teste de Snellen) e identificar educandos com problemas visuais 7 - Realizar triagem da acuidade auditiva dos educandos e identificar educandos com problemas auditivos 8 - Avaliar o estado de saúde bucal dos educandos e identificar os educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal 9 - Identificar os educandos sem registro civil e orientar os responsáveis quanto à importância do registro (se necessário, encaminhar a informação ao Conselho Tutelar) Ações – Componente Realizar avaliação antropométrica 2 Avaliar o estado nutricional e de hábitos alimentares dos educandos Ações – Componente Realizar avaliação antropométrica 2 Avaliar o estado nutricional e de hábitos alimentares dos educandos 3 -Aferir a pressão arterial e identificar os educandos com HAS 4 - Realizar verificação da carteira de vacinação dos educandos 5- Observar possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: henseníase, tuberculose, malária) considerando indicadores epidemiológicos locais 6 - Realizar a triagem de acuidade visual dos educandos (Teste de Snellen) e identificar educandos com problemas visuais 7 - Realizar triagem da acuidade auditiva dos educandos e identificar educandos com problemas auditivos 8 - Avaliar o estado de saúde bucal dos educandos e identificar os educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal 9 - Identificar os educandos sem registro civil e orientar os responsáveis quanto à importância do registro (se necessário, encaminhar a informação ao Conselho Tutelar) 3 -Aferir a pressão arterial e identificar os educandos com HAS 4 - Realizar verificação da carteira de vacinação dos educandos 5- Observar possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: henseníase, tuberculose, malária) considerando indicadores epidemiológicos locais 6 - Realizar a triagem de acuidade visual dos educandos (Teste de Snellen) e identificar educandos com problemas visuais 7 - Realizar triagem da acuidade auditiva dos educandos e identificar educandos com problemas auditivos 8 - Avaliar o estado de saúde bucal dos educandos e identificar os educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal 9 - Identificar os educandos sem registro civil e orientar os responsáveis quanto à importância do registro (se necessário, encaminhar a informação ao Conselho Tutelar)

Sinais de obesidade /desnutrição,Pressão arterial alterada, carteira de vacina desatualizada, sinais de Tb hanseníase, sinais de problemas visuais e auditivos, necessidade de cuidado em saúde bucal Encaminhamento para Unidade de saúde de referência Avaliação Clinica (ESF+Escola + parceiros) Avaliação Clinica (ESF+Escola + parceiros)

O Componente I do PSE, no módulo monitoramento na escola, deve ser preenchido por profissionais da Atenção Básica e validado pelo diretor da escola.

Ações – Componente II 1 Ações – Componente II 1- Realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais 2 - Oferecer práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar 3 - Realizar atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano escolar 4 - Realizar atividades no cotidiano escolar abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas 5 -Realizar atividades no cotidiano da escola abordando as temáticas da diversidade sexual, bullyng, discriminação e preconceito da família e da comunidade 6 - Realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar - Realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais 2 - Oferecer práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar 3 - Realizar atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano escolar 4 - Realizar atividades no cotidiano escolar abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas 5 -Realizar atividades no cotidiano da escola abordando as temáticas da diversidade sexual, bullyng, discriminação e preconceito da família e da comunidade 6 - Realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar - Ações – Componente II 1 Ações – Componente II 1- Realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais 2 - Oferecer práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar 3 - Realizar atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano escolar 4 - Realizar atividades no cotidiano escolar abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas 5 -Realizar atividades no cotidiano da escola abordando as temáticas da diversidade sexual, bullyng, discriminação e preconceito da família e da comunidade 6 - Realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar - Realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais 2 - Oferecer práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar 3 - Realizar atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano escolar 4 - Realizar atividades no cotidiano escolar abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas 5 -Realizar atividades no cotidiano da escola abordando as temáticas da diversidade sexual, bullyng, discriminação e preconceito da família e da comunidade 6 - Realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar -

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE – Saúde, Escola e Parceiros.

O Componente II do PSE no módulo monitoramento na escola deve ser preenchido pela equipe da escola o profissionais da Atenção Básica e validado pelo diretor da escola.

Inserção dos relatórios no SIMEC Os dados devem ser inseridos sempre que for feita uma ação,independente do quantitativo de alunos. O prazo máximo para inserir dados é 30/11 do ano em curso. O município deverá que atingir 70 % da meta pactuada no termo de compromisso anual.

 O que foi realizado pelo GTI – M Oficina de Planejamento das Ações do Programa Saúde na Escola Capacitação para Aplicação do Teste de Snellen Qualificação em Gestão Intersetorial do Programa Saúde na Escola; Qualificação de Profissionais sobre Saúde Sexual e reprodutiva, prevenção de DST AIDS/ SPE, Prevenção do uso de álcool, crack, tabaco e outras droga

 Atividades previstas ( COMP III ) Oficina – Alimentação Saudável Formação de jovens multiplicadores para atuarem entre pares, na temática Saúde Sexual, reprodutiva e Prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais III Mostra do Programa Saúde na Escola – Dias O6 e O7 de novembro de 2012.

Recursos Financeiros É possível haver pagamento de horas técnicas para profissionais? Não. Esses profissionais são funcionários/servidores públicos - já recebem salários por meio de rubrica especifica Recursos Financeiros É possível haver pagamento de horas técnicas para profissionais? Não. Esses profissionais são funcionários/servidores públicos - já recebem salários por meio de rubrica especifica

Contatos : Sala do PSE: Av. Princesa Isabel, 464, Centro ( Prédio do CME ) Facebook/Programa Saúde na Escola João Pessoa Contatos : Sala do PSE: Av. Princesa Isabel, 464, Centro ( Prédio do CME ) Facebook/Programa Saúde na Escola João Pessoa

Contatos : Jane: Edgar: Rosania: Hedenia : Ozeni: