Aulas 48-49.  A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A reforma & a contra reforma religiosa
Advertisements

A Educação no Brasil Colônia
História em quadrinhos
Trabalho de Portugues.
Os primeiros jesuítas desembarcam
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Pacto das Igrejas Batistas
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Literatura Informativa
A história da Educação Brasileira no período Pombalino
História da Educação no Brasil
A Reforma Religiosa do século XVI
A formação do território brasileiro
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
O Império Português no séc. XVІ
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Religião e sociedade na América portuguesa
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
No mês de Setembro comemoramos o
Mirella, Jaqueline e Elisabeth Professor Wallace.
Domingo de Ramos.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
BANDEIRANTES PECUÁRIA JESUÍTAS ( MISSÕES TRATADOS DE FRONTEIRAS
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Nem tudo que reluz é ouro.
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Contrarreforma Católica
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Professor Bruno Barreira
Esta festa comemora a fundação da Ordem dos Mercedários, dedicada nas suas origens à redenção dos cativos. Conta uma piedosa tradição que a Santíssima.
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
TEMAS BÍBLICOS.
Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
Reforma Pombalina.
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Teatro.
Aula 01 – o início da colonização
Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide.
Reforma e contrarreforma
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Iniciar Concurso A Única Esperança Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Mateus 14 a 20.
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro.
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
 Lembrar que a Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
Poder da Igreja na Idade Média
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

Aulas 48-49

 A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica no mundo (procura por novas áreas);

 Jesuítas no Brasil se dedicam a catequese e a educação: ◦ jesuítas constituíam a elite intelectual da colônia; ◦ fundação de colégios e monopólio da educação até 1759; ◦ educação religiosa e intelectual de filhos da elite; ◦ catequese de indígenas, sobretudo de crianças em missões jesuíticas; ◦ sustento das missões por meio de doações e impostos reais;

A atuação dos jesuítas possui diversos significados: ◦ ação evangelizadora e “civilizacional” destruiu hábitos e crenças religiosas indígenas; ◦ processo violento de imposição cultural; ◦ ação jesuíta protegeu indígenas contra ataques de colonizadores portugueses (bandeirantes); ◦ cuidado de órfãos e obras de caridade;

 jesuítas procuram a evangelização conforme universo mental dos grupos indígenas (aprendizado da língua, adaptação de dogmas cristãos ao universo indígena); * Marquês de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil;

 Séculos XVI a XVIII;  Contexto da Contrarreforma;  Perseguição, tortura e Índex.  Mais de pessoas foram presas;  29 pessoas condenadas à fogueira.

 Cristão novos (judeus convertidos);  Homens e mulheres denunciados por realizar feitiçaria ou pactos com o demônio;  Enquadrados em outras heresias, em especial bigamia e sodomia.

 João Fernandes: Foi delatado por amigos na cidade de Olinda, com 20 anos de idade, em Admitiu ter tido "ajuntamento carnal nefando e sodomítico" em uma rede com Bartolomeu Pires, filho do ferreiro da região. Foi denunciado em praça pública, mas seu destino é desconhecido.  Antonio de Gouveia: Ordenado sacerdote, o açoriano virou jesuíta. Foi desligado da ordem ao ser acusado de praticar necromancia. Preso, acabou desterrado para Pernambuco, onde foi detido de novo, em 1571, por manter as "atividades mágicas" com mortos.  Padre Frutuoso Álvares: o primeiro a se apresentar ao visitador do Santo Ofício, na Bahia, em 29 de julho de Disse que nos últimos 15 anos tinha cometido “tocamentos torpes” com 40 pessoas, “abraçando, beijando”, a começar por um jovem de 18 anos. Contou que, neste caso, “tocou com as mãos” em sua “natura”, isto é, no seu pênis, provocando, por duas vezes, “polução” (gozo) no “membro viril” do rapaz.

 Frei franciscano Luís de Nazaré: vigário nas Minas, alegava ser exorcista sem sê-lo e, quando sabia de moças adoecidas e melancólicas, apresentava-se para curá-las, expulsando o demônio. De Bíblia na mão e com seu membro viril à mostra, jogava o “jogo dos punhos”, esfregando o sêmen pelo corpo da “possuída”.  Outro frade regular, pertencente à Ordem das Mercês do Pará, preferia rapazes. Gostava, em particular, de oferecer seu “vaso traseiro” e como por vezes o “vaso sangrava”, ele dizia que estava menstruado. Numa palavra: o frade das Mercês dizia que era mulher, disfarçada de frade.