O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Advertisements

O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
ILUMINISMO.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Filosofia Professor Breno Cunha
O Iluminismo.
CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O ILUMINISMO.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MONTESQUIEU MARX ESTADO
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Sociologia Classica Prof. Nilda O Vilela.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Professores: RICARDO SCHMITZ MARIA APARECIDA ALMEIDA.
Iluminismo “O século das luzes” – XVIII Professor Helton Chaves.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
ÉTICA E MORAL
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
O ESTADO COMO GARANTE DA ORDEM LIBERAL
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Teorias políticas. Poder e Política Quando falamos em poder, pensamos na capacidade de se produzir efeitos e/ou resultados tanto para os seres humano.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo Henrique Ferreira Santos Paulo Henrique Ferreira Santos Siméia Soares de Brito Siméia Soares de Brito

Controvérsias Mundo Medieval Mundo ModernoMundo Medieval Mundo Moderno Rural UrbanoRural Urbano Economia estável fechada Abertura e expansão comercial e marítimaEconomia estável fechada Abertura e expansão comercial e marítima Questões Sagradas Mentalidade LaicaQuestões Sagradas Mentalidade Laica

Visões do Renascimento Otimista DesenvolvimentoOtimista Desenvolvimento Pessimista Período de turbulênciaPessimista Período de turbulência

Nova postura do Homem Contestação à igreja católicaContestação à igreja católica Valorização da vida terrenaValorização da vida terrena IndividualismoIndividualismo AntropocentrismoAntropocentrismo

Novo pensamento social Homem Livre Para pensarPara pensar Para criticarPara criticar Para questionarPara questionar

Utopia Platão e os filósofos renascentistas tentam imaginar uma “sociedade perfeita”.Platão e os filósofos renascentistas tentam imaginar uma “sociedade perfeita”. Expressam-se na criação imaginária de mundos ideais.Expressam-se na criação imaginária de mundos ideais. Os homens vivendo nas mesmas condições de vida.Os homens vivendo nas mesmas condições de vida. Evasão da realidade > Crítica social Evasão da realidade > Crítica social A obra de Thomas Morus, “Utopia”.A obra de Thomas Morus, “Utopia”.

MAQUIAVEL: O Criador da Ciência Política Principal obra “O príncipe”.Principal obra “O príncipe”. Defende o absolutismo / Explora a idéia de poder.Defende o absolutismo / Explora a idéia de poder. É considerado o fundador da ciência políticaÉ considerado o fundador da ciência política

A Visão Laica da sociedade e do Poder A obra de Maquiavel sobressai sobre a de Morus.A obra de Maquiavel sobressai sobre a de Morus. As relações sociais passam a ser objetos de estudos.As relações sociais passam a ser objetos de estudos. Mudanças nas relações humanas.Mudanças nas relações humanas. Novos valores burgueses.Novos valores burgueses. História e ciência, evolução das leis.História e ciência, evolução das leis.

ILUMINISMO Precursor do movimento, “René Descartes”- ( ).Precursor do movimento, “René Descartes”- ( ). Desenvolvimento intelectual.Desenvolvimento intelectual. Século das luzes.Século das luzes. Valorização da razão.Valorização da razão. Crítica ao absolutismo/mercantilismo.Crítica ao absolutismo/mercantilismo. Defesa da liberdade política e igualdade para todos perante a lei.Defesa da liberdade política e igualdade para todos perante a lei. Crítica a igreja católica.Crítica a igreja católica. Antropocentrismo x TeocentrismoAntropocentrismo x Teocentrismo John Locke ( ) e Jean - Jacques Rousseau ( )John Locke ( ) e Jean - Jacques Rousseau ( )

A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL Introdução: Uma nova etapa do pensamento burguês O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores, diferentes daqueles vigentes na Idade Média.O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores, diferentes daqueles vigentes na Idade Média. A nova concepção de lucro, é a marca decisiva da ruptura com os valores e as idéias do mundo medieval.A nova concepção de lucro, é a marca decisiva da ruptura com os valores e as idéias do mundo medieval. A nova forma de entender o lucro, foi instaurada pela burguesia a partir do renascimento. A nova forma de entender o lucro, foi instaurada pela burguesia a partir do renascimento. A procura por novas técnicas mais eficientes se torna uma constante.A procura por novas técnicas mais eficientes se torna uma constante.

O Renascimento introduziu e desenvolveu o antropocentrismo, a laicidade, o individualismo e o racionalismo.O Renascimento introduziu e desenvolveu o antropocentrismo, a laicidade, o individualismo e o racionalismo. A vida social passou a ser uma realidade própria sobre a qual os homens atuam. A vida social passou a ser uma realidade própria sobre a qual os homens atuam. A Ilustração movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, deu um passo além; sociedade como organismo próprio.A Ilustração movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, deu um passo além; sociedade como organismo próprio. Conceito de nação e nacionalismo, se cristalizaram na Ilustração.Conceito de nação e nacionalismo, se cristalizaram na Ilustração. Embora tivesse um certo caráter religioso, exaltava a natureza e os prazeres da vida terrena.Embora tivesse um certo caráter religioso, exaltava a natureza e os prazeres da vida terrena.

O desenvolvimento industrial se anunciava em toda sua potencialidade.O desenvolvimento industrial se anunciava em toda sua potencialidade. A sociedade apresentava necessidade urgentes ao desenvolvimento cientifico.A sociedade apresentava necessidade urgentes ao desenvolvimento cientifico. Novos valores guiando a vida social para sua modernização; um surto de idéias chamado de Ilustração.Novos valores guiando a vida social para sua modernização; um surto de idéias chamado de Ilustração. A nova forma de pensar e agir, aliavam se a necessidade da burguesia.A nova forma de pensar e agir, aliavam se a necessidade da burguesia. Fortalecida a burguesia propunha agora formas de governo baseadas na legitimidade popular.Fortalecida a burguesia propunha agora formas de governo baseadas na legitimidade popular.

A filosofia social dos séculos XVII e XVIII O pensamento da Ilustração defendia a idéia de que a economia era regida por leis naturais de oferta e procura.O pensamento da Ilustração defendia a idéia de que a economia era regida por leis naturais de oferta e procura. O controle das relações humanas surgia portanto da própria dinâmica da vida econômica e social.O controle das relações humanas surgia portanto da própria dinâmica da vida econômica e social. O racionalismo cartesiano se expressava pela frase; “penso, logo existo”.O racionalismo cartesiano se expressava pela frase; “penso, logo existo”.

Jean Jacques Rousseau, um dos pensadores que mais desenvolveu a idéia de um pacto social originário.Jean Jacques Rousseau, um dos pensadores que mais desenvolveu a idéia de um pacto social originário. John Locke, também defendeu a idéia de que a sociedade resultava da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontades.John Locke, também defendeu a idéia de que a sociedade resultava da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontades. A filosofia social da Ilustração levaria a descoberta das bases materiais das relações sociais.A filosofia social da Ilustração levaria a descoberta das bases materiais das relações sociais.

ADAM SMITH: O Nascimento da Ciência Econômica Considerado o fundador da ciência econômica Considerado o fundador da ciência econômica Grande defensor do liberalismo econômico Grande defensor do liberalismo econômico "A Riqueza das Nações": descobriu no trabalho a grande fonte de riqueza "A Riqueza das Nações": descobriu no trabalho a grande fonte de riqueza

Legitimidade e Liberalismo Legitimidade de poder: representatividadeLegitimidade de poder: representatividade Bases do Estado capitalistaBases do Estado capitalista Circulação de poderCirculação de poder Divisão dos poderesDivisão dos poderes Estados Unidos: primeira república liberal- democrática burguesaEstados Unidos: primeira república liberal- democrática burguesa

A crise das explicações religiosas Introdução: O milagre da ciência Sistematização do pensamento científico.Sistematização do pensamento científico. Conseqüências da Revolução Industrial.Conseqüências da Revolução Industrial. Progresso cientificoProgresso cientifico

As questões de método Método científico.Método científico. Indutivo: Bacon.Indutivo: Bacon. Dedutivo: Descartes.Dedutivo: Descartes.

O anticlericalismo Revolta contra a Igreja Católica.Revolta contra a Igreja Católica.

A Igreja como objeto de pesquisa A Igreja como Instituição social.A Igreja como Instituição social. A dessacralização.A dessacralização.

A sacralização da ciência O desenvolvimento da sociologia.O desenvolvimento da sociologia. Os novos “magos” da civilização.Os novos “magos” da civilização.

Dúvidas?