Economia: Modernização e Simplificação de Procedimentos Isabel Catarina Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
REMOÇÃO DAS BARREIRAS AO INVESTIMENTO. Total: 153 Dias.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Organização industrial
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ordenamento do território e urbanismo
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
BARRACÃO INDUSTRIAL.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES: O CASO DA ANEEL
O SONHO QUE SE TRANSFORMA EM REALIDADE
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Gestão Estratégica na Política Pública
Com o lançamento do projecto CASA PRONTA, foi criado um novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes.
42ª Assembléia ASAPRA – 11/11/2011
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Novas Oportunidades para a Agricultura COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO
Os Novos Marcos Regulatórios
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Seminário do Setor Portuário
CADASTRO E LICENCIAMENTO FLORESTAL
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO QUADRO DE REFERÊNCIA ALTERAÇÕES AO REGIME JURÍDICO.
“Debates sobre definições estratégicas de políticas para os portos” – Ministério dos Transportes Wilen Manteli Presidente da Associação Brasileira dos.
Planejamento e Responsabilidade Social
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO Évora 25 de Fevereiro de 2008 Ana Cristina Bordalo Assessora do Secretário de Estado Adjunto e da Administração.
Instituto Publix. 10 de setembro de 2014 Universalização do Simples Nacional Diferencial para adesão deixa de ser a atividade e passa a ser o faturamento.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Santarém - 9 junho 2015.
Capítulo 19 O Mercado Global.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Programas Estruturadores, Indicadores e Área de Resultados: compilação e interpretação de dados informações de documentos institucionais da SEPLAG-MG PPAG.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
1º Workshop FRENLOG Cabotagem Entraves e Soluções Agosto / 2015.
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
1. Base legal - Lei nº /2007: Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas,
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (CONORF)
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Economia: Modernização e Simplificação de Procedimentos Isabel Catarina Rodrigues

Quem somos Direção Regional da Economia e Transportes; Tutelada pela SRETC; Promovemos a execução da política definida pelo Governo Regional para as áreas do Comércio, Indústria, Energia, Qualidade, Metrologia, Transportes e Mobilidade; Equipa de 90 colaboradores; Quatro espaços físicos de trabalho.

Licenciamento Comercial Aprovado em 2013 Redução do universo de estabelecimentos, sujeitos ao regime de autorização Simplificação dos procedimentos Redução dos prazos de decisão Diminuição dos custos de oportunidade para as empresas Transparência e informação para os consumidores

Licenciamento Comercial Prazos legais (dias) Etapas AntesAtual Instrução do Processo10 5 Análise instrutória/Solicitação de pareceres 5 Solicitação de Pareceres a Entidades Externas 3020 Elaboração do relatório3010 Aprovação3010 Total10545

Licenciamento Comercial AnoTempo interno (dias) 2011_

Vendedores Ambulantes Simplificação do ponto vista administrativo e dos procedimentos Substituição de um cartão emitido por cada município onde o vendedor pretendia exercer a sua atividade por um titulo de atividade válido em todo o território nacional Maior transparência e informação

Acesso e Exercício de Atividades (comércio, serviços e restauração) Simplificação de procedimentos Redução da carga burocrática e custos inerentes Reforço da fiscalização posterior à abertura dos estabelecimentos Introdução de simplificações em diplomas conexos Sistematização de vários diplomas referentes a atividades de comércio, serviços e restauração num único regime jurídico (RJACSR- Decreto-Lei n.º 10/2015 de 16 de janeiro)

Atividades sujeitos a registo com base na comunicação prévia: Atividades de comércio, serviços e restauração, que inclui o cadastro comercial Atividade de Vendedor Ambulante e Feirante Atividade Funerária Estabelecimentos Sex-shop

Regime de Exercício da Atividade Industrial - REAI Aprovado em 2009 Adequação da legislação às especificidades regionais Promoção da competitividade da economia regional Tipologia dos estabelecimentos industriais, reduzida de quatro para três tipos Criação de um regime de registo simplificado (tipo 3) para as unidades produtivas artesanais Simplificação dos processos de licenciamento

Regime de Exercício da Atividade Industrial - REAI AnoTempo interno dias* dias dias dias dias * Ano da publicação do novo regime

VMTempo interno (dias) IP556 Massas863 MI444 MP555 SGPE565 Parq.867 A.Gases644 SMDC565 Opac.744 P.emb._124 Controlo Metrológico

PIETRAM Plano setorial de âmbito regional que visa estabelecer orientações estratégicas para a intervenção no setor dos transportes.

PIETRAM Transporte Aéreo Transporte Marítimo Acessibilidade Rodoviárias Transportes Terrestres Logística Regional e Urbana

Balcão do Empreendedor Ponto único de acesso aos serviços relacionados com a atividade empresarial Simplificação dos procedimentos Redução da burocracia a que estavam sujeitos diversos negócios Redução de custos administrativos, simplificando e reduzindo os encargos sobre os cidadãos e as empresas. Incentivar o empreendedorismo Possibilidade de alargamento do leque de serviços passíveis de serem realizados online

Serviços da DRET a integrar no Balcão Atividades de comércio, serviços e restauração, que inclui o cadastro comercial Atividade Funerária Estabelecimentos Sex-shop Atividade Prestamista Atividade Leiloeira Atividade de Vendedor Ambulante e Feirante Licenciamento comercial

Interface com o cliente