Competências necessárias para gestores de centros de preservação digital 2. Pergunta e objetivos 4. Metodologia 6. Revisão de literatura Quais as competências.

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Competências necessárias para gestores de centros de preservação digital 2. Pergunta e objetivos 4. Metodologia 6. Revisão de literatura Quais as competências necessárias para gestores trabalharem com preservação digital? Objetivo geral: identificar as competências de gestores para trabalhar com preservação digital (PD). Objetivos específicos: 1. Verificar a formação acadêmica e profissional do gestor de informação (GI) no que tange a preservação digital no Brasil; 2. Identificar, na literatura, a formação sugerida de recursos humanos em preservação digital no Brasil e exterior ; 3. Investigar habilidades profissionais dos GI na área de preservação digital (PD). 3. Definição teórica e operacional Definição essencial neste trabalho é a de competência profissional. A base conceitual é a preservação digital, profissional da informação e competências profissionais. O conceito de biblioteca digital está aqui embutido, servindo para entender o fenômeno. Autores significativos, nacionais e estrangeiros, na área estudada são Murilo Cunha (UnB), Miguel Angel Márdero Arellano (IBICT), Victoria Reich (Stanford University), Miguel Ferreira (Universidade do Minho), Maria Tereza Walter (STF) e Sofia Galvão, (UNB). 7. Bibliografia sugerida A revisão de literatura envolverá a consulta às bases de dados: LISA; UNESCO;WEB OF SCIENCE; BDTD/IBICT; ERIC; Portal de Periódicos da CAPES; ABCDM (FCI/DF). AZEVEDO, Liliane Juvência; GOMES, Suely. O mercado de trabalho para os profissionais da informação no contexto de empresas brasileiras das regiões geográficas norte, nordeste e centro-oeste. Informação & Sociedade: Estudos, Paraíba, v. 16, n. 1, Disponível em:. Acesso em 04 de maio de BAHIA, Eliana Maria dos Santos; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; BLATTMANN, Úrsula. Estudo bibliométrico sobre preservação digital: library and information science abstracts – LISA. Encontros Bibli: Revista Eletronica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. esp., 1º sem P. 91 – 105. ISSNe CHEPESUIK, R. The future is here: America's libraries go digital. American Libraries, v. 2, n. 1, p ,1997. CHILVERS, Alison H. Managing long-term access to digital data approach: a metadata approach p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Loughborough: Loughborough University, CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, dezembro Disponível em Acesso em: 25 de julho de CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construção de uma biblioteca virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, Disponível em: Acesso em: 2 de março de FERREIRA, Miguel. Introdução à Preservação Digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Disponível em:. Acesso em: 23 de fevereiro de Griffiths, Jose Marie; King, Donald W. New directions in library and information science education: final report. July, MÁRDERO ARELLANO, Miguel A. Critérios para a preservação digital da informação científica f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Brasília: Universidade de Brasília, Disponível em:. Acesso em: 04 Jan SAYÃO, Luis Fernando; SALES, Luana Farias. Curadoria digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Informação & Sociedade: Estudos, v.22, n.3, p , set./dez Disponível em:. Acesso em: 23 fev TOMANIK, Eduardo Augusto. O olhar no espelho: “conversas” sobre a pesquisa em ciências sociais. Maringá: EDUEM ed. Justificativa A sociedade tem depositado mais confiança nos documentos digitais. A falta de iniciativas para preservação digital para cientistas é um fato premente. Esse trabalho se justifica na constatação de pouca e dispersa literatura sobre o assunto e na identificação das habilidades profissionais dos gestores de informação quanto à PD no Brasil. Lembrando que há carência de estudos na área de competências de gestores para preservação digital (CUNHA, 2010). Orientador: Prof. Dr. Murilo Cunha Na Ciência da Informação o uso da tecnologia digital tem tomado o lugar dos tradicionais meios de preservação, o que trouxe a preocupação com o uso das técnicas digitais e sua prontidão na preservação em longo prazo (CHEPESUIK, 1997). Para Chilvers (2000) a confiança que a sociedade tem depositado nos recursos digitais leva a uma urgência na busca por estratégias para preservar conteúdos digitais. Ignorar isto pode levar à perda de dados únicos, e criar dispêndio financeiro, de tempo e recursos humanos para recriar estes dados, sem falar nos dados que "nasceram digitais", que podem ser perdidos definitivamente. A literatura aponta para mudanças no papel do profissional da informação: Cunha (1999) diz que a BD pode ser um novo paradigma para a profissão, Azevedo e Gomes (2006) falam de novas competências e habilidades digitais que ainda não foram identificadas, Sayão e Sales (2012, p. 182) já falam de novos papéis para os profissionais que trabalham com informação e Márdero Arellano (2004) diz que há necessidade de contratação e de capacitação de pessoal para preservação digital. Tudo isto deve ser alinhavado por um gestor, figura com escassos estudos no contexto da preservação digital. 1. Resumo A tese está sendo feita como uma investigação exploratória, com vasta revisão de literatura. Na coleta de dados serão utilizados entrevistas e questionários, e consiste em uma pesquisa a ser avaliada pelo método qualitativo, para se analisar as qualificações dos gestores de informação na condução de unidades de informação que fazem preservação digital, levantando o conhecimento adquirido sobre preservação digital desde a graduação até cursos de pós-graduação. Como resultado será proposto um arcabouço para a capacitação dos gestores. Os questionários serão enviados prioritariamente para gestores de centros de informação digital, mas também para outros profissionais. Receberão o questionário da pesquisa pessoal de nível médio, como os digitalizadores, pessoal de nível superior, como os bibliotecários, e especialistas em PD, no Brasil e no exterior, além, claro, dos gestores de serviços de PD e seus superiores. Se necessário, entrevistas serão feitas para averiguar melhor determinadas informações colhidas. A análise dos dados da pesquisa será qualitativa, dada a apreciação social das questões envolvidas no estudo. O método a ser utilizado será o questionário, uma vez que serão contatadas instituições no Brasil e no exterior.