LIXO TECNOLÓGICO. Em 2007 os brasileiros compraram 20 milhões de computadores, 11 milhões de televisores e 21,1 milhões de novos telefones celulares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Advertisements

QUEM SOMOS ? A maioria se conheceu no Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) e entrou para o projeto Tecnojovem. O QUE JÁ FIZEMOS? Cobertura fotográfica.
Atividade 3.5 PROPOSTA DA ATIVIDADE.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
E CONOMIA CRIATIVA... Dra. Cosette Castro – coordenadora OLAICD Docente PPGCOM - UCB, Brasil
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
A Experiência da Câmara dos Deputados Gestão do Uso da àgua Seminário sobre Tecnologias Limpas Água: Redução do Consumo e Reúso Realização: ABES-RS - Agosto-2005.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
ÁREA DE MEIO AMBIENTE SANTA CRUZ NOVOS RUMOS. - PRESERVAR E PROTEGER OS RECURSOS HÍDRICOS E NATURAIS DO MUNICÍPIO - MONITORAR E FISCALIZAR O MEIO AMBIENTE.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Fundo de Financiamento 1 Fundo de Financiamento para Pequenos e Médios Fornecedores Belo Horizonte, 05 de Abril de 2006.
PAULO ROBERTO LEITE CLRB CONSELHO DE LOGÍSTICA REVERSA DO BRASIL (11) (11)
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
“Loveco” é uma empresa recém criada, com um novo conceito de ecologia e estilo. Nossas camisetas confeccionadas a partir de material reciclado de garrafa.
Softwares Educacionais E a sua importância nas escolas.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Artesanato Políticas Culturais.
Afinal, pra que serve a Escola? E o quê é a tecnologia? Profº Ueliton Lemos 1 Uma reflexão filosófica acerca da tecnologia e Educação.
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
P AGAMENTOS M ÓVEIS D ESAFIOS E POSSIBILIDADES – F LAVIO X ANDÓ FX Soluções em Informática f /
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

LIXO TECNOLÓGICO

Em 2007 os brasileiros compraram 20 milhões de computadores, 11 milhões de televisores e 21,1 milhões de novos telefones celulares.

Quanto maior o consumo, maior a produção de lixo.

O que fazer com esse lixo é a pergunta de muitos e também foi o tema da Semana da Inclusão Digital de 2008, promovida de 25 a 28 de março pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI), em Santa Catarina.

O lixo tecnológico possui resíduos tóxicos e perigosos, apresenta um tempo de decomposição bastante longo. Um monitor, por exemplo, leva cerca de 300 anos para desaparecer na natureza.

O que poucos sabem é que o lixo tecnológico também pode ser reaproveitado, gerando oportunidades de emprego e renda. Essa é a idéia da Metareciclagem, que propõe a transformação social por meio da reapropriação da tecnologia. O que se recicla aqui… …é utilizado aqui.

Desde o reaproveitamento de computadores para laboratórios de inclusão digital...

...até a transformação de resíduos eletrônicos em peças de artesanato.

Durante o ano de 2008, o CDI difundiu o reaproveitamento consciente do lixo tecnológico. No Estado de Santa Catarina, por exemplo, o CDI- SC já capacitou seus educadores para disseminar a Metareciclagem em suas escolas.

Assim, esperamos divulgar a idéia e conscientizar a população, encontrando cada vez mais alternativas de reaproveitamento deste tipo de material.

Vemos que além de proteger a natureza, o reaproveitamento dos eletrônicos que jogamos fora pode gerar inclusão digital e social.

LIXO TECNOLÓGICO DISCIPLINA DE PESQUISA DE MERCADO Marcelo Carraro Thiélly Myuki Kishino 6o ADM - FAP