“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
A Educação Sexual e os seus Contextos
Tuberculose no Brasil: Avanços e Perspectivas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
DST/AIDS e População Negra
Campanha de Prevenção DST/Aids.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Política de Incentivo de 2013,
“Considerações sobre Comportamento Sexual da População Brasileira - Mudanças Recentes” Pesquisa sobre Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Planejamento Familiar
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Estado, Governo e Responsabilidade Socioambiental
Sexualidade, Orientação e Saúde
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Violência e seu enfrentamento
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
O Homem e as DST/Aids Prof. Bruno Barbosa.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Gabriela Ramalho Lopes
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
Lei de Incentivo Fiscal do Esporte
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
VALE SONHAR.
“Estudo sobre as Respostas Empresariais Brasileiras ao HIV/Aids. 2012” Iniciativa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS (CEN AIDS)
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Envelhecimento no Brasil
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
R ODAS DE C ONVERSA : UMA FORMA DE REFLETIR E DIALOGAR SOBRE O TRABALHO JUVENIL Autores Marlene P. Rocha Tainá Monsores Edson Gauglitz.
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
Transcrição da apresentação:

“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Marta Mc Britton M

Movimento Social e a Resposta Brasileira ao HIV/aids Ongs/aids – papel fundamental na construção das politicas públicas, legislação, no desenvolvimento de estratégias de prevenção, acesso aos anti- retrovirais Ongs/aids – Capilaridade : população vulnerável e (“ser humano em geral” )

Isenção do ICMS - Breve Histórico 1991 (s/isenção) – 45,3 milhões de unidades vendidas a U$ 0,70 e U$ 1,00. -Produtores locais argumentavam que os impostos ( IPI, ICMS e outros ) encareciam o produto /2002 – incentivo ao Marketing Social do Preservativo pela USAID, para que a DKT desenvolvesse a estratégia em parceria com as ongs. -BEMFAM

Esforços para isenção: Relatórios enviados para 27 secretários de Fazenda; Obtenção do apoio da FIESP Apoio das ONGs/Aids, centrais sindicais, comunidade cientifica, senadores, legisladores, mídia...esforço coletivo. 3 grandes abaixo assinados de 1994 a 1997.

Isenção provisória Decisão do CONFAZ ( Conselho dos Secretários da Fazenda) / COTEPI ( Conselho Técnico dos Secretários da Fazenda), condicionada a avaliações periódicas do beneficio fiscal Lançamento preservativo feminino – 400 milhões de preservativos e U$ 0, – média de U$ 0,26 a U$ 0,52 ( consumidor final)

Leis aprovadas que contribuíram para o acesso do uso de preservativo ( ) -Total de 15 leis Municipais, Estaduais que obrigam a distribuição de preservativos em motéis, hotéis, drive-in. LEI Federal Nº ,(2002) - Art. 1º Fica autorizada a comercialização de preservativos masculinos de látex de borracha em todo e qualquer estabelecimento comercial, independentemente da finalidade constante do contrato social e das atividades deferidas no Alvará de Funcionamento.

77% da população entre 15 e 64 anos é sexualmente ativa Homens iniciam as suas relações sexuais mais cedo, têm mais parceiros, têm mais parceiros do mesmo sexo e têm mais relações casuais do que as mulheres; Homens usam mais o preservativo do que as mulheres ; Jovens usam mais o preservativo do que todas as outras faixas etárias; Metade da população usa preservativo em todas as suas relações casuais; PCAP 2008

Têm mais parcerias casuais, mas também são os que mais usam o preservativo; Têm alto conhecimento sobre como se prevenir da infecção pelo HIV ; Usam mais o preservativo em todas as situações se comparados às outras faixas etárias ; São os que mais pegam o preservativo de graça e a escola é o segundo local de maior acesso. O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) pode ter influenciado este resultado. 63% das escolas brasileiras já trabalham com o tema DST e AIDS e * das escolas são participantes do SPE; PCAP MS *Dado do censo escolar de 2007.

O conhecimento sobre o uso do preservativo se manteve alto entre 2004 e 2008; Tendência de queda no uso do preservativo nos quatro anos ; Aumento na quantidade das relações casuais; Em 2008, 21% dos homens que viviam com companheiros/as tiveram, no mesmo período, relações casuais ; Desses, 63% não adotaram o preservativo em todas as relações com esses parceiros casuais (57% entre homens e 75% entre mulheres) ; PCAP 2008

Iniciativa Privada ( Preservativos) e ONGs/Aids: -Menos de 1% do universo de 500 ONGs foram recebidas pelo marketing IP. -Conselho Empresarial de Aids? Ongs/Aids e Programas de HIV/Aids, Saúde do Homem, da Mulher, Adolescentes e outros ( 3 esferas) mantém diálogo, discussão, avaliação, reflexão constante.

Publicidade empresas de preservativos: prazer, leveza, humor. Ongs : associa-se a doença? IP – liberdade para administrar o capital, porém quando há incentivos fiscais = PC

Preservativos Masculinos e Femininos Método mais eficaz de prevenção ao HIV/Aids e outras DST. Vacinas/microbicidas em estudos Monogamia mútua...PCAP 2008 e vida real. Acesso a lubrificantes ( mulheres e homens) – meta dos profissionais de saúde, educadores e afins. A isenção do ICMS para ampliar, garantir, socializar insumos prevenção é objetivo comum entre indivíduos governamentais e não governamentais, sendo assim: 05/07/2012 : Discutir a relação, preliminares, namoro...

Marta Mc Britton