Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Advertisements

Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
O Arcadismo no Brasil.
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Arcadismo/Neoclassicismo
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
Luís de camões. 10 de Junho de 1580 foi, considerado uma das maiores figuras da literatura em Portugal, dia também da sua morte Nasceu em Lisboa, de uma.
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.
 Nome completo: Matilde Rosa Lopes de Araújo  Data e local de nascimento: 20 de junho de 1921 em Lisboa  Data e local de morte: 6 de julho de
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Barroco / Arcadismo Exercícios.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
ARCADISMO NEOCLASSICISMO (XVIII)
A poesia de Mário de Andrade
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Brasil Império José Murilo de Carvalho. Introdução  A grande diferença verificada na evolução das colônias espanholas e portuguesas  Político: manutenção.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Paisagens & Fotos Arquivo Pessoal / Internet MULHERES TEXTO DE MINHA AUTORIA Sequência automática.
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Significação lexical. Todas as palavras que existem numa língua (ou seja, o léxico) têm um significante (forma gráfica e acústica) e um ou mais significados.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
ARTE GÓTICA.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Arcadismo ou Neoclassicismo
Arcadismo ou Neoclassicismo
Arcadismo ou Neoclassicismo
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS:
Transcrição da apresentação:

Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS Entre os autores árcades brasileiros destacam-se: POESIA LÍRICA (abordam o tema amor):  Cláudio Manuel da Costa (pseudônimo: Glauceste Satúrnio): Obras poéticas (1768, início oficial do Arcadismo no Brasil).  Tomás Antônio Gonzaga (pseudônimo: Dirceu): Marília de Dirceu.  Silva Alvarenga: Glaura.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS POESIA ÉPICA - sentimento nativista (abordam temas nacionais):  Basílio da Gama: O Uruguai.  Santa Rita Durão: O Caramu.  Cláudio Manuel da Costa: Vila Rica. POESIA SATÍRICA - crítica social (que abordam, por meio do humor, problemas do contexto político):  Tomás Antônio Gonzaga: Cartas Chilenas.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS Cláudio Manuel da Costa Poesia Lírica e Épica Vida Claudio Manuel da Costa também conhecido pelo pseudomino pastoral de Glauceste Satúrnio, nasceu em Mariana em Minas Gerais. Depois de estudar no Brasil com os jesuítas completou seus estudos em Coimbra, onde se formou advogado. Em Portugal, tomou contato com as renovações da cultura Portuguesa.

De volta ao Brasil trabalhou em Vila Rica como advogado e administrador. Sua carreira de escritor teve inicio com a publicação de obras poéticas. Em 1787, foi acusado de envolvimento na Inconfidência Mineira. Encontrado morto na prisão, e a alegação oficial pela sua morte foi a de suicídio. Com ampla formação cultural, Cláudio liderou o grupo de escritores árcades mineiros e soube dar continuidade, apesar das limitações das colônias, à tradição de poetas clássicos. Seus sonetos apresentam notáveis afinidades com as líricas de Camões. O poeta cultivou a poesia lírica e a épica. Na lírica tem destaque o tema de desilusão amorosa. Na épica, Cláudio escreveu Vila Rica, poema inspirado nas epopeias clássicas, que trata da penetração bandeirante, da descoberta da minas, da fundação de Vila Rica e de revoltas locais.

Obra: Vila Rica Ao narrar à história da Capitania de Minas no poema Vila Rica, expressa forte sentimento nacionalista, valorizando esteticamente as riquezas naturais de sua terra. VILA RICA (fragmento) Cantemos, Musa, a fundação primeira Da Capital das Minas; onde inteira Se guarda ainda, e vive inda a memória, Que enche de aplauso de Albuquerque a história. Tu, pátrio ribeirão, que em outra idade Deste assunto a meu verso, na igualdade De um épico transporte, hoje me inspira Mais digno influxo; por que entoe a lira; Porque leve o meu canto ao clima estranho O claro herói, que sigo, e que acompanho: Faze vizinho ao Tejo, enfim que eu veja Cheias de Ninfas de amorosa inveja....

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO AMARAL, Emília et al. Português: Novas Palavras: Literatura, gramática, redação. São Paulo: FTD, CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens: volume 1: Ensino Médio: Literatura, Produção de Texto, Gramática. 5ª Ed. São Paulo: Atual, MAIA, João Domingues. Português: volume único. 2° Ed. São Paulo: Ática, PROENÇA FILLHO, Domício. Estilos de Época na Literatura: através de textos comentados. 5° Ed. São Paulo: Ática, 1978.