Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
Teorias do Desenvolvimento
Dinâmica e Gênese dos Grupos
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
Epistemologia genética – Jean Piaget
Avaliação Psicomotora
O processo Grupal UNIFRA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Ciberinfante criativo
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Professora Suraia Rahmé
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Didática: organização do trabalho pedagógico
Daniil B. Elkonin Psicologia do jogo.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PEAD Ludicidade e Educação
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Teoria Sociocultural.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
O aparecimento da consciência humana
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A educação como processo social
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostsky Marilda Gonçalves Dias Facci Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva

Quem foram? Elkonin

Mediação por instrumentos entre Suj x Obj O que eles têm em comum? Abordagem histórico-cultural ou sócio-histórica do desenvolvimento; Base marxista  mudanças históricas sociais produzem mudança na consciência e comportamento humano  Visão historicizadora do psiquismo humano; Mediação por instrumentos entre Suj x Obj Funções Psicológicas Atividade Social

Abordagem histórico-cultural Natureza das funções psicológicas superiores Estágios de desenvolvimento possuem certa seqüência no tempo, mas não são imutáveis;

Atividades Principais do desenvolvimento humano Periodização\ autores Elkonin Vygostski Primeira infância Comunicação emocional direta Situação social do bebê: Total incapacidade biológica e obrigação de comunicação máxima com os adultos Atividade objetal manipulatória atividade objetal-instrumental; Linguagem: formação da consciência e diferenciação do “eu” Quanto à Linguagem Auxilia a criança na compreensão da ação dos objetos Fundamental para o pensamento evoluir em função dos domínios dos meios sociais.

Atividades Principais do desenvolvimento humano Periodização\ autores Elkonin Leontiev Segunda Infância Jogo Brincadeira – esforça-se para agir como um adulto Atividade de estudo Escola - impressão de estar realizando atividades verdadeiramente importantes No período pré-escolar o mundo da criança divide-se em dois círculos: pais ou pelas pessoas que convivem com elas e o outro grupo é formado pelos demais membros da sociedade. Na escola a relação com os professores faz parte de um pequeno e íntimo círculo de seus contatos.

Atividades Principais do desenvolvimento humano Periodização\ autores Elkonin Vygostski Adolescência Comunicação íntima pessoal Importante avanço no desenvolvimento intelectual – formação de conceitos Atividade profissional/de estudo Mudança na posição que o jovem ocupa com relação ao adulto – algumas relações de igualdade A etapa final do desenvolvimento acontece quando o indivíduo se torna trabalhador, ocupando um novo lugar na sociedade.

Sociedade Determina o conteúdo e a motivação na vida da criança. Todas as atividades dominantes aparecem como elementos da cultura humana.

As atividades dominantes podem ser divididas em dois grupos: Sistema criança-adulto social: orientação predominante na atividade humana e assimilação de objetivos, motivos e normas das relações entre as pessoas. Sistema criança-objeto social: assimilação de procedimentos de ação com os objetos.

Após os períodos em que tem lugar o desenvolvimento preponderante na esfera motivacional e de necessidades, seguem períodos com preponderância de formação de possibilidades operacionais técnicas.

Como ocorre a passagem de uma etapa de desenvolvimento à seguinte? Percepção da criança de que sua situação atual pode ser potencializada e se esforça para modificá-la. Ela torna-se consciente das relações sociais estabelecidas, e essa conscientização a leva a uma mudança na motivação de sua atividade.

De acordo com Elkonin (1987), as atividades da criança são variadas e “(...) seu surgimento e conversão em atividade principal não eliminam as existentes anteriormente, senão que só mudam seu lugar no sistema geral de relações da criança com a realidade, as quais se tornam mais ricas”.

As crises entre as etapas: Crises pós-natal: primeiro ano (2 meses a 1 ano). Crise de 1 ano: infância precoce (1- 3). Crise de 3 anos: idade pré-escolar (3-7). Crise dos 7 anos: idade escolar (8-12). Crise dos 13 anos: puberdade (14-18). Crise dos 17 anos.

(...) a essência de toda crise reside na reestruturação da vivência anterior, reestruturação que reside na mudança do momento essencial que determina a relação da criança com o meio, isto é, na mudança de suas necessidades e motivos que são os motores de seu comportamento (Vygotski, 1996).

Características dos períodos de crise: Os limites entre o começo e o final da crise e as idades contíguas são totalmente indefinidas. Um grande número de crianças que vivem essa fase são difíceis de educar, pode haver conflitos entre elas e outras pessoas, porém há variação entre as crianças. Negativismo.

Surge, então, uma nova atividade principal, dando início a um novo estágio do desenvolvimento. As atividades principais anteriores não deixam de existir apenas ficam em segundo plano.

Análise da evolução do desenvolvimento infantil (Vigotsky, 1996): 1) Estudar a dinâmica da idade para esclarecer como a situação social influencia nas novas estruturas da consciência da criança nos diversos períodos evolutivos. 2) Estudar a origem ou gênese das novas formações centrais de determinada idade.

3) Estudar as conseqüências advindas dessas novas estruturas de idades, pois a nova estrutura da consciência adquirida significa que a criança percebe distintas maneiras em sua vida interior, assim como o mecanismo interno de suas funções psíquicas.

4) Observar, além das transformações internas, a mudança de comportamento na relação com outras pessoas, pois essa reestruturação da situação social de desenvolvimento constitui o conteúdo principal das idades críticas.

Lei fundamental da dinâmica das idades para Vigotsky: (...) as forças que movem o desenvolvimento da criança em uma ou outra idade acabam por negar e destruir a própria base de desenvolvimento de toda idade, determinando, com a necessidade interna, o fim da situação social do desenvolvimento, o fim da etapa dada de desenvolvimento no passo seguinte, ou ao período superior de idade.

Referências BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited  2009-04-14], pp. 26-43. DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited  2009-04-14], pp. 44-63. FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo, Xamã, 2006. Site Planeta Educação: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=431 Desenvolvimento infantil e ensino: a análise históricocultural de vigotski, leontiev e elkonin Pasqualini, Juliana Campregher – UNESP GT-20: Psicologia da Educação Agência Financiadora: FAPESP