RODA OTIMIZAÇÃO DA POTÊNCIA ANAERÓBICA NO FUTSAL A PARTIR DO TREINAMENTO INTEGRADO Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro¹; Ciro Alexandre Merces Gonçalves²; Edmilson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Advertisements

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
Periodização do Treinamento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA RELAÇÃO.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
A Influência do Treinamento de Força em Parâmetros Aeróbicos Orientador: Prof. Ms. Márcio Lácio Aluno: Jorge Luiz Duarte de Oliveira UNIFOA – Centro Universitário.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Características do comportamento “Delimitar problema de pesquisa”, derivadas a partir de monografias de estudantes de graduação em Psicologia Área de conhecimento:
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
CIÊNCIA E ATIVIDADE CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE RECÉM- INGRESSOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA. Autores: Viviane Barbosa dos Santos - Universidade Federal.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
PERCEPÇÃO DA DOR PELA CRIANÇA, ACOMPANHANTE E ENFERMEIRO NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS FERNANDES, Ananda 1 ; FERREIRA, Maria Antónia 2 ; CRAVO,
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Thiago Rogel; Ivanildo Alves; Henrique França, Rodrigo Vilarinho e Fabrício Madureira. EFEITOS DA IDADE RELATIVA NA SELEÇÃO DE TALENTOS NO FUTEBOL Objetivo.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Jogos Reduzidos Da saúde ao desempenho. Romerito Sóstenes Profissional em Educação Física – UFRN Cref 1770 G RN Prof. Esp. Ranielle Ribeiro Cref 442-G/RN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário de Andamento II Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
MP 718 Brasília, 14 de junho de 2016 Audiência Pública Comissão Mista do Senado e da Câmara dos Deputados.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM LÍTIO NA ATIVIDADE MOTORA DE RATOS WISTAR. 1BOING, L.S., 1GRALA, C.G., 1DAL-BÓ, M.B., 1MEDEIROS, V.S., 1AGNOLETTO, G.J.,
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Indicadores de Saúde Conceito
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Os róticos em coda silábica no falar florianopolitano e capinzalense Nome dos autores do trabalho 1 Trabalho apresentado para a disciplina de Fonética.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

RODA OTIMIZAÇÃO DA POTÊNCIA ANAERÓBICA NO FUTSAL A PARTIR DO TREINAMENTO INTEGRADO Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro¹; Ciro Alexandre Merces Gonçalves²; Edmilson Pinto Albuquerque³ OBJETIVO Analisar o efeito de 22 semanas de treinamento integrado de futsal na melhora da potência anaeróbica dos atletas da seleção masculina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA A pesquisa decorre de um estudo de caráter descritivo, comparativo, de design transversal e de campo. A amostra foi composta por cinco atletas com idade de 21,40 ± 0,89 anos, massa corporal de 68,80 ± 6,87kg, estatura de 1,74 ± 0,02m e IMC de 22,75 ± 2,54 kg/m². Os atletas foram submetidos ao Yo-Yo Intermittent Recovery Test – Level 2 em duas oportunidades, ao inicio do trabalho em abril de 2010 e após a aplicação do programa de treinamento em setembro de Para tal, utilizou-se a estatística descritiva, a partir da média e desvio padrão, além da inferência pelo Teste t de Student. JUSTIFICATIVA O Futsal é um dos esportes mais praticados em todo o território nacional, ainda assim as publicações no campo da preparação física para um melhor desempenho no Futsal são raras. Surge então o interesse e a necessidade de maiores estudos e pesquisas nessa área, visto que, percebemos um grande número de profissionais trabalhando com a formação esportiva e com o treinamento físico de alto nível, estando esses, desprovidos de informações precisas e embasamento científico que lhes garantam melhores resultados na atribuição de suas funções. RESULTADOS Através da comparação das médias dos resultados do teste inicial (328,00 ± 124,58m) com o teste final (456,00 ± 92,09m), percebe-se que houve diferença significativa (p= 0,005). CONCLUSÃO Conclui-se portanto que a intervenção com o programa de treinamento integrado provocou uma melhora substancial na potência anaeróbica dos atletas. REFERÊNCIAS BANGSBO, J.; IAIA, M.; KRUSTRUP, P. The Yo-Yo Intermittent Recovery Test: A Useful Tool for Evaluation of Physical Performance in Intermittent Sports, Sports Med. v. 38, n. 1, p , BANGSBO, J. Yo-yo tests. Copenhagen: HO Storm, BERTOLLA et. al. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Rev. Bras. Med. Esporte. vol. 13, n. 4, Niterói, Jul./Aug., 2007 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL (CBFS). Regras Disponível em: Acesso em: 06 dez CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL (CBFS). Passado, presente e futuro de glórias. Disponível em: Acesso em: 15 nov COOPERATIVA DO FITNESS (CDOF). Protocolos para testes de avaliação da capacidade cardiorrespiratória. Disponível em: Acesso em: 05 dez DIAS, R. M. R; SANTANA, W. C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na copa do mundo de futsal. Revista Digital Buenos Aires, FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO (FNDU). Disponível em Acesso em: 15 nov GALLOTTI, CARMINATTI, Variáveis identificadas em testes progressivos intermitentes. Rev. Bras. de Presc. e Fisiologia do Exerc., São Paulo, v. 2, n. 7, p , Jan./Fev HESPANHOL, J. E. et al. Desempenho intermitente em jovens futebolistas após um programa de treinamento da capacidade anaeróbia. Rev. Mov. e Percepção. v. 9, n. 13, Espírito Santo do Pinhal, Jul./Dez., RANDERS, M. B.; ROSTGAARD, T.; KRUSTRUP, P. Physical match performance and YoYo IR2 results of successful and unsuccessful football teams in the Danish premier league. J Sports Sci. and Med., v. 6, p. 70, SANTANA, Aílson. A capacidade cardiorrespiratória no Futsal Disponível em: Acesso em: 05 dez SANTANA, Ailson. Fisiologia do exercício aplicada ao futsal Disponível em: Acesso em: 06 dez SANTANA, W. C. Contextualização histórica do futsal Disponível em: Acesso em: 15 nov WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L.; KENNEY, W. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4 ed. São Paulo: Manole, Educador Físico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. 2.Educador Físico, graduado pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. 3.Professor e orientador do curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Figura 1: Valores de potência anaeróbica por atleta antes e após o programa de treinamento. Figura 2: Valores médios para a potência anaeróbica antes e após o programa de treinamento.