PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA OS TRABALHADORES ACTRAV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Campanha Serviço Público de Qualidade
Programa de Ética e Cidadania
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Actividades do Formador
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
AGENDA DE NEGOCIAÇAO COLECTIVA RELACIONADA COM HIV/SIDA.
Didáctica da Matemática
ESTUDO ACOMPANHADO.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A ESCOLA NASCE ATUAL MOMENTO DO MSTTR
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
I.E.S. Lucía de Medrano Salamanca A.E. D. Afonso III - Vinhais.
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social.
SNV Moçambique.
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
Organização Internacional do Trabalho O que é, como funciona
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
As organizações do trabalho
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
BREVES SOBRE O FONGA CRIADO EM 1998, CONTA NESTE MOMENTO COM 293 ORGANIZACOES ENVOLVIDAS PROGRAMA DE COMBATE A POBREZA, HIV SIDA, PROMOCAO DE BOA GOVERNACAO,
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
Neste contexto, a Escola de Gente criou, em 2003, o projeto Oficineiros(as) da Inclusão, no qual jovens com e sem deficiência disseminam o conceito.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Palestra de ensino de Geografia
Datos: Problema 2 Nodos Oferta Nodos Demanda A150 B100.
1 CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA CONSEJO GENERAL DEL PODER JUDICIAL.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Atuação dos agentes de Controle Social
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Dr. Julio Suarez Brasília,2015 Desenvolvimento e Desigualdades no Contexto das Relações Internacionais.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Educação e Políticas Públicas Educación y Políticas Públicas Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais.
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
PLAN DE TRABAJO BRASIL Martinho Conceição Coordenador da Secretaria Nacional de Formação da CUT Ana Paula Melli Coordenadora Pedagógica da Esc.Sindical.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Sistematização dos Trabalhos da Primeira Semana Leitura das tarjetas em 05 minutos Responder as questões em 15 minutos.
RESUMO SEMANA DE 30/05 A 03/06/ CONVENÇÃO 98 DA OIT SOBRE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA  Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
SECRETARIAFORMAÇÃOSINDICALSECRETARIAFORMAÇÃOSINDICAL FORMACIÓN FACILITADORES - TUTORES EN TRABAJO DECENTE AL CUBO Buenos Aires 25/06 al 06/07/2012 O CURSO.
Kilmainham Gaol Kilmainham Gaol é uma ex- prisão de Dublin, na Irlanda. É agora um museu administrado pelo Serviço das Obras Públicas do Governo da Irlanda.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Programa de Actividades para los Trabajadores – ACTRAV
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA OS TRABALHADORES ACTRAV

Philadelphia 1944 n La Conferencia reafirma os principios fundamentales sobre los cuales está basada la Organización y, en especial, los siguientes: n a) el trabajo no es una mercancía; n b) la libertad de expresión y de asociación es esencial para el progreso constante; n c) la pobreza, en cualquier lugar, constituye un peligro para la prosperidad de todos; n d) la lucha contra la necesidad debe proseguirse con incesante energía dentro de cada nación y mediante un esfuerzo internacional continuo y concertado, en el cual los representantes de los trabajadores y de los empleadores, colaborando en un pie de igualdad con los representantes de los gobiernos, participen en discusiones libres y en decisiones de carácter democrático, a fin de promover el bienestar común.

Escritório de actividades para os trabalhadores (ACTRAV) Ginevra ACTRAV OIT TURIM Grupo Trabalhadores

ACTRAV Objectivos gerais (longo prazo) : Promover sindicatos livres, democráticos e representativos Promover os direitos e os interesses dos trabalhadores

PORQUE Objectivos gerais (longo-prazo) da cooperação técnica:  Sindicatos – instrumento para democracia  Os sindicatos são as escolas de formação para a democracia  Sindicatos - os parceiros cruciais no tripartismo Promover os sindicatos livres e democráticos e representativos Promover os direitos e os interesses dos trabalhadores

COMO  Capacitação Fortalecer a capacidade dos sindicatos no treinamento dos membros, e construir organizações mais fortes  Desenvolvimento de estratégias Ajudar os sindicatos em se relacionarem com esses assuntos Objectivos gerais (longo-prazo) da cooperação técnica: Promover os sindicatos livres e democráticos Promover os direitos e os interesses dos trabalhadores

Assuntos atuais n Globalização y crisis n Organizar os desorganizados n Unificar o trabalho n Direitos fundamentais dos trabalhadores n Mulheres trabalhadoras n Meio ambiente n Protecção social n Negociação colectiva

Desenvolvimento de estratégias n Formação n Pesquisa n Oficinas Seminários Projectos n Serviços n Serviços de assessoria Ajudar os sindicatos em enfrentar os assuntos:

Capacitação n Estrutura de formação l fortalecimento da estrutura l bem integrada na estrutura sindical n Fortalecimento da capacidade de formação l treinamento de treinadores l materiais didácticos n Fortalecimento da capacidade de pesquisar e desenvolver estratégias

Metodologias de formação n Métodos dativos de aprendizagem n Atitude Comparativa