ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
Fernando Pessoa.
Escola Estadual Dr Marthinho Marques.
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Elisabeth Scaramussa Correia
Josiania Duarte de Andrade
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
5° ENCONTRO DE EDUCADORES
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Origem e desenvolvimento da crônica
Água Presente Divino.
ACOLHA-ME.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso de Teoria Musical
Planejamento PNAIC 2014.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Professora: Aíla Rodrigues
Texto poético.
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Orientação Técnico-Pedagógica
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
A apropriação do sistema ortográfico
Diz por que razão o texto apresentado é um poema.
Música ELEMENTOS Básicos.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Vamos compartilhar poesia
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
DIZ-ME, ANTÓNIO.
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
LINGUAGEM.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Poemas Professora Janete.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Etapas de uma sequência didática
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
8º C – COLÉGIO MARIA MONTESSORI Prof. JAILSON DANTAS
O TEXTO POÉTICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
Técnicas de Apresentação
Poesia Ingênua e Sentimental Schiller Ingênuo ‣ artista que reproduz a natureza de maneira imediata. Obedece aos instintos e tranpõe a natureza espontaneamente.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
O cinema na vida de cada um
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Agrupamento Gil Vicente Português
Figuras de linguagem.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
TEXTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE Construção do perfil dos interlocutores.
Transcrição da apresentação:

ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL

REGULAMENTO

DIÁRIO DA OLIMPÍADA

POEMA OU POESIA? POESIA... -É o entusiasmo do seu criador, inspiração, revelação de sentimentos, revela a beleza, a fantasia, o sonho -Definição Aurélio: aquilo que desperta o sentimento do belo -Fernando Pessoa: “o poeta é um fingidor...” -Drummond: “...apenas duas mãos e o sentimento do mundo” -Trevisan: “ a poesia não é senão a vida passada a limpo através do sentimento”

POEMA... -é a arte de escrever em versos -estrutura textual formada por versos, estrofes e rimas, geralmente de pequena extensão

O poema é diferente de outros textos? “ O poeta brinca com as palavras [...] parece que o poeta diz o que a gente nunca tinha pensado em dizer [...]” “Um poema é um jogo com a linguagem. Compõe-se de palavras: palavras soltas, palavras empilhadas, palavras em fila, palavras desenhadas, palavras em ritmo diferente da fala do dia a dia. Além de diferentes pela sonoridade e pela disposição na página, os poemas representam uma maneira original de ver o mundo, de dizer coisas [...] Marisa Lajolo ( Palavras de encantamento: antologia de poetas brasileiros)

ESTRUTURA DO GÊNERO Versos: são as linhas do poema Estrofe: grupo de versos de um poema Rimas: repetição de um mesmo som ou parte de palavras, em geral no final dos versos Versos brancos: versos sem rimas Ritmo: musicalidade que as palavras adquirem quando as juntamos Aliteração: repetição das mesmas consoantes nos versos de um poema Assonância: repetição das mesmas vogais nos versos de um poema Paralelismo: utilização de versos parecidos Simetria: é a combinação de palavras por repetição ou inversão dos versos

LINGUAGEM Denotação: sentido próprio Conotação: sentido figurado Comparação: relação de semelhança entre elementos por meio de termos comparativos (como, qual, feito, que nem, parece...) Metáfora: relação de semelhança entre elementos sem termos comparativos Personificação: atribuição de comportamento humano a elementos da natureza

SEQUÊNCIA DIDÁTICA A sequência didática se constitui como uma possibilidade de aplicação pedagógica do conceito de gênero de texto; uma proposta de “mediação” ou “intervenção didática” que por sua vez, segundo Schneuwly e Dolz, são intervenções no meio escolar, que favorecem a mudança e a promoção dos alunos a uma melhor maestria dos gêneros e das situações de comunicação que lhe correspondem.

Uma sequência didática é um conjunto sistematicamente organizado de atividades escolares, em torno de um gênero textual. Pode ser representada a partir do seguinte esquema:

CRONOGRAMA DAS OFICINAS MÊSOFICINA Maio/Junho1- Memória de versos e mural de poemas 2- O que faz um poema 3- Primeiro ensaio Maio4- Dizer poemas 5- Toda rima combina? 6- Sentido próprio e sentido figurado 7- Comparação, metáfora, personificação 8- Sonoridade e poesia Junho/Julho9- Poetas do povo 10- O lugar onde vivo 11- Um novo olhar 12- Nosso poema Julho13- Virando poeta 14- Retoque final 15- Exposição ao público AgostoEnvio do trabalho selecionado pela escola

Outras orientações... Faça com que os alunos vejam a própria cidade com outros olhos observando atentamente os detalhes. O poema pode enaltecer a cidade, mas também pode criticá-la. É importante o uso do dicionário para ampliação do vocabulário. Explore a sonoridade dos poemas trabalhados fazendo com que os alunos sintam o ritmo. Faça a leitura em voz alta dos poemas produzidos pelos alunos para que eles percebam o seu texto. Lembre-se que a construção de um texto necessita de várias reescritas até chegar a versão final.

PRATICANDO... Entrar no site Conhecer o caderno virtual( biblioteca/coleção da olimpíada/poetas da escola/caderno virtual) Ver textos, áudios, vídeos e jogos