PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Profa. Maria Elena de Gouvêa
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
Pacto do Ensino Médio e o REM
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
  Domingos Leite Lima Filho I Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Alfabetização na Idade Certa
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano
Política do Ensino Médio no Brasil Programas e ações do MEC
Atividade complementar
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Currículo em Movimento Reorganização da EJA
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROPOSTA DE FORMAÇÃO UFSC – UFFS - SED - MEC. EQUIPE UFSCNomesEQUIPE UFFSNomes Coord. GeralJuares da Silva Thiesen Coord. Geral do COMFOR Lísia Regina.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1ª REUNIÃO PROFESSORES ORIENTADORES PEDAGÓGICOS COORDENADORES DO 6º AO 9º ANO Sejam Bem-Vindos! Coordenação - 6º ao 9º ano.
Transcrição da apresentação:

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO  Começou a adesão dos professores ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que este ano vai oferecer formação continuada aos educadores de todas as disciplinas.  Estão envolvidos o Ministério da Educação, que propôs a ação e vai assegurar as bolsas de estudos e as pesquisas;  as Secretarias de Educação, responsáveis pelo ensino médio no país;  Universidades públicas federais e estaduais, responsáveis pelos conteúdos.

Organização Coordenador Geral da IES Coordenador Adjunto da IES Supervisor Formador da IES Formador Regional Orientador de Estudo Professores e Pedagogos

Pacto Nacional pelo Ensino Médio OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Resolução/CD/FNDE nº 51, de 11 de dezembro de 2013  Podem participar todos os professores da rede pública estadual do Ensino Médio  Bolsa de estudo para o professor do Ensino Médio (R$ 200,00), para os professores:  Cadastrados no Educacenso como professores do ensino médio;  Efetivo exercício da docência em 2014;

CONSTITUIÇÃO DE TURMAS  Cada turma deverá ter um mínimo de 5 (cinco) e um máximo de 35 (trinta e cinco) professores e coordenadores pedagógicos;  Cada turma de professores deverá ter um orientador de estudo, responsável por formar os cursistas.  Nas escolas com menos de cinco professores ou coordenadores pedagógicos, estes deverão ser incorporados às turmas de outras escolas.

ORIENTADOR DE ESTUDO  Responsável para ministrar a formação, escolhido em processo público nas escolas.  Ser professor do Ensino Médio ou Coordenador Pedagógico.  Ser formado em Pedagogia ou Licenciatura.  Atuar há, no mínimo. Dois anos no Ensino Médio.  Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e encontros com o formador regional e ao trabalho de formação na escola

MATERIAL DA FORMAÇÃO  Utilização da produção do Ensino Médio Inovador;  Traz como referência básica as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio;  São textos reflexivos e provocativos, próprios para atividades coletivas e individuais;  Tem como lócus de debate a escola;  Será disponibilizado digitalmente para serem incorporados aos tablets;

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL Material dar 1ª etapa de formação Caderno 1 - Ensino Médio e formação humana integral Caderno 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio Caderno 3 - O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral Caderno 4 - Organização e gestão democrática da escola Caderno 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Caderno 6 - Avaliação no Ensino Médio

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL 2ª etapa de formação Segunda etapa - estudo aprofundado das áreas de conhecimento e suas articulações com os princípios e propostas das DCNEM e dos Direitos a Aprendizagem e Desenvolvimento: 1. Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia); 2. Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia); 3. Linguagens (L. Portuguesa; Artes; Ed. Física; L. Estrangeira Moderna); 4. Matemática

NRE – GUARAPUAVA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO José Amilton da Silva Carraro