Compreendendo os fatos fundamentais da multiplicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
DA PERIFERIA PARA O CENTRO E O PAPEL DO FUTURO
MÉTODO CIENTÍFICO.
Potenciação Potenciação Propriedades da potenciação Exercícios 1.
A escrita dos Números..
Psicologia das Relações Interpessoais
Classe gramatical variável
Aluno: Jimmy leite de oliveira
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Docente: Paula Reis de Miranda.
Trabalho de Educação Física
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
Entendo os números inteiros
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Numeral é a palavra que quantifica entes ou conceitos ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Quando apenas nomeia o número de entes, o.
Perfil do Profissional
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Introdução ao conceito de Multiplicação
Classes de palavras: o quantificador
III Encontro de Boas Práticas
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Operações com Naturais
Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual
Material disponível em: Prof. RONI MÁRCIO FAIS
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Jogo da Multiplicação.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O conhecimento.
IMPORTANTE!!! EXERCÍCIOS DE REVISÃO.
AULA 3 – COLETIVIDADE E INDIVIDUALISMO
Estudo Opcional de Célula Para refletir: O Poder das Palavras
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
QUANTIFICADORES (p.304 do manual)
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Boas práticas e novas ideias na inclusão de crianças e jovens 1.
REVISÃO POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO
Nome:Vitória Nº29 Professora:Ludmila
Investigar, ensinar e aprender
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
EQUAÇÕES E PROBLEMAS Resolva as questões em uma folha para entregar.
ACESSA EDUCAÇÃO.
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
CURIOSIDADES DA MATEMÁTICA....
3 Comunicação e vida familiar. 3 Comunicação e vida familiar.
  1. Entre três irmãos foram distribuídos 66 cadernos da seguinte maneira: o segundo irmão recebeu o dobro do primeiro mais 12 cadernos; o terceiro recebeu.
Classes fechadas de palavras: * o quantificador.
Aluna: Jizebel Tamiris Jantsch
Teoria dos Campos Conceituais
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Materiais manipuláveis: Ábaco
Aula 5 – 26/mar/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, cap. 2.
Aprendizagem da matemática
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Escola de Ensino Básico Julius Karsten Jaraguá do Sul / SC.
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
PROCESSO DE SOLDAGEM MAG. SOLDAGEM MAG.
Prismas Prof PH. O que você consegue observar de comum entre os sólidos abaixo?
Prismas Prof PH. O que você consegue observar de comum entre os sólidos abaixo?
EQUAÇÕES DO 1º e 2º GRAU.
Primeiro slide. segundo Terceiro slide.
Transcrição da apresentação:

Compreendendo os fatos fundamentais da multiplicação A TÁBUA DE PITÁGORAS Compreendendo os fatos fundamentais da multiplicação

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100

Conclusões A tábua de Pitágoras trabalha os fatos fundamentais da multiplicação; Através da tábua é possível estabelecer várias relações numéricas baseadas no conhecimento que as crianças tem sobre o sistema de numeração decimal: Relações multiplicativas de dobros, triplos, metades, terços etc...; Relações aditivas por exemplo: 2+3=5; 4+3=7 etc... O conhecimento dos fatos fundamentais e das relações contidas na Tábua de Pitágoras ajuda na memorização da tabuada. O conhecimento das relações e das regularidades contidas na Tábua de Pitágoras ajuda na reconstrução das tabuadas que os alunos ainda não conseguiram memorizar.

“Uma idéia pode transformar-se em pó ou magia, dependendo do talento que nela tocar.” (Willian Bernbach) C@rminh@ slide 2010