Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado Futuro e Hedge.
Advertisements

Opções e Estratégias de hedge
Aula 4 Operações de Swap.
Introdução aos Derivativos na BMF
Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente.
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
MODELO DE SIMULAÇÃO PARA DECISÃO DE HEDGE Masakazu Hoji.
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE DERIVATIVOS
FINANÇAS CORPORATIVAS
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
Economia, Finanças e Estatística Avançada
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
Fundamentos da Proteção Financeira
Termo de moeda (NDF) E outros derivativos.
Juros.
Bolsa de Mercadorias & Futuros Carlos Alberto Widonsck
MERCADO FINANCEIRO.
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
Fundamentos da Proteção Financeira
Operações com derivativos (item 7 do edital)
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Mercado a Termo.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
A CRISE DE 2008 – ORIGENS E CONSEQUÊNCIAS
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercados Derivativos Aula 01.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Mercado de Derivativos
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SWAP.
Mercado de Capitais II 8º Semestre COMEX Prof. Lourival Segundo Semestre de 2009.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
AULA 2 – Mercados Financeiros
Mercado Futuro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Natiara Penalva Muniz Novembro de 2010
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
Sociedade Anônima Características
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Administração de Riscos Hoji, Masakazu Administração Financeira, Uma Abordagem Prática. São Paulo:
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Aula 3 Derivativos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
TEMA 2.2.c ESQUEMA CONTABILIZAÇÃO-
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/14 Escolha de Portfolio [Carteira de Ativos] Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros.
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC, 2000 Figueiredo, Antonio Carlos. Introdução aos Derivativos. São Paulo: Pioneira, derivativos.aspx?idioma=pt-br

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 2/21 Contratos Financeiros de Futuros Um exemplo sobre compra e venda de um contrato de futuros de títulos do Governo Valor NominalPontos (por $1000) Prazo $100, anos Data venda ValorPreçoData entrega Hipótese Preço Mercado em Jun/30 Fev/1$100, ($115,000) Jun/30110 ($110,000) O comprador se compromete em pagar $115,000 O comprador perderá $5,000 O vendedor ganhará $5,000

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 3/21 Um contrato de opção sobre o contrato de futuros de títulos do Governo apresenta diversas características- chave: Lucros e Prejuízos nos Contratos de Opção e de Futuros 1.Tem a mesma data de liquidação que o contrato de futuros básico; 2.É uma “opção americana”; 3.O prêmio (preço) da opção é cotado em pontos que são os mesmos do contrato de futuros, de modo que cada ponto corresponde a $1,000.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 4/21 (a) Lucro ou Prejuízo para o comprador da opção de compra e para o comprador dos futuros Lucro ($) Prejuízo ($) Preço do Contrato de Futuros na Liquidação ($000) Comprador da Opção de Compra Comprador de Futuros A B C D A’ B’ C’ D’

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 5/21 (a) Lucro ou Prejuízo para o comprador da opção de compra e para o comprador dos futuros Lucro ($) Prejuízo ($) Preço do Contrato de Futuros na Liquidação ($000) Comprador da Opção de Compra Comprador de Futuros A B C D A’ B’ C’ D’ DADOS DO EXEMPLO: 1.O investidor compra, por um prêmio de $2,000, uma opção de compra sobre o contrato de futuros de títulos do Tesouro no valor de $100,000 com um preço de exercício de 115; 2.O investidor não irá exercer a opção se o preço estiver em 110, mas perderá os $2,000 de prêmio que pagou. Neste caso, a opção de compra está “fora do preço de mercado”, conforme ponto A. No jargão do mercado, “a opção vira pó”. 3.A um preço de 115, a opção de compra está “pelo valor do mercado”. O investidor perderá o prêmio de $2, Se a opção tem preço de 120, está “dentro do valor de mercado” e o investidor tem lucro de $5,000, que, excetuando-se o prêmio, possibilita um lucro líquido de $3,000, representado pelo ponto C 5. Para o comprador de futuros, o prejuízo pode ultrapassar $5,000.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 6/21 O contrato de futuros tem um função de lucro linear: os lucros aumentam por uma quantia igual para cada ponto que aumenta no preço do instrumento financeiro básico. A opção de compra apresenta função de lucro não- linear, porque protege o investidor de prejuízos maiores do que o prêmio de $2.000, no exemplo dado. 1 Diferença entre um Contrato de Futuros e um Contrato de Opção 1 Esta é a razão pela qual o preço de compra de uma opção é chamado prêmio.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 7/21 (b) Lucro ou Prejuízo para o comprador da opção de venda e para o vendedor de futuros Lucro ($) Prejuízo ($) Preço do Contrato de Futuros na Liquidação ($000) Comprador da Opção de Venda Vendedor de Futuros A BCD A’ B’ C’ D’ DADOS DO EXEMPLO: 1.O investidor compra, por um prêmio de $2,000, uma opção de venda sobre o contrato de futuros de títulos do Tesouro no valor de $100,000 com um preço de exercício de 115; 2.O investidor não irá exercer a opção se o preço estiver acima de 115 e perderá os $2,000 de prêmio que pagou. Neste caso, a opção de venda está “fora do preço de mercado”, conforme pontos B, C e D; 3.A um preço de 115, a opção de venda está “pelo valor do mercado”. O investidor perderá o prêmio de $2,000 (ponto B); 4.Para o vendedor de futuros, o prejuízo pode ultrapassar $5,000.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 8/21 Mercado de Opções no Brasil No Brasil, as opções são negociadas na BOVESPA e na BM&F. Na BOVESPA são negociadas opções de compra e venda de ações e de índice. A liquidez está concentrada nas opções de compra de ações. Elas representam mais de 90% do volume negociado no mercado de opções.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 9/21 Identificação das opções A identificação das opções é feita pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número de série. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento. OpçãoVencimento CompraVenda AMJaneiro BNFevereiro COMarço DPAbril EQMaio FRJunho GSJulho HTAgosto IUSetembro JVOutubro KWNovembro LXDezembro

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 10/21 Modalidades de Opções Financeiras Opções de compra e opções de venda de ouro Opções de compra e opções de venda sobre futuro de IBOVESPA Opções de compra e opções de venda sobre futuro de taxa de câmbio de reais por dólares comerciais Opções de compra e opções de venda sobre índice de taxa média de depósitos interfinanceiros de um dia

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 11/21 Modalidades de Opções (cont.) Flexíveis 1 Opções de compra e opções de venda flexíveis de índice BOVESPA 1 São opções em que os diversos parâmetros, como tamanho do contrato, prazo de vencimento, preço de exercício, data de pagamento do prêmio etc. são livremente pactuados entre as duas partes. Não podem ser negociadas no pregão.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 12/21 Fazendo hedge com Opções de Futuros O uso de opções em vez de futuros para realizar micro hedge permite que o banco Ômega se proteja contra elevações nas taxas de juros e, ainda, permite que ele se beneficie dos declínios das taxas de juros (apesar do lucro ser reduzido pela quantia do prêmio).

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 13/21 Fatores que determinam o prêmio sobre um contrato de opção: 1.Quanto mais alto o preço de exercício, todo o resto permanecendo igual, mais baixo será o prêmio sobre opções de compra, e mais alto o prêmio sobre opções de venda; 2.Quanto maior o prazo até a liquidação, coeteris paribus, mais altos os prêmios para opções tanto de compra quanto de venda; 3.Quanto maior a volatilidade de preços do instrumento financeiro básico, coeteris paribus, mais altos os prêmios para opções tanto de compra quanto de venda.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 14/21 Swaps de taxa de juros São contratos financeiros que obrigam uma parte a trocar uma série de pagamentos que possui por uma outra série de pagamentos que pertencem a uma terceira parte. Existem swaps de moedas e swaps de taxa de juros.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 15/21 Swaps de taxa de juros O tipo mais comum de swap de taxa de juros (chamado plain vanilla swap 1 ) especifica 1.A taxa de juros sobre os pagamentos que estão sendo trocados; 2.O tipo de pagamentos de juros (variável ou de taxa fixa) 3.O valor nominal (ou nocional), que é o montante sobre o qual o juro é pago e 4.O período de tempo em que as trocas continuam a ser efetuadas 1 Literalmente, “baunilha simples”

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 16/21 Um exemplo de swaps de taxa de juros Banco Ômega de Poupança e Empréstimo Financiadora Sul- Americana Taxa fixa durante um período de dez anos 7% x $1 milhão Taxa variável durante um período de dez anos (Letra T + 1%) x $1 milhão

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 17/21 Hedging com swaps de taxa de juros Ao fazer um micro hedge com swaps de taxa de juros, a instituição financeira pretende nivelar o custo dos recursos com os pagamentos de juros que ele recebe sobre seus ativos, principalmente se estes custos e receitas forem estabelecidos com taxas de juros flutuantes.

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 18/21 Vantagens dos swaps de taxa de juros 1.Vantagens informacionais (alternativas de investimento para vários tipos de clientes); 2.Horizontes de tempo bastante longo, às vezes de 20 anos (os mercados financeiros de futuros e as opções de futuros geralmente não passam de um ano).

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 19/21 Desvantagens dos swaps de taxa de juros 1.Os mercados de swaps, assim como os mercados a termo, sofrem de falta de liquidez; 2.Mesmo risco de default que encontramos para os contratos a termo;

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 20/21 Banco Ômega de Poupança e Empréstimo Financiadora Sul-Americana Citibank Pagamentos de swaps de taxas de juros com um intermediário Taxa fixa durante um período de dez anos 7,05% x $1 milhão Taxa variável durante um período de dez anos (Letra T + 1,05%) x $1 milhão Taxa fixa durante um período de dez anos 6,95% x $1 milhão Taxa variável durante um período de dez anos (Letra T + 0,95%) x $1 milhão

Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 21/21 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC, 2000 Figueiredo, Antonio Carlos. Introdução aos Derivativos. São Paulo: Pioneira, 2002