Corrosão e Proteção Anticorrosiva

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Transcrição da apresentação:

Corrosão e Proteção Anticorrosiva Defeitos de pintura durante a aplicação Defeitos de pintura em condições de serviço [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas. Nesse caso, uma tarja azul clara é aplicada - como no exemplo acima - e as marcas entram em suas cores originais. No caso de problemas de visibilidade sobre o fundo azul claro, aplicar a marca em preto ou branco. O Nome do autor é posionado na página seguinte, como mostrado no próximo slide. Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

Defeitos de Pintura Requisitos Normas Eletrobras Cada demão de tinta deverá estar isenta de defeitos, tais como: escorrimento; pulverização seca (“Overspray”); impregnação de abrasivo; empolamento; bolhas do tipo “fervura”; enrugamento; fendimento; sangramento; manchamento; cratera (olho de peixe); descascamento; corrosão; impregnação de pêlos do rolo, de cerdas da trincha e de outros materiais. Definições norma de terminologia ABNT NBR 15156

Defeitos de pintura durante a aplicação Escorrimento Defeito ocorrido durante a aplicação do revestimento em forma de ondas ou lágrimas. Causas: quantidade excessiva de tinta, pistola de pulverização muito próxima da superfície, diluição excessiva .

Defeitos de pintura durante a aplicação Cratera Pequena depressão arredondada na película seca de tinta que não expõe a camada anterior ou o substrato. Causas: presença de contaminantes (óleos e graxas) na superfície, contaminação devido às condições de serviço (p. ex., ar comprimido, dos processos de jateamento ou de acionamento das ferramentas pneumáticas, contaminado), problemas de tensão superficial da tinta.

Defeitos de pintura durante a aplicação Casca de laranja Defeito estético e superficial de uma película, onde o aspecto é rugoso e similar à casca de laranja, geralmente devido a alta viscosidade da tinta ou regulagem da pistola de pulverização. Não compromete a proteção anticorrosiva.

Defeitos de pintura durante a aplicação Enrugamento Defeito superficial na película, caracterizado pelo aparecimento de rugas. Causas: tintas incompatíveis, temperatura da superfície acima do permitido, espessura excessiva, balanço inadequado de secantes.

Defeitos de pintura durante a aplicação Sangramento Defeito caracterizado pela migração da substância solúvel para as demãos superiores da pintura, dando origem a manchas. Observado em tintas que secam por evaporação de solventes, pelo repasse excessivo do rolo ou trincha.

Defeitos de pintura durante a aplicação Fendimento Trincas na película seca com ou sem exposição do substrato, geralmente, com tinta rica em zinco, devido a espessura elevada, temperatura da superfície acima do estabelecido ou tinta com problema de formulação.

Defeitos de pintura durante a aplicação Empolamento

Defeitos de pintura durante a aplicação Empolamento Fervura (Bubling): formação de pequenas bolhas decorrentes da aplicação. Causas: espessura excessiva da película, temperatura ambiente ou da superfície elevadas, balanço inadequado dos solventes da tinta, liberação de gases em certas tintas.

Defeitos de pintura durante a aplicação Contaminação Mancha: defeito superficial da película no qual a cor ou tonalidade apresentam-se diferentes do restante da superfície.

Defeitos de pintura durante a aplicação Inclusão de pelos Impregnação: defeito superficial na película da tinta caracterizado pela presença de materiais impróprios (abrasivos, pelos, poeira e outros contaminantes).

Defeitos de pintura durante a aplicação Pouca Opacidade Teor insuficiente de pigmento opacificante na tinta. Diluição excessiva da tinta. Espessura baixa.

Defeitos de pintura durante a aplicação Pulverização seca (over spray) Defeito de pintura por pulverização de tinta líquida que apresenta aspecto áspero e fosco decorrente da perda de solvente entre a pistola e a superfície, impedindo o seu alastramento. A película apresenta-se sem brilho, áspera, com textura semelhante a uma lixa. Causas: pistola de pulverização muito distante da superfície; solventes de evaporação muito rápida; temperatura ambiente elevada; regulagem inadequada da pistola de pulverização.

Defeitos em Condições de Serviço Perda de cor e brilho Dúvidas do que é vermelho? Qual é a preferência, esse vermelho?

Defeitos em Condições de Serviço Dúvidas do que é vermelho? Perda de cor e brilho Dúvidas do que é vermelho? Ou esse vermelho?

Defeitos em Condições de Serviço Perda de cor e brilho E agora?

Defeitos em Condições de Serviço Perda de cor e brilho

Defeitos em Condições de Serviço Perda de cor e brilho Causas prováveis Perda de brilho: resina de fraca resistência à radiação solar (ex.: resina epóxi). Perda de cor: pigmentos da tinta com fraca resistência à radiação UV e/ou aos poluentes atmosféricos (SO2, SO3, NOX). Correção Para restaurar a cor e o brilho, preparar a superfície, aplicar uma tinta seladora e uma tinta de acabamento com resina e pigmento adequado.

Defeitos em Condições de Serviço Gizamento Empoamento (Calcinação, Chalking, Gizamento): Degradação natural da película de tinta causada pela exposição aos raios ultravioleta, caracterizada pela perda de brilho, cor e formação de pó na superfície da película.

Defeitos em Condições de Serviço Gizamento Ação da radiação UV sobre a resina da tinta. Reações fotoquímicas fazem com que a resina sofra degradação superficial deixando os pigmentos livres. Resinas com pouca resistência a UV: epoxídicas. Resinas com alta resistência a UV: poliuretano alifático.

Defeitos em Condições de Serviço Gizamento Ação da radiação UV sobre a resina da tinta. Reações fotoquímicas fazem com que a resina sofra degradação superficial deixando os pigmentos livres. Resinas com pouca resistência a UV: epoxídicas. Resinas com alta resistência a UV: poliuretano alifático.

Defeitos em Condições de Serviço Gizamento Classificação, ISO 4628-6 Método Helmen

Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Empolamento Causas Prováveis Presença de contaminantes na superfície, principalmente sais solúveis, antes da aplicação do esquema de pintura. Retenção de solventes, principalmente higroscópicos, nas camadas ou demãos inferiores das tintas do esquema de pintura. Esquemas de pintura aplicados em estruturas com proteção catódica, pode haver evolução de H2 (empolamento da pintura, descolamento catódico). Correção Manutenção da pintura.

Defeitos em Condições de Serviço Empolamento Empolamento (Blistering): ISO 4628/2 e ASTM D714

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-2 Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-2 Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-2 Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-2 Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ASTM D714 Defeitos em Condições de Serviço Empolamento

Defeitos em Condições de Serviço Fendimento

Defeitos em Condições de Serviço Fendimento Causas Prováveis Aplicação de tintas menos flexíveis sobre tintas mais flexíveis e/ou tintas incompatíveis no esquema de pintura. Redução da flexibilidade da tinta de acabamento, devido à ação de agentes atmosféricos, tais como radiação UV (principalmente), chuva, poluentes químicos ( SO2 , SO3, NOX). Espessura excessiva de certos tipos de tinta. Correções Fissuras dos tipos a e b : a curto prazo não acarretam problemas, embora tenham que ser eliminadas. Tem-se, assim, tempo para realizar os serviços de manutenção. Fissuras do tipo c : executar, imediatamente, os serviços de manutenção.

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-4 Quantidade e o tipo Defeitos em Condições de Serviço Fendimento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-4 Quantidade e o tipo Defeitos em Condições de Serviço Fendimento

Defeitos em Condições de Serviço Classificação, ISO 4628-4 Tamanho Defeitos em Condições de Serviço Fendimento Classificação, ISO 4628-4 Profundidade

Defeitos em Condições de Serviço Fendimento - Exemplos

Defeitos de pintura em condições de serviço Perda de aderência

Defeitos de Pintura Porosidade Poro (Porosidade): Microfalha estrutural na película, visível ou não a olho nu, na forma de pequenos orifícios, que possibilita a penetração de agentes corrosivos. Causas principais: Retenção de solventes no revestimento. Oclusão de ar no revestimento. Presença de contaminantes na superfície. Temperatura da superfície elevada, por ocasião da aplicação das tintas. Atomização deficiente da tinta. Problemas técnicos da tinta. Avaliação da porosidade: Lentes de aumento. Equipamentos “Detectores de Descontinuidades” (ensaio de descontinuidade) Ensaio de Descontinuidade, ASTM G 5162 Norma Eletrobras: após aplicação completa do esquema de pintura Via úmida e tensão constante (67,5V) : até 500 µm. Via seca e tensão variável: > 500 µm.

Materiais e Instrumentos de Medição Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Materiais e Instrumentos de Medição Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Materiais e Instrumentos de Medição Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Materiais e Instrumentos de Medição Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Materiais e Instrumentos de Medição Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Equipamentos para ensaio de descontinuidade

Defeitos em Condições de Serviço Corrosão Classificação, ISO 4628-3

Defeitos em Condições de Serviço Corrosão Classificação, ISO 4628-3 Ri1 (0,05%) Ri2 (0,5%) Ri5 (40-50%) Ri3 (1%) Ri4 (8%)

Defeitos em Condições de Serviço Corrosão Classificação, ASTM D 610

Defeitos em Condições de Serviço Corrosão Classificação, SSPC VIS2 16% 33% 50% Spot rusting General rusting Pinpoint rusting

Prática – Preenchimento de RIC Classificação do grau de degradação da pintura Grau Condição da pintura Área corroída, com bolhas e/ou descascamento 10 Idêntica à condição inicial Isento 8 Empoamento e perda de cor/brilho da tinta de acabamento 6 Empoamento, perda de cor/brilho, exposição de outras camadas < 1% 4 Empoamento, perda de cor/brilho, manchas de oxidação do substrato Entre 1% e 10% 2 Entre 10% e 33% Sem aderência e descascamento intenso Corrosão severa, com alvéolos

Prática – Preenchimento de RIC Corrosão Localizada (Spot Rusting) Classificação do grau de degradação da pintura Corrosão Localizada (Spot Rusting) 1% 10% 33%

Prática – Preenchimento de RIC Corrosão Generalizada (General Rusting) Classificação do grau de degradação da pintura Corrosão Generalizada (General Rusting) 1% 10% 33%

Prática – Preenchimento de RIC Corrosão em Pontos (Pintpoint Rusting) Classificação do grau de degradação da pintura Corrosão em Pontos (Pintpoint Rusting) 1% 10% 33%