MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

Eisenstein x Bazin Formalismo x realismo.
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
A peça se passa dentro do apartamento de um típico casal de professores durante um sábado aparentemente tranquilo. Mas subtamente visitas inesperadas.
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
Festival Anima Mundi Anima mundi (latim) – “alma do mundo”
PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974)
Comédia Dell’Arte.
ARTES CÊNICAS.
TEATRO DRAMÁTICO.
LINGUAGEM CÊNICA.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Modelo Genérico do Comportamento de Compra
Inovação: a condição suficiente
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Paul Newman.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
O narrador.
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
O TEATRO
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Professsora: Aíla Rodrigues
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Funções Mentais Superiores
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
RMP Consultoria de Negócios
TEATRO.
Edson Lozano Apresenta A trajetória de um caipira em busca de um casamento.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
COACHING EDUCATION.
Paciência Angústia Otimismo Criatividade Motivação Diálogo Aflição
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA História do Teatro III Profa. Marina de Oliveira 1° semestre/2010.
Comédia Dell’Arte.
Peter Brook.
REALISMO Revolução Industrial
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
Indicadores e Segurança Pública: arranjos e modelos institucionais Renato Sérgio de Lima Maio de 2015 Workshop “Estratégias de Monitoramento e Redução.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
PROTAGONISTAS NEGRAS NAS NOVELAS BRASILEIRAS
JOGOS TEATRAIS APLICADOS AO TRABALHO COM GRUPOS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
Cinema História do Cinema.
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (12)
PENSADORES DA EDUCAÇÃO
Teorias, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
Conselheiro de Leo Clube
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
“O TEATRO* NA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman
TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA O uso de recursos tecnológicos na escola, vem se expandindo já a algum tempo. A princípio o uso dos Slides, e o retro.
Michael Chekhov. Michael Chekhov Discípulo de Stanislavski; - Sobrinho de Anton Tchekhov; - Ator, diretor e teórico teatral; - Em sua vida.
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Análise da Geração de Emprego segundo o Nível de Qualificação no Período 2003/2008 João Saboia IE/UFRJ.
PALESTRAS: Trocar por miúdos Livros com Teatro dentro Universos e Frigoríficos, de Jacinto Lucas Pires Divulgação teatral Por Helena Espírito Santo, com.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
LINGUAGEM LÚDICO CONCEITUAL É a criação de uma animação, personificação de uma imagem e construção de um personagem que agregam os valores corporativos.
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

A maioria dos métodos de interpretação para cinema e TV é derivada de similares existentes no meio teatral. Grande parte dos diretores não segue um método específico já existente, mas cria o seu a partir de experiências e observações pessoais.

O método mais famoso do cinema é o da escola norte-americana Actors Studio, fundada por Lee Strasberg, em New York, de onde saíram alguns dos mais célebres atores do cinema, como Marlon Brando, Marilyn Monroe, James Dean e Paul Newman.

O método de Strasberg se baseia inteiramente no Método Stanislavski, criado na Rússia no século XIX e amplamente utilizado na encenação teatral. Nele os atores analisam profundamente as motivações e as emoções de seus personagens, a fim de personificá-los com realismo psicológico e autenticidade emocional. Usando o método, um ator relembra emoções ou sensações da sua própria vida e os utiliza para se identificar com o personagem a ser retratado.

Strasberg definiu a importância da improvisação e do conceito central de "memória afetiva": o processo de contato do ator com seu repertório pessoal de memórias de emoções, de forma que permita canalizá-las em um papel. Trabalha também a "memória sensorial” do ator e seu imaginário, buscando uma convergência para as ações físicas.

Outros métodos de interpretação foram criados por Stella Adler e Sanford Meisner, mas não tiveram a mesma aceitação e difusão que o de Strasberg. Diretores como o francês Robert Bresson e o inglês Mike Leigh também desenvolveram métodos próprios, mas não são adotados sistematicamente por outros diretores.

Tem sido muito adotado no cinema brasileiro um método de preparação de elenco, onde um profissional especializado nesta função trabalha para desenvolver determinadas habilidades no elenco, focados em determinadas características dos personagens ou em cenas específicas. O maior destaque na área é a preparadora de elenco Fátima Toledo, que desenvolveu um método próprio e participou de alguns filmes de maior sucesso do nosso cinema.