Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
Ana Paula Marina Andrade
Matemática para todos Educação Básica
Delinqüência e crianças superdotadas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
O Aluno a Distância.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Educação, Comunicação e Internet
Regras e limites na educação de crianças
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Tecnologia e Educação.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O próprio Deus nos chama à liderança.
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
PEAD Ludicidade e Educação
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Aprendendo a ser empreendedor
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Diretrizes de um programa de prevenção
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Empregabilidade e Carreira
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Os quatro pilares da educação.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Os anos das grandes oportunidades
José Morgado – ISPA – IU José Morgado
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PEI – Programa Educacional Individualizado
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011

O que são habilidades socioemocionais (1) 2 2 H ABILIDADES QUE PERMITEM AOS ESTUDANTES TRABALHAR COM OS DEMAIS, APRENDER EFICAZMENTE E DESEMPENHAR UM PAPEL FUNDAMENTAL NAS SUAS FAMÍLIAS, COMUNIDADES E LOCAIS DE TRABALHO. Elias, M. J.

O que são habilidades socioemocionais (2) 2 4 Pilares 3 A PTIDÕES QUE INCLUEM, AUTOCONTROLE, ZELO, PERSISTÊNCIA E A CAPACIDADE DE MOTIVAR A NÓS MESMOS. Goleman, O. P RESENÇA DOS 4 PILARES DA E DUCAÇÃO.

O que são habilidades socioemocionais (3) 2 4 P ODE - SE COMPARAR O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DA CRIANÇA À CONSTRUÇÃO DE UMA CASA : A FUNDAÇÃO DA CASA PRECISA SER FIRME PARA QUE O PRIMEIRO ANDAR SE SUSTENTE E, ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ÚLTIMO ANDAR. ATÉ O ÚLTIMO ANDAR. Erik Erikson.

O que esperamos dos jovens 2 5 C APACIDADES IMPORTANTES  R ECONHECER O PRÓPRIO TALENTO  R ECONHECER AS DIFICULDADES PESSOAIS  E STABELECER PROJETO DE VIDA  P ERSISTIR PARA ATINGIR METAS  A TUAR COM OS DEMAIS E ACEITAR AS DIFERENÇAS

Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (1) 2 6

Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (2) 2 7

Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (3) 2 8

Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (4) 2 9

Tarefa a ser cumprida 2 10

A família como parceira (1) 2 11 C OMO A ESCOLA PODE CUMPRIR SUA PARTE SEM A FAMÍLIA ?  A INSISTÊNCIA NOS PRIVILÉGIOS – A ESCOLA COMO REPRESSORA REPRESSORA  A BRANDAMENTO DA EXIGÊNCIA – A ESCOLA COMO INDEVIDA INDEVIDA  F LACIDEZ NOS LIMITES – A ESCOLA COMO ALGOZ

A família como parceira (2) 2 12 C OMO A ESCOLA PODE CUMPRIR SUA PARTE SEM A FAMÍLIA ?  R ELAÇÕES DISTANTES E CONTROLE COTIDIANO VIA TECNOLOGIA – A ESCOLA ONIPOTENTE TECNOLOGIA – A ESCOLA ONIPOTENTE  S CRIPT NAS RELAÇÕES, FALTA DE INTIMIDADE E EXEMPLO – A REGULAÇÃO NA ESCOLA – A REGULAÇÃO NA ESCOLA

2 13 Q UALQUER UM PODE ZANGAR - SE – ISSO É FÁCIL. M AS ZANGAR - SE COM A PESSOA CERTA, NA MEDIDA M AS ZANGAR - SE COM A PESSOA CERTA, NA MEDIDA CERTA, NA HORA CERTA, PELO MOTIVO CERTO E DA MANEIRA CERTA, NÃO É FÁCIL. A RISTÓTELES

Valores e competências 2 14 Q UANDO AS CRIANÇAS NÃO DESENVOLVEM ESSAS HABILIDADES PODEM TENTAR TORNAR - SE ADULTOS INSENSÍVEIS E INDIFERENTES À DOR ALHEIA, INCLUSIVE QUANDO CAUSADA POR SI MESMO. P ODEM IGNORAR O AFETO E O DESPRENDIMENTO DO OUTRO E FAZER PREVALECER O QUE DESEJA E PENSA.

COMPETÊNCIAS PARA O MUNDO ATUAL 2 15 HÁ UM RISCO PARA CADA DE NÓS, LOCAL E GLOBALMENTE, QUE AS CRIANÇAS CRESÇAM COM CONHECIMENTO ACADÊMICO, MAS SEM AS HABILIDADES SÓCIO-EMOCIONAIS E SEM UMA BÚSSOLA MORAL FORTE. UMA COMBINAÇÃO DE APRENDIZADO ACADÊMICO E PADRÃO EMOCIONAL É A VERDADEIRA CHAVE PARA A EDUCAÇÃO EFICAZ NO MUNDO DE HOJE E NO FUTURO PREVISÍVEL. Elias, M.J.

Bibliografia 2 16 ELIAS, M. J. APRENDIZAGE ACADÉMICO Y SOCIO-EMOCIONAL. UNESCO, IN SERIE PRACTICAS EDUCATIVAS 11. GOLEMAN, D. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. SÃO PAULO: OBJETIVA, ERIKSON, E. ALEMANHA.DE/INDEX.PHP?OPTIONCOM- CONTENT&TASK=VIEU&ID=64&64&ITEMID=184. LA TTAILLE, Y. HTTP//REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR/CRIANCA-E- ADOLESCENTE/COMPORTAMENTO/FALAMESTRE-YVES-LA- TAILLE SHTML SERRANO, G.P. EDUCAÇÃO EM VALORES – COMO EDUCAR PARA A DEMOCRACIA. PORTO ALLEGRE: ARTMED, 2002.