A ROTULAGEM DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PLC n° 34/2015 Altera a Lei n° 11.105, de 24 de março de 2005 (PL n° 4.148/2008 – Câmara dos Deputados)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Advertisements

SELEÇÃO ARTIFICIAL DA MOSTARDA
Alimentos Transgénicos
BIOSSEGURANÇA E ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Ricardo L. Motti Vera R. Vidigal 10 de Setembro de 2004.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Alimentos Transgênicos e Saúde
Alimentos Trânsgênicos
Organismos Transgênicos
RESPONSABILIDADE PELO VÍCIO DO PRODUTO OU SERVIÇO
twitter.com/profmagrao
Manipulação Genética.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Nutrição animal - Avanços no manejo nutricional -
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Formção de STC - DR1 O elemento
Uso de vírus em engenharia genética
Legislação de Alimentos
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Prof. Écio Boi Ciências Biológicas Transgênicos. Organismos cujas características tenham sido alteradas através do uso de técnicas de engenharia genética;
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
O Código Civil e a locação como modalidade contratual  há 3 espécies de locação: a) locação de coisas; b) locação de serviços; c) locação de obra ou empreitada.
PLP nº 366/2013 Lista de Serviços – Interesses dos Estados Substitutivo n.º 02 apresentado pelo Dep. Guilherme Campos na CDEIC em
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 5. Exposição ou abandono de recém-nascido (art.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Rotulagem de alimentos com OGM Juliana Ribeiro Alexandre.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
CBH PARANAÍBA 6ª Reunião Extraordinária Uberlândia (MG), / out / 2012.
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
Alimentos transgénicos
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
LEGISLAÇÃO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Alimentos transgênicos
OS SUJEITOS DO PROCESSO E OS SERVIÇOS AUXILIARES DA JUSTIÇA A relação jurídica de direito processual é formada por três sujeitos, quais sejam: juiz, o.
APRESENTA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS 2º. QUADRIMESTRE 2014 PREPARADO POR MARIA DO CARMO RIBEIRO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO/FINANCEIRO.
DIREITO DO CONSUMIDOR PRIMEIRA PARTE: RAÍZES E PRINCÍPIOS DA DEFESA DO CONSUMIDOR.
O DIREITO DO CONSUMIDOR E SUA APLICAÇÃO PROFESSOR HENRIQUE SCHUH.
Transcrição da apresentação:

A ROTULAGEM DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PLC n° 34/2015 Altera a Lei n° , de 24 de março de 2005 (PL n° 4.148/2008 – Câmara dos Deputados)

INFORMAÇÃO OU ALERTA DE RISCO? BEM INFORMADO CONSUMIDOR BEM INFORMADO ÚTIL ??? TEM RISCO? SUGERE QUE O PRODUTO PODE CAUSAR PROBLEMAS? X

INFORMAÇÃO OU ALERTA DE PERIGO? A representação gráfica do símbolo, disciplinado pela Portaria n° 2.658/2003 do Ministério da Justiça para alimentos que possuam mais de 1% de ingredientes transgênicos, é inadequado ao coincidir com aquelas utilizadas em placas de advertência, atenção e existência de risco. Medicamentos produzidos com organismos geneticamente modificados, como a insulina (desde 1982), não possuem este símbolo. TRANSGÊNIC OS

INFORMAÇÃO OU ALERTA DE PERIGO? Público: entrevistados em todo o Brasil Na sua opinião, qual é o significado desse símbolo? 1%

ESPÉCIE DOADORA DO GENE Streptomyces Viridochromogenes Agrobacterium tumefaciens Arabidopsis thaliana Bacillus thuringiensis Zea mays

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Decreto n° 4.680, de 24 de abril de com presença acima do limite de um por cento do produto Art. 2 o Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, com presença acima do limite de um por cento do produto, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto.

Presença Não Intencional Marilia Regini Nutti, parecer de 7 de julho de 2011

Presença Não Intencional

PLC n° 34/15 “(nome do produto) transgênico” ou “contém (nome do ingrediente) transgênico”

OBRIGAD O O PLC N° 34/2015 não elimina a informação sobre transgenia. Ao contrário, a presta de forma adequada e compreensível.