Gilmaro Nogueira Behaviorismo.

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Transcrição da apresentação:

Gilmaro Nogueira Behaviorismo

Termo Behaviorismo John B. Watson – 1913. “Psicologia: como os behavioristas a veem”. Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. Objeto da psicologia – comportamento.

Comportamento Um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Status de ciência / Rompimento com a tradição filosófica.

Watson e o funcionalismo – o comportamento deve ser estudado como função de certas variáveis do meio. Estímulos levam a respostas – adaptar-se ao meio. Adaptação – mecanismos hereditários e formação de hábitos.

Psicologia Behaviorista Sem alma e sem mente. Sem métodos subjetivos e sem conceitos mentalistas. Capacidade de prever e controlar.

Behaviorismo hoje Não se entende comportamento como uma ação isolada. Interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

Behaviorismo Termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.

Razões dos termos Razão metodológica - Modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico. Razão histórica – Os termos escolhidos por serem popularizados.

Comportamento Interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição. O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO Skinner (1904-1990) 1945 - Behaviorismo radical.

COMPORTAMENTO RESPONDENTE Comportamento reflexo Não-voluntário Inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente.

Comportamento Reflexos São interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

Exemplos Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos. Salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua. O arrepio da pele quando um ar frio nos atinge. As famosas “lágrimas de cebola” etc.

Reflexo incondicionado Interações provocadas por estímulos que originalmente não eliciavam respostas. Estímulos temporalmente pareados. A essas novas interações chamamos também de reflexos. São agora condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.

Exemplo Mergulhar a mão na água gelada = mudança de temperatura na mão. Antes de mergulhar a mão, introduzir um som. Após mais de 20 vezes, a mão diminui a temperatura apenas com o som. Condicionamento respondente – temperatura da mão. Eliciada por um estímulo incondicionado. Som, estímulo condicionado. Resposta – condicionada. - Agua – estímulo incondicionado. Resposta – incondicionada.

Comportamento Operante Abrange um leque amplo da atividade humana. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas.

Estímulo reforçador Consequências são fundamentais. A consequência retroage sobre o sujeito alterando a probabilidade de respostas. Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

Reforço Positivo - É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Negativo - é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

Punição A punição é outro procedimento importante que envolve a conseqüenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.