Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar.

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Transcrição da apresentação:

Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar esses seres vivos tão peculiares. OBJETIVOS - Descrever as principais características dos componentes do Reino Fungi, a partir de um padrão, representado pelo cogumelo. - Reconhecer a importância industrial – principalmente relacionada à produção de etanol – e a ecológica – vinculada à atividade de decomposição – dos fungos.

Fungos  Introdução - Heterótrofos; - Uni ou pluricelulares; - Decompositores; - Tipos de fungos: a) Eumicetos: fungos verdadeiros; b) Mixomicetos: menos abundantes.

Fungos  Saccharomyces cerevisiae (levedura ou fermento) - Fabricação de pão, álcool combustível, cachaça, cerveja, vinho etc. Álcool Combustível C 6 H 12 O 6 Glicose CO 2 Gás carbônico + C 2 H 5 OH Álcool etílico Fermentação alcoólica

Fungos  Saccharomyces cerevisiae (levedura ou fermento) a) Na fabricação do pão, esse fungo age em condições anaeróbicas; b) Transforma o amido da massa em CO 2 e álcool, obtendo energia; c) O álcool evapora, mas o CO 2 permanece na massa, estufando-a.

 Fungos pluricelulares

 Como vivem os fungos? - Heterótrofos; - Hifas secretam enzimas digestivas; - As moléculas difundem-se para o corpo do fungo; - Podem liberar toxinas no substrato.

 Por que estudar os fungos? - Papel ecológico OBS: A atividade decompositora dos fungos prejudica o homem quando eles agem sobre alimentos, móveis, máquinas fotográficas, filmes, roupas, paredes etc.

 Por que estudar os fungos? - Causam doenças Micoses Unhas deformadas Frieiras Doenças em plantas Sapinhos Aspergillus flavus – aflatoxina – toxina cancerígena

 Por que estudar os fungos? - Usados como alimento Champignon Shiitake Morchellas Cogumelo do Sol Trufas

 Por que estudar os fungos? - Podem provocar alucinações a) Cogumelos de esterco de gado; b) Índios mexicanos – cogumelo Psilocybe mexicana – substância psilocibina; c) LSD (dietilamida do ácido lisérgico). O LSD é uma substância sintética, produzida a partir de um composto normalmente elaborado por um fungo (Claviceps sp), que provoca o esporão do centeio. A substância é a ergotamina, de ação vasoconstritora que, se usada em alta dosagem, leva o indivíduo à morte.

 Reprodução dos fungos - Assexuada – esporos produzidos por mitose; - Sexuada – esporos produzidos por meiose, e fusão de hifas haploides; Reprodução assexuada do bolor verde (Penicillium notatum). - Corpo de frutificação confecciona esporos (conidiósporos) p/ mitose nos esporângios; - Os esporos caem, germinam e originam outro fungo.

 Reprodução dos fungos Reprodução sexuada no champignon (basidiomiceto)

 Classes dos fungos eumicetos - Ascomicetos: mofos, bolores e leveduras; - Basidiomicetos: cogumelos, orelhas-de-pau etc. - Deuteromicetos (fungos imperfeitos): Penicillium e Aspergillus; - Oomicetos: causadores de doenças em plantas; - Zigomicetos: decompositores ou parasitas.  Fungos mixomicetos - Comuns em bosques e matas úmidas, onde há material em decomposição; - Heterótrofos (aclorofilados).

Líquens e micorrizas (associações com outros seres vivos) - Líquens (fungos e algas): indicadores de poluição por SO 2 ; - Micorrizas (fungos + raízes de plantas superiores).