PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Advertisements

CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL Encontro de Gestores de Saúde Prisional do Estado.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Introdução a Pesquisa Científica
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
PERFIL E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA/PR Ana Rotilia Erzinger
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal, 9 regiões metropolitanas, municípios de médio e grande porte e zonas rurais.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Análise do Instrumento de Monitoramento e Avaliação de Saúde Bucal
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde Encontro Estadual de Saúde da Família 2009 Equipe Saúde da Família – Vargem / SC

PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO  Aumento da procura aos serviços de saúde nos meses de inverno;  Mudança importante no quadro de doenças com o aumento das doenças crônicas e degenerativas;  Sugere-se que a morbimortalidade poderia ser reduzida com a prevenção.

INTRODUÇÃO  O Programa Saúde da Família (PSF) modelo de assistência integral da saúde familiar  Vargem é um município do meio oeste catarinense, com uma população estimada em habitantes.

JUSTIFICATIVA  A garantia de saúde para todos, preconizada na Constituição Federal de 1988;  Efetivação de um sistema de saúde universal e equitativo  Carência da população.

OBJETIVOS  Analisar as comorbidades prevalentes no município de Vargem-SC no inverno de 2009;  Traçar metas de ação e intervenção para minimizar os fatores de riscos destas comorbidades, a fim de diminuir o número de indivíduos acometidos;

OBJETIVOS  Programar, prescrever e orientar atividades ativas e saudáveis;  Acompanhar e monitorar as atividades desenvolvidas;  Palestras educativas sobre temas essenciais a educação e promoção da saúde;

DESENVOLVIMENTO Metodologia  A amostra contou com 660 prontuários de pacientes atendidos na UBS do município de Vargem-SC;  Critério de inclusão: paciente ser residente no município de Vargem-SC;  Realizou-se a coleta entre os dias 26 de junho e 26 de agosto de 2009;  Os resultado classificados e padronizados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, versão 10 (CID-10 ).

RESULTADOS

DISCUSSÃO DOS DADOS  A maior prevalência encontrada pode-se justificar pelo período da coleta dos dados, o que também esta de acordo com a literatura  Destaque também para as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.

DISCUSSÃO DOS DADOS  Atualmente são freqüente os problemas de saúde relacionados ao trabalho em todos os países, independente do seu grau de industrialização.  Associando os resultados do IBGE, podemos correlacionar a alta prevalência de doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo em Vargem, devido ao município ser essencialmente agrícoloca

DISCUSSÃO DOS DADOS A equipe multidisciplinar de Vargem, com seu papel principal de prevenção e promoção à saúde, traçou algumas metas :

DISCUSSÃO DOS DADOS  Educação Continuada;  Treinamento para os professores da rede pública;  Palestra com as crianças;  Atendimento ao público por demanda espontânea;  Aumentar as visitas domiciliares.  Distribuição da Cartilha Informativa;

CONCLUSÃO  Maior prevalência de doenças respiratórias  Necessidade de novas pesquisas  Verificar a efetivação da Equipe Multidisciplinar na Intervenção de Saúde