P ARA Q UANTOS ? Censo Escolar e Critérios de Projeção Juliana Hott Coordenação de Cálculo e Qualidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Sistema de Cadastro de Alunos
Devolução de Livros - Índices e Experiências Exitosas
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Conferência lIVRE Uberlândia/MG EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Relatório Final 2013 Todas as orientações para o encerramento nos sistemas estão no sítio do NRE Página do.
Orientações disponíveis do sistema
Indicadores sociais e educacionais
Iniciando o Censo Escolar 2011
Passo-a-passo para compra e venda
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
CAE.
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB Apresentação: Vander Oliveira Borges Reunião Conselho/FUNDEB – União, em
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
EDIÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO
NRM – Núcleo de Gestão da Rede e Matrícula CIE - Centro Informação Educacional CEMAT – Centro de Matrícula DGREM - Departamento de Planejamento e Gestão.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica DGREM – Departamento de Planejamento.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Novembro 2005.
Atribuições das Unidades Escolares
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
MATRÍCULA ENSINO MÉDIO – 2016
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
PNLD SÃO PAULO Abrangência PNLD Rede Pública de Ensino Fundamental: - Estadual - Municipal - Federal - Educação Especial (públicas, comunitárias.
Medindo o Grau de Audiência no Ensino Médio: resumo das discussões do grupo técnico Ricardo Paes de Barros - IPEA São Paulo, Dezembro de 2008.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
S ISCORT Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica – SISCORT Camila de Oliveira Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
FNDE F UNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Janine de Almeida Menezes Coordenação de Contratos e Liquidação.
1 Orientações para acessar o Sistema Educacenso Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP Centro de Informações Educacionais – CIE.
Formação continuada 4º Encontro
Reserva Técnica Mudanças e Caminhos Nádja Cézar. Os Programas do Livro Censo Remanejamento Reserva Técnica Regionalização da RT Simplificação da Regionalização.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Coordenação de Logística e Distribuição Lêda Dal O CAMINHO DO LIVRO DIDÁTICO DISTRIBUIÇÃO.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Indicadores educacionais Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
A S COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DO LIVRO Zely Lerbach Rodrigues Divisão de Apoio aos Programas do Livro DAPLI.
Transcrição da apresentação:

P ARA Q UANTOS ? Censo Escolar e Critérios de Projeção Juliana Hott Coordenação de Cálculo e Qualidade

2 V OCÊ SABE COMO FUNCIONA AS ETAPAS DE EXECUÇÃO DO P ROGRAMA DO L IVRO ?

Etapas de execução 3 Produção dos livros Impressão, embalagem e postagem. Negociação Reuniões com cada uma das editoras. PNLD editoras. Em média, 15 dias Processamento Quem receberá quantos e o quê? Várias etapas (entidades, projeção, reposição, complementação, aquisição completa, reserva técnica) Após a escolha, 1 mês Escolha Período para registro no sistema. Em média, 10 dias

4 Você sabe quanto tempo é necessário para produção de 1 livro? Esse ano adquirimos cerca de 160 milhões de livros para o PNLD. As editoras precisam de, no mínimo, 3 meses para conseguir produzir esse quantitativo.

E a distribuição? 5

6 1 transferência de carga de São Paulo a Manaus dura, em média, 15 dias. Existem diversos municípios e escolas de difícil acesso, que demandam ainda mais tempo para o transporte. Os livros das escolas rurais são entregues nas secretarias de educação ou prefeituras, que ainda precisarão distribuí-los.

Quanto tempo? 7 Entre o cálculo do quantitativo a ser adquirido e a utilização dos livros pelas escolas, temos, pelo menos, 6 meses de diferença. Para conseguir atender às escolas com livros antes do início do ano letivo, o alunado precisa ser calculado, no máximo, em agosto do ano anterior. O Censo escolar só é divulgado ao final de cada ano.

Para o PNLD Censo Escolar disponível Censo 2013 Cálculo do alunado Agosto de 2014

Eu tenho uma SUGESTÃO! 9 Alternativas que mais são apresentadas: Necessidade de dados oficiais para todas as escolas, que sigam os mesmos paramêtros; Os livros precisam ser comprados no meio ano anterior. Minha Secretaria possui um sistema informatizado com o alunado sempre atualizado Os livros precisam ser comprados no meio ano anterior; A escola também irá trabalhar com estimativa (incerta) Cada escola ou rede de ensino deveria informar a quantidade de alunos que terá

Por que usar o CENSO? 10 As legislações do Programa do Livro, tanto o Decreto nº 7.084, de 2010, como a Resolução Nº 42, de 2012, determinam que a base de dados legal para a execução do programa será o Censo Escolar, realizado pelo INEP.

Por que usar o CENSO? 11 Além do PNLD, os dados do Censo Escolar são a principal referência para a gestão dos principais programas federais, tais como: PNAEPNATEPDDE PROINFOFUNDEB

Os dados são defasados? 12 A base de dados é de 2 anos anteriores à utilização, mas o INEP realiza uma projeção dos dados e encaminha ao FNDE.

Os dados são defasados? 13 Ao receber os dados de quantos alunos haverão por estado, a Coordenação de Cálculo e Qualidade realiza diversos estudos para distribuir esse alunado por municípios e escolas Percentual de variação em relação ao Censo e aplicação em cada município; Análise do padrão de alunado no país e ajuste aos casos que estão muito abaixo; Promoção dos alunos por séries, utilizando as taxas de aprovação, evasão e repetência;

Esses estudos e projeções atendem à necessidade? 14

Esses estudos e projeções atendem à necessidade? 15

Esses estudos e projeções atendem à necessidade? 16

Esses estudos e projeções atendem à necessidade? 17

Esses estudos e projeções atendem à necessidade? 18

Mas nas minhas escolas, faltam livros!!! 19 Remanejamento Há outras ferramentas desenvolvidas para solucionar esses problemas: Reserva técnica

20 Juliana Hott Coordenação de Cálculo e Qualidade “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” (Paulo Freire) Obrigada!!!