É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
A globalização surgiu com as grandes navegações, mas foi no século XX com o desenvolvimento das telecomunicações, da informática e meios de transporte (principalmente aviões e navios de carga) mais rápido que consolidou o processo.
PRINCIPAL ATOR MULTINACIONAIS – são empresas com a matriz em determinado país (geralmente desenvolvido) e filiais em outros países.
OBJETIVO DAS MULTINACIONAIS Instalar filiais em outros países para obter alta lucratividade. Fatores para a instalação em um país: Isenção de impostos; Amplo mercado consumidor; Matéria-prima; Energia; Mão-de-obra barata.
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Hoje as informações são divulgadas em segundos para vários lugares do mundo. Ex: Quando Osama Bim Laden morreu, em minutos grande parte do mundo sabia da notícia; Quando aconteceu o tsunami no Japão, a informação se difundiu rapidamente.
Pontos positivos Facilidades com que as inovações se propagam entre países e continentes; Acesso fácil e rápido as informações;
Barateamento e a melhoria dos serviços de telefonia e a popularização da internet; Permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país (brinquedos da China, por exemplo).
Produtos importados mais baratos e de melhor qualidade;
Pontos negativos Invasão de culturas; Desigualdade entre os países; Exploração dos países pobres; Instabilidade econômica entre os países; Desemprego; Cyber crimes.
Exemplo de globalização Um tênis, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria- prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
ALDEIA GLOBAL Fonte:
Fonte: fia/filosofia_trabalhos/compreendglobaliz.htm
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