Os Novos Desdobramentos da Política Nacional Antitruste e suas Consequências Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – Câmara dos Deputados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - Estrutura institucional e procedimentos de aplicação da Lei Maria Tereza Leopardi Mello - IE/UFRJ
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Fundamentos de Economia
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Fabiano André Vergani
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros 120 dias
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
II Encontro Lusófono da Concorrência Concorrência e Desenvolvimento Econômico Balanço apos o I Encontro Lusófono Patricia Agra Araujo Lisboa, 29 de maio.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Fórum Nacional de Educação
Segurança e Auditoria de Sistemas
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRENCIA SCBD
CADE CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA
As operações de importação envolvem:
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Fundamentos de Economia
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
Estatuto da OAB Aula 14.
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
Traços comuns entre a legislação para o ensino superior vigente em Portugal e o Plano Nacional de Educação em tramitação no Brasil Guaracy Silva UNIMEP.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Desempenho Legislativo em Números Um estudo sobre a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Corrêa de Mello.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
O Setor Público Aula 13.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

Os Novos Desdobramentos da Política Nacional Antitruste e suas Consequências Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – Câmara dos Deputados – Brasília/DF Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF Andrea Fabrino Hoffmann Formiga

Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF  Criada na gestão pelo Presidente Francisco Caputo  Objetivo de aproximação dos advogados atuantes em Brasília com as autoridades antitruste – sediadas na Capital  Foco em Eventos  Foco em assuntos Legislativos e na contribuição em consultas públicas  Foco em respeito às prerrogativas dos Advogados

Eventos Realizados Quase 20 eventos neste triênio, entre palestras e seminários na OAB/DF e em instituições de ensino, cafés da manhã com as autoridades do antitruste brasileiro e participação em eventos internacionais com a participação de membros da comissão no ICN – International Competition Network

Assuntos legislativos e consultas públicas  Acompanhamento de todo o processo de aprovação da Lei /2011;  Reuniões e entrega de documentos de trabalho aos parlamentares;  Participação em todas as consultas públicas abertas pelos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência

Prerrogativas dos Advogados Tendo em vista os direitos garantidos aos advogados pela Constituição Federal e pela Lei Federal n /94 (Estatuto da Advocacia), a Comissão manifestou-se através de ofícios e em reuniões prontamente atendidas pelas autoridades concorrenciais para levantamento e soluções dos problemas enfrentados pelos advogados militantes na área.

Indo ao assunto.... Os Novos Desdobramentos da Política Nacional Antitruste e suas Consequências

6 meses de aplicação - Aspectos positivos Atos de Concentração:  Análise prévia de atos de concentração  Novos requistos de conhecimento  Diminuição de falsos positivos  Decisões mais céleres  Mudança dos incentivos no mercado  Maior poder de barganha da autoridade antitruste

6 meses de aplicação - Aspectos positivos Análise de condutas anticoncorrenciais:  Aumento de capacidade de análise  Decisões mais céleres  Foco ainda em atos de concentração, mas já mudando para a análise das condutas anticoncorrenciais

6 meses de aplicação – Aspectos Negativos “Nem tudo são flores”  Insegurança jurídica em relação a casos de não conhecimento  Pende legislação infralegal  Guias de análise  Piora no acesso aos autos e às autoridades  Procedimentos ainda indefinidos

Exemplos:  Não inclusão em sistema informatizado online de casos novos de ato de concentração  Não atualização da agenda pública do órgão  Despachos homologados em sessão pública sem mencionar as partes envolvidas  Exclusão e inclusão de assuntos em pauta de julgamento sem aviso prévio OAB/DF busca cultura de cooperação entre autoridades e os administrados representados pelos advogados

Existe uma política nacional antitruste? Plano Plurianual – PROGRAMA: Cidadania e Justiça OBJETIVO: Aperfeiçoar e fortalecer o SBDC por meio da estruturação do Novo Cade, da institucionalização de parcerias com outros órgãos da administração pública e organismos internacionais, do aprimoramento dos procedimentos de repressão e prevenção às infrações à ordem econômica, da adoção de práticas educativas e formativas e da disseminação da cultura da concorrência.

Existe uma política nacional antitruste? Metas : Criação e implantação da Escola de Defesa da Concorrência com rede de ensino a distância; Implantação de, pelo menos, 5 novos laboratórios de análise e investigação de cartéis, garantindo a presença de, ao menos, um laboratório em cada região do país; Implantação do Novo Cade; Implementação do sistema de notificação e tramitação eletrônica dos processos administrativos; Lançamento e divulgação de publicações e cartilhas para disseminação da cultura da concorrência; Realização do encontro anual da ICN (International Competition Network) no Brasil em 2012; Redução de 50% do estoque de investigações nos setores de saúde e combustíveis em instrução na SDE/MJ;

Existe uma política nacional antitruste? Metas : Revisão das normas de tramitação de processos no SBDC para diminuir a duração dos processos, aprimorando a observância dos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e da razoável duração dos processos administrativos; Revisão do marco legal dos crimes contra a ordem econômica, com a finalidade de dissuadir a prática de tais delitos e aumentar a eficácia da persecução penal contra crimes dessa natureza; Revisão dos programas de leniência e de compliance, incentivando a adesão dos agentes econômicos a esses programas com vistas a tornar mais efetiva a prevenção e a repressão de infrações à ordem econômica.

Existe uma política nacional antitruste? Iniciativas: 03KK - Aumentar a eficácia, eficiência e efetividade do SBDC, com a priorização de setores de grande impacto econômico e social, a institucionalização de parcerias com órgãos da administração pública e organismos internacionais, com o fomento à livre concorrência nos setores regulados e com o fortalecimento da prevenção e do combate às infrações à ordem econômica. 03KL - Reestruturar o SBDC com a implantação e funcionamento do Novo CADE provido de corpo técnico e estrutura apropriados ao atendimento das demandas e procedimentos previstos no PL nº 3937/2004, dentre os quais o de análise prévia de atos de concentração econômica.

Existe uma política nacional antitruste? Em princípio sim. E ela está delineada, devendo ser revista conforme forem sendo cumpridas as metas OAB/DF está à disposição para colaborar institucionalmente

Algumas lembranças  O CADE é um órgão de Estado e não de governo, devendo cumprir sua finalidade como tal;  A Autoridade antitruste deve se desvencilhar ao máximo de suas filosofias pessoais nas suas decisões técnicas;  A função da procuradoria federal junto ao CADE é zelar pela legalidade dos procedimentos.

A Comissão de concorrência da OAB/DF agradece o convite e se coloca à disposição. OBRIGADA!