1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Análise e Projeto de Sistemas I
Os projetos.
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
Orientação por Objectos > Modelo de Processo OO > Identificação de Classe e Objectos Aula 12.
Introdução aos Estudos Linguísticos
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
1º Encontro de Monografia
Professor Victor Sotero
Secretaria Virtual S I A
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Em conformidade com as Orientações Oficiais
“Guião para Elaboração de Projectos”
Folha de Cálculo TIC 10.
Clique num dos capítulos abaixo para obter mais informações ou clique no botão Avançar para iniciar o tutorial web. 1.Como navegar na página principal?Como.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Web: criação de páginas
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
Planificação de uma Viagem de negócios
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS
Apresentação executiva.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
© Luís M.S. Oliveira
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
CENTRAL DE PROJETOS PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A Central de Projetos é um sistema que tem como objetivo o apoio ao Governo do Estado de Minas Gerais,
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Prof. Alexandre Vasconcelos
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Secretariado.
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Universidade da Beira Interior Fiabilidade de Sistemas Informáticos Nuno Magarreiro n.º
Excelência de Serviço ao Cliente
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Setembro / 2009 A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Trabalho de tic.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Portfólio de Serviços TI
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO TEMA 3 Directiva SEVESO Nuno Cunha Lopes Recurso desenvolvido no âmbito da medida do.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira

2 19 Maio 2006Sumário n Conceitos n Procedimento Cabeçalho Objectivo Âmbito Definições e abreviaturas Responsabilidades Descrição do procedimento -Ficha de hardware -Ficha de software -Informação ao utilizador (FAQ) n FAQ’s n Exemplo

3 19 Maio 2006Definições/Conceitos n Procedimento “Forma ou modo especifico para executar uma tarefa ou conjunto de tarefas (actividade)” Em que situações tem que ser elaborado -Quando se executa uma vez determinada tarefa e só se volta a repetir passado algum tempo -Para evitar a ocorrência de certos erros -Para que outros possam resolver problemas que ocorram, na ausência da pessoa que elaborou n FAQ (Frequently Asked Question(s)) “E' um texto que pretende responder, dentro de uma determinada matéria, a Questões Colocadas Frequentemente pelos utilizadores.” Em que situações tem que ser elaborada -Sempre que seja detectada a necessidade de responder a uma questão que esteja a ser constantemente colocada pelos utilizadores

4 19 Maio 2006Procedimento

5 Procedimento n Cabeçalho

6 19 Maio 2006Procedimento n Objectivo O(s) objectivo(s) do procedimento descrevem o que se pretende alcançar ou garantir através do procedimento. Por exemplo: -“o procedimento deslocações nacionais e internacionais tem como objectivo descrever a metodologia para autorização e comunicação de deslocações e apresentação das respectivas despesas.”

7 19 Maio 2006Procedimento n Âmbito O âmbito do procedimento é o outro elemento fundamental, deve ser caracterizado de forma tão precisa quanto possível segundo o domínio de aplicação. O domínio de aplicação define em que situações ou a que tipo de entidades se aplica o procedimento. Por exemplo: -“O procedimento deslocações nacionais e internacionais aplica-se a: -todos os funcionários do CICA, tanto aos que têm vínculo à função pública (pessoal do quadro e além do quadro, contratados a termo e contratados a prazo), como aos que não têm vínculo à função pública (avença, tarefa, prestação de serviços e bolseiros); -todas as deslocações, no país ou ao estrangeiro, efectuadas ao serviço do CICA.”

8 19 Maio 2006Procedimento n Definições e abreviaturas Algumas definições e abreviaturas, caso existam deverão ser aqui colocadas. Por exemplo: -SO (sistema operativo) -HW (hardware) -SW (software)

9 19 Maio 2006Procedimento n Responsabilidades É a pessoa (ou pessoas) directamente responsável por: -manter o conteúdo dos procedimentos actualizado -garantir a execução do procedimento Por exemplo: -“As responsabilidades da pessoa que pretende efectuar a deslocação são: -solicitar autorização para efectuar a deslocação ao superior hierárquico; -comunicar a deslocação ao secretariado; -entregar ao secretariado os documentos comprovativos da deslocação e das despesas. -A responsabilidade dos coordenadores é autorizar as deslocações dos colaboradores que lhe estão directamente ligados. -As responsabilidades do secretariado são: -lançar no Sistema a previsão da deslocação; -voltar a lançar a confirmação dos dados no final da deslocação.”

10 19 Maio 2006 Descrição do procedimento n Ficha de Hardware Na situação em que existe uma instalação de HW -Por exemplo: -instalação do hardware da infra-estrutura de do pessoal docente e não docente n Ficha de Software Na situação em que existe uma instalação de SW -Por exemplo: -instalação do software para o SO da infra-estrutura de do pessoal docente e não docente n Informação ao Utilizador (FAQ) Na situação em que exista informação que seja pertinente disponibilizar ao utilizador

11 19 Maio 2006FAQ

12 19 Maio 2006FAQ n Questão Preocupação se esta está orientada para o utilizador -Por exemplo: -“como posso fazer para…?” -“como publicar uma página WEB na minha conta? ” n Resposta Preocupação com o nível de detalhe adequado para leigos em informática -Sempre que necessário citar todos os passos ou criar uma nova FAQ Sempre que necessário fazer referência para outra FAQ existente -Por exemplo: -“Se tiver dúvidas de como fazer via deverá consultar a FAQ…”

13 19 Maio 2006FAQ n Resposta (continuação) Alertar para situações a evitar -Por exemplo: - “…poderá conduzir à perda de mensagens” -“…deve ter o cuidado de introduzir um por linha” Evitar respostas directas de “Sim.” e “Não.” -Por exemplo: -“não, porque…” Ter em atenção, quando existir um link numa FAQ, para que os conteúdos desse link se encontrem sempre actualizados

14 Obrigada pela atenção! n Exemplo