F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
REDE LOCAL DE PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretário Nacional de Juventude
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O desafio do trabalho em “rede”
NÚCLEO ESTADUAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOBECA.
Objetivo Analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Devolutiva das Conferências Municipais de 2007 e 2009
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
BALANÇO PARAISÓPOLIS 1º Trimestre – março/abril/maio.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Cidade dos Direitos da criança e do Adolescente “Dona Lindu” 26 de maio de 2010 Programas, Projetos e Serviços para o enfrentamento ao Abuso e Exploração.
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Professora Valeria Nepomuceno Departamento Serviço Social da UFPE
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO. POSTO AVANÇADO DE ATENDIMENTO.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Foz do Iguaçu, maio/2012.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
Enfretamento a Violência Sexual Infanto-juvenil nos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte EM JEQUITINHONHA TEM PAIR.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
O QUE É O PAIR? PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Oficinas do PAIR- Minas Teófilo Otoni – MG. O convite: Teófilo Otoni, 10 de Agosto de Oficio Nº. 327/2009 Prezados(as) Senhores(ras) Comunicamos.
Transcrição da apresentação:

F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS

HISTÓRICO Surge em 2002 com a necessidade de unificar os diversos espaços de discussão sobre a temática da violência doméstica, abuso e exploração sexual do público infanto- juvenil.

ECA - Art.86 A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não- governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

MISSÃO Contribuir para a construção de conjuntos articulados de ações governamentais e não governamentais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

VISÃO DE FUTURO “Ser capaz de mobilizar e articular pessoas, comunidades, empresas e organizações governamentais e não governamentais na maioria dos municípios de Minas Gerais, gerando resultados e obtendo reconhecimento nacional por seu trabalho de enfrentamento e erradicação da violência sexual contra crianças e adolescentes.”

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Melhorar gestão interna Descentralizar presença e ações no Estado Fortalecer a sustentabilidade financeira Potencializar o poder de comunicação

Ampliar e potencial izar rede de parcerias Monitorar e incidir no orçamento público Criar espaços e oportunidades para o protagonismo de crianças e adolescentes em suas ações Debater a questão dos direitos sexuais de crianças e adolescentes e estudar seu impacto na missão e nas ações do FEVCAMG

50 orgãos e entidades cadastradas; ► Uma reunião a cada terceira sexta-feira do mês; ► Coordenação: Casa Novella, 23ª Promotoría de Justiça da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Circo de Todo Mundo e AMAS.

AVANÇOS Inauguração da Delegacia Especializada de Proteção à criança e ao adolescente em BH DEPCA; ~ Elaboração de um projeto de capacitação dos servidores da DEPCA; ~ Expansão do PAIR Minas; ~ Elaboração do Protocolo de Humanização; ~ Elaboração e execução do Projeto Minas Agindo em Rede.

DESTAQUES PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Interiorização das ações Nos dias 28 e 30 de abril de 2010 foram realizados dois encontros no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas: Araçuaí e Taiobeiras, respectivamente. Articulação dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos para o enfrentamento da violência doméstica, do abuso e da exploração sexual do público infanto-juvenil. Contou com a participação de pessoas dos municípios vizinhos das cidades - sedes e com a participação de adolescentes e jovens.

AVANÇOS RAD-FEVCAMG

Expansão da Rad-Fevcamg para todas as regiões do estado de Minas Gerais com a realização do “I Encontro Mineiro de Protagonismo Juvenil no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”: - Consolidação da rede em diversas cidades nessas regiões reunindo-se mensalmente. - Criação das referencias regionais de protagonismo juvenil que articuladas mensalmente coordenam ações e conversam entre si para traçar novas ações em seus municípios. - Nova expansão da Rad-Fevcamg através dos Delegados Adolescentes de Minas Gerais na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente 2012.

Coordenação: Casa Novella, 23ª Promotoría de Justiça da Infância e Juventude de BH, Circo de Todo Mundo e AMAS Ponto Focal Adulto no Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: AMAS - Helyzabeth Campos Ponto Focal Juvenil no Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Circo de Todo Mundo - Moisés Barbosa Telefones: Liziane Lima: (31) Helyzabeth Campos: (31) Moisés Barbosa : (31) (31)