Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Saúde Bucal na esfera pública
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Revisão.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Prof. Dirce Stein Backes
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
SÉCULO XX.
Terminalidade: aspectos frente à assistência
Ética e Bioética. Indicadores de qualidade em Terapia Intensiva
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Habilidades em Comunicação V
Ética em Computação.
Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Reabilitacao Geriatrica
Qualidade de vida.
Auxiliar em saúde bucal
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ESF Integralidade da assistência
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Relação Terapeuta - Paciente
A Sociedade humana: generalidades
MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE
Propaganda de Medicamentos- Aspectos Éticos Edvaldo Dias Carvalho Junior Universidade de Brasília UniCEUB.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Odontologia.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Primeiras Jornadas Científicas Hospital Central de Maputo
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Realidade, Desenvolvimento e Desafio na Enfermagem Sul-Mato-grossense: Uma Visão ao Futuro.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Sistema de atenção suplementar no brasil
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
OSP I Odontologia Social e Preventiva
Apoio matricial em Saúde Mental
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60, quando Dame Cicely Saunders criou o modelo hospice de assistência na Inglaterra.

cuidados paleativos  aplicação em pacientes terminais, nos quais não há possibilidade de tratamento curativo ou controle da enfermidade.  Tem como objetivo aliviar o sofrimento, oferecendo meios de melhorar a qualidade de vida de pacientes terminais e seus familiares, oferecendo-lhes apoio integral e tornando o processo de morte mais digno e menos doloroso para todos os envolvidos.

modelo de assistência de cuidados paleativos  suporte psicológico, social e espiritual;  alívio de sintomas físicos, principalmente dor;  manutenção do estado de consciência sempre que possível.

modelo de assistência de cuidados paleativos  Na terapia paleativa, intervenções invasivas e agressivas devem ser evitadas, pois quase sempre levam ao sofrimento desnecessário.  A morte não pode ser encarada como uma falência médica, mas como um evento natural e inevitável.

Estudos a respeito da qualidade de vida de pacientes terminais Brasil  Precariedade de comunicação entre profissionais, pacientes e familiares;  Alienação dos pacientes a respeito do seu tratamento e prognóstico;  Falta de estrutura de assistência domiciliar;  Constante preocupação dos pacientes com os altos custos do tratamento.

Impossibilidade de sobrevivência sem suporte artificial  Irreversibilidade do quadro clínico do paciente  Impasse ético para os médicos, familiares e para o modelo de assistência de saúde em geral no estabelecimento de condutas éticas apropriadas.

movimento “right to die”  Estados Unidos,em meados dos anos 60  Preconizava a autonomia do indivíduo sobre o seu processo de morte;  Valorização da qualidade de vida restante aos pacientes sem possibilidade de cura.

Carência de serviços de assistência paleativa no Brasil  Fatores culturais, mecanismos de mercado, e rigidez estrutural das instituições.  Falta de demanda organizada capaz de se articular por melhores condições de assistência.  Transitoridade da condição terminal dos pacientes,  Omissão dos familiares, fragilizados pela perda do ente querido e desgastados pela experiência vivenciada, devido a inadequação do sistema.

Perspectivas bioéticas na atenção da saúde bucal  Historicamente a odontologia surgiu como um modelo tecnicista,  Característica Artesanal e mecânica,  Valorização da habilidade manual,  realização de procedimentos restauradores e protéticos.

A odontologia no Brasil  Na primeira metade do século XX, apresentava um modelo assistencial baseado em consultórios particulares, determinado pela escassez de profissionais no mercado.  Não abrangia grande parte da população desprovida de recursos financeiros para pagar os honorários dos profissionais de odontologia.  Isolamento dos profissionais em consultórios particulares,  Falta de interãção com profissionais de saúde de outras áreas.

mercado de serviços de saúde bucal  A partir da década de 80  Sinais de saturação em decorrência da proliferação dos cursos de odontologia  Surgimento dos sistemas de convênio  Submissão das práticas odontológicas aos interesses de grupos econômicos de médio e grande porte.

Pacientes portadores de HIV  A recusa de atendimento a pacientes portadores de HIV por alguns profissionais de odontologia suscitou questões éticas a respeito da discriminação desses pacientes.  Orientação da postura desses profissionais no âmbito da bioética.  mudanças significativas no ambiente odontológico e maior preocupação com normas de biossegurança.  Os problemas médicos dos pacientes passaram a fazer parte do cotidiano do profissional de odontologia, requerendo maior aprofundamento dos conhecimentos nessa área.

Modelo hipocrático do profissional de odontologia  Considera o dentista como detentor do conhecimento  Único responsável pelo plano de tratamento  Transformação das relações de mercado e emergência do código do consumidor

 O conceito da autonomia permitiu a opção de escolha do tratamento pelo paciente  Necessidade de obtenção do consentimento informado pelo profissional.

 No campo do ensino, a odontologia apresentou grandes avanços nos últimos tempos.  A odontologia baseada em evidências orientou suporte científico a profissão, consolidando a odontologia como uma ciência

Novo modelo curricular  Instituído pelo Conselho Federal de Odontologia em 2001;  Tornou obrigatória a presença da disciplina de bioética na grade curricular dos cursos de odontologia;  Reflexão bioética da profissão;  Advento dos CEPs nas instituições de ensino e pesquisa em odontologia, conforme determinação da Resolução 196/96.

Novo modelo curricular O perfil do profissional de odontologia é o de um profissional generalista, com sólida formação técnico-científica, humanista e ética, com conhecimentos, habilidades e comportamentos que lhe permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na promoção de saúde e na prevenção das necessidades sociais, mas espera-se que não seja um operário da odontologia, com mentalidade puramente tecnista. MEC/ portaria 146/98