Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Estudo de Layout Prof. Virginia OSM03.
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Arranjo Físico - Layout
Arranjo Físico - Layout
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
LAYOUT.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Logística e Gerenciamento da
GESTÃ DE ESTOQUES.
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
As decisões estratégicas da Logística
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Estudo de Layout.
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Arranjo Físico - Layout
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
SKIP LOTE ALIADO A GESTÃO LOGÍSTICA
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Layout OS&M Layout.
Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico = Layout
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Estratégia de Operações
ÁREAS DE APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
Logística Empresarial
Controle, custo e dimensionamento dos estoques
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Iniciando na logística empresarial
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Gestão da Qualidade.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
LAYOUT.
Ferramentas da Qualidade
Técnica de Elaboração de Lay-out
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
Técnico em Administração
ARRANJO FÍSICO (LAY OUT) Prof. Luís Felipe Tolentino
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística Empresarial
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
1 Programação da Produção I ENG de outubro Estudos para P1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Formulários.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/ Planejamento.
PROJETOS SIG FERRAMENTAS RELACIONADAS Relatório Controle Ferramentas Execução Planejamento Introdução Implantação multifuncional SIG Fluxo sistemático.
Financeiro - Análise Financeira
PETI Planejamento Estratégico de TI
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Administração da Produção e Operações
Transcrição da apresentação:

Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel

Unidade II – Localização e Arranjo Físico Msc. Renata Quemel

3 Localização das Instalações Para se tomar decisões sobre localizações de novas instalações, deve-se acompanhar indicadores, preferencialmente desdobrados de metas estratégicas.

Msc. Renata Quemel4 Localização das Instalações E, para o setor público, como são decididas onde serão localizadas as instalações? Quais os fatores considerados? São terrenos doados por entidades privadas ou pelo governo? Não se pode esquecer que problemas de localização de instalações envolvem uma rede, e por isso precisamos avaliar todos nela envolvidos, desde os clientes até os fornecedores. Para a prestação de um serviço, muitas vezes é necessário ter disponíveis matérias-primas, equipamentos, instrumentos e componentes, cujos fornecedores encontram-se afastados do local onde o consumo ou utilização acontecerá.

Msc. Renata Quemel5 Localização das Instalações Para poder decidir sobre localização, vamos abordar a seguir questões básicas de custos, dentre elas os custos do terreno, os custos de mão de obra, custos de energia, custos de transporte e outros relacionados à comunidade.. Custo de mão-de obra; Custo do terreno; Custo de energia; Custo de transporte; Custo da comunidade.

Msc. Renata Quemel6 Localização das Instalações E,já que estamos tratando de custos, você sabe o que são custos fixos e variáveis? Custos Fixos: São aqueles pagos todos os meses. Exemplo: aluguel; Custo Variável: São os opostos: há uma variação proporcional de acordo com a quantidade vendida ou produzida. Exemplo: Consumo de energia.

Msc. Renata Quemel7 Localização das Instalações Modelos e técnica de decisão: Pontuação ponderada: Ela pode ser entendida comoa atribuição de pesos relacionada ao grau de importância que cada um dos pontos de decisão têm

Msc. Renata Quemel8 Localização das Instalações Modelos e técnica de decisão: Centro de gravidade: para localização. Como exemplo os Correios. Quando estuda o melhor local ( lugar), para implantar um posto de serviço. Distância: percorrida pelos servidores e nas frequências que cada um vai à agência dos correios atualmente

Msc. Renata Quemel9 Arranjo Físico Arranjo Físico: O arranjo físico ou layout é a forma como ficam dispostos os recursos e móveis no ambiente de trabalho. É importante planejarmos de que forma vamos organizar os móveis, cadeiras, livros, mesas, computadores, enfim, como esses itens serão organizados para que os funcionários trabalhem de forma agradável, evitando movimentos desnecessários, mantendo a segurança e o bem- estar deles.

Msc. Renata Quemel10 Arranjo Físico Arranjo Físico: Corrêa e Corrêa (2006) enumeram uma lista de atividades que agregam valor num projeto de arranjo físico e por isso precisam ser mantidas: minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente de mão de obra, evitando movimentações desnecessárias;

Msc. Renata Quemel11 Arranjo Físico Arranjo Físico: Corrêa e Corrêa (2006) enumeram uma lista de atividades que agregam valor num projeto de arranjo físico e por isso precisam ser mantidas: facilitar a comunicação entre as pessoas envolvidas na operação, quando adequado; reduzir os tempos de ciclo dentro da operação, garantindo fluxos mais linearizados, sempre coerente com a estratégia;

Msc. Renata Quemel12 Arranjo Físico Arranjo Físico: Corrêa e Corrêa (2006) enumeram uma lista de atividades que agregam valor num projeto de arranjo físico e por isso precisam ser mantidas: Facilitar a entrada, a saída e a movimentação dos fluxos de pessoas e de materiais; Incorporar medidas de quantidade; Facilitar a manutenção dos recursos, garantindo fácil acesso;

Msc. Renata Quemel13 Arranjo Físico Arranjo Físico: Corrêa e Corrêa (2006) enumeram uma lista de atividades que agregam valor num projeto de arranjo físico e por isso precisam ser mantidas: Facilitar o acesso visual às operações, quando adequado; Encorajar determinados fluxos (como exemplo arranjos físicos de restaurantes).

Msc. Renata Quemel14 Arranjo Físico Tipos de Arranjo Físico: Processo:agrupa recursos com funções similares. Como Exemplo: Lojas de departamento; Produto:aplicado para as empresas que produzem um ou pouco produtos em grande quantidade ou que atendem um grande número de cliente que passam por uma sequencia comum de etapa no processo de atendimento; Posicional:Nele são as pessoas que se deslocam, pois predomina a configuração do produto;

Msc. Renata Quemel15 Arranjo Físico Tipos de Arranjo Físico:

Msc. Renata Quemel16 Arranjo Físico Tipos de Arranjo Físico: Veja um exemplo com aplicação de um fluxograma de cartão de crédito: