SÍNDROME DE DOW SÍNDROME DE DOWN Docente: Ilza Correia Pós Graduada em Educação Especial Inclusiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21
Advertisements

Autobiografia Ilustrada
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
SÍNDROME DE DOWN.
Síndrome de Down Lorena Duarte. Turma Y.
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Bruna – novembro/2014 PIBID
Avaliação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Clínica Médica.
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasília, junho 2010.
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
A Igreja e os desafios da pós- modernidade Professores Daniel e Nabarrete.
Diana Santos. 1Diana Santos 12ºA  Compreender o significado de mutações cromossómicas estruturais;  Distinguir os diferentes tipos de alterações cromossómicas;
CONCEITOS IMPORTANTES
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
ESTUDO TRANSVERSAL.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
ESPAÇO E FORMA.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
MUTAÇÕES.
Síndrome de Turner Nomes: Maiara Pereira Ficher, Tamara Pereira
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
Eu, tirar minhas marcas de expressão? Qual o por quê de extraí-las, se foram elas que me deram expressão? Limpar da minha vida as tristezas que fizeram.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Mutações Cromossômicas- Alterações Estruturais Cap
ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Conceitos fundamentais em genética.
Enf:saray.
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
Prof.: Eliandra Feitosa
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Drª Silvia Helena Tavares Lorena
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report) Nome do(a) Participante: Cargo ou Função: Nome da Entidade: ※ Incluir o nome do departamento ou seção.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
Indicadores de Saúde Conceito
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Prof. Eduardo Breviglieri. Gregor Johann Mendel ( ) Propôs em 1865 as leis básicas da herança Hugo de Vries Carl Eric Correns Eric von Tschermark.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
O CÂNCER BUCAL.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Síndrome de Down Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.Recebe.
Mutações Cromossômicas
Transcrição da apresentação:

SÍNDROME DE DOW SÍNDROME DE DOWN Docente: Ilza Correia Pós Graduada em Educação Especial Inclusiva

CARACTERÍSTICAS OLHOS AMENDOADOS UMA PREGA PALMAR TRANSVERSAL ÚNICA (Prega simiesca) DEDOS CURTOS FISSSURAS PALPEBRAIS OBLÍQUAS PONTE NASAL ACHATADA LINGUA PROTUSA (Devido a pequena cavidade oral) PESCOÇO CURTO MANCHAS DE BRUSHFIELD (Pequenos pontos brancos nas íris) FLEXIBILIDADE EXCESSIVA NAS ARTICULAÇÕES DEFEITOS CARDÍACOS CONGÊNITOS ESPAÇO EXCESSIVO ENTRE O HÁLUX E O SEGUNDO DEDO DO PÉ CARGA GENÉTICA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MICROCEFALIA DOENÇAS INFECCIOSAS COMORBIDADES PROBLEMAS NO CORAÇÃO PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO

CAUSAS E GENÉTICA  TRISSOMIA DO 21 A trissomia 21 é a causa de aproximadamente 95% dos casos observados da síndrome, com 88% originários da não-disjunção meiótica no gameta materno e 8% da não-disjunção no gameta paterno. Neste caso, a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossomo 21 não-disjunção  TRANSLOCAÇÃO ROBERTSONIANA OU S ÍNDROME DE DOWN FAMIILIAR O braço longo do Cromossoma 21 liga-se topo a topo com outro cromossoma acrocêntrico cromossomas 13, 14, 15, 21 ou 22, podendo haver assim variabilidade na região extra. A mutação pode ser uma mutação de novo e pode ser herdada de um dos progenitores que não apresenta a doença pois tem uma translocação Robertsoniana equilibrada.Por disjunção normal na meiose os gâmetas são produzidos uma cópia extra do braço longo do Cromossoma 21. Esta é a causa de 2 - 3% das síndromes de Down observadas.  MOSAICISMO A pessoa pode ser um mosaico de células com arranjo genético normal e células com trissomia 21. Esta é a causa apontada em 1 - 2% dos casos analisados de síndrome de Down. mosaico  DUPLICAÇÃO DE UMA PORÇÃO DO CROMOSSOMO 21 Muito raramente, uma região do cromossoma 21 poderá sofrer um fenómeno de duplicação. Isto levaria a uma quantidade extra de genes deste cromossoma, mas não de todos, podendo assim haver manifestações da Síndrome de Down DUPLICAÇÃO DE UMA PORÇÃO DO CROMOSSOMO 21

INCIDÊNCIA  Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome: nascimentos  PROBABILIDAES: Mães com 20 anos de idade = 1/1925 nascimentos.  25 anos = 1/1205 nascimentos.  30 anos = 1/885 nascimentos.  35 anos =1/365 nascimentos.  40 anos =1/110 nascimentos.  45 anos = 1/32 nascimentos.  49 anos =1/11 nascimentos.  As grávidas com risco elevado de ter um filho afetado com esta síndrome devem ser encaminhadas para consultas de aconselhamento genético, no âmbito das quais poderão realizar testes genéticos (como a amniocentese). aconselhamento genéticotestes genéticos amniocenteseaconselhamento genéticotestes genéticos amniocentese

EXPECTATIVA DE VIDA EXPECTATIVA DE VIDA  Devido aos avanços da medicina, que hoje trata os problemas médicos associados à síndrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down vem aumentando incrivelmente nos últimos anos. Enquanto que em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989, subiu para 50 anos. Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Recentemente faleceu em Anápolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira ( ), com 74 anos expectativa de vidaAnápolisexpectativa de vidaAnápolis

TRATAMENTO  Intervenção precoce na aprendizagem.  Monitorização de problemas comuns como a tiróide, tratamento medicinal sempre que relevante, um ambiente familiar estável e condutor, práticas vocacionais, são alguns exemplos tiróide ambiente familiartiróide ambiente familiar  Educação  Terapias (fisioterapias,fonoaudiologia)  Pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade

APRENDIZAGEM  NO PASSADO PRECONCEITOS – RÓTULOS - EXCLUSÃO  NA ATUALIDADE NOVOS CONCEITOS - INCLUSÃO No processo de aprendizagem a criança com Síndrome de Down deve ser reconhecida como ela é, e não como gostaríamos que fosse.Na educação as diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada, para desenvolver estratégias e processos cognitivos adequados No processo de aprendizagem a criança com Síndrome de Down deve ser reconhecida como ela é, e não como gostaríamos que fosse.Na educação as diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada, para desenvolver estratégias e processos cognitivos adequados

O menino da foto tem cinco anos e seu nome é Boaz Reigstad. O cartaz que ele segura diz:, “Eu posso não ser perfeito, mas estou feliz. “Eu posso não ser perfeito, mas estou feliz. Fui criado por Deus à sua imagem. Sou abençoado. Eu sou os 10% das crianças nascidas com síndrome de Down que sobreviveram à lei que permite o aborto”.

Referencias bibliográficas: JLH DOWN 1866-observations on na ethnic classification of idiots Lejeune J. Glautier M Turpin R. (1959) –Etude des chromossomes somatiques de neuf enfants mongoliens http dawnsin.com/cancer.html