Princípios da Agroecologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agroecossistemas: Tipos Básicos de Agroecossistemas
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Agricultura e políticas socioambientais rurais Anelise Angela Bernardon Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo.
Agroecologia: paradigma para tempos futuros ou resistência para o tempo presente? Gener Penso Jéssica Faversani Maicon Sgarbossa Moira Schmeng Ricardo.
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Agenda regulatória dos resíduos sólidos 1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Diógenes Del Bel Diretor.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Programa Biota-MS: ciência, tecnologia e inovação para tomadas de decisão em biodiversidade GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÕES AMBIENTAIS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EA é Educação e a introdução do termo ambiental propõe o resgate do que parecia esquecido.
Artesanato Políticas Culturais.
 Nomadismos x sedentarização  Primeiras civilizações  Agricultura e pecuária  Geocentrismo x Heliocentrismo  Ptolomeu x Galileu (Copérnico)
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
1 Factores de Produção
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Processo de obtenção de emulsões de glicerina para aplicação de herbicidas.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Transcrição da apresentação:

Princípios da Agroecologia Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Departamento de Solos e Engenharia Agrícola AL321 – ECOLOGIA AGRÍCOLA Princípios da Agroecologia Profa. Fabiane Machado Vezzani

Agroecologia Gliessman, 2000.: aplicação dos princípios e conceitos de ecologia ao desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis. Altieri, 1989.: ciência emergente que estuda os agroecossistemas integrando conhecimentos de agronomia, ecologia, economia e sociologia. Apresenta uma série de princípios e metodologias para estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas. Guzmán, 2002.: agroecologia não pode ser uma ciência, pois incorpora o conhecimento tradicional que por definição não é científico. Feiden, 2005.: ciência em construção, com características transdisciplinares, incorporando inclusive, o conhecimento tradicional, porém este é válido por meio de metodologias científicas (mesmo que às vezes sejam métodos não- convencionais). Jesus, 2005.: paradigma emergente com abordagem holística das questões ambientais e humanas. Incorpora elementos de síntese, unificadores, integradores. Caporal e Costabeber, 2007.:conjunto de princípios e de metodologias participativas para um agricultura de base ecológica, envolvendo as dimensões: ambiental, social, econômica, cultural, política e ética. Outros: uma nova disciplina científica.

Propósitos da Agroecologia: Proteção dos recursos naturais Produção sustentável estável otimização do sistema como um todo e não rendimento de UM produto específico Ênfase E do sol e nas interações biológicas Diversidade de plantas, não revolvimento do solo Uso de resíduos da propriedade Mínima dependência E Cultural Industrial (óleo diesel, maquinários, agroquímicos,...) Cultivo plantas adaptadas às condições ambientais e sócio-econômicas locais Conservação e resgate da diversidade genética Organização social Preservação da diversidade cultural local

Ecologia agrícola X Agroecologia EA: ramo da ecologia, que se dedica ao estudo das relações ecológicas na agricultura. AE: abrange áreas de conhecimento da agricultura, ecologia, antropologia e sociologia rural.