11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FACULDADE METROPOLITANA
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Internacionalização de PMEs
Painel nº 2 04 anos da IN nº 02/2008/SLTI – Avaliação dos impactos de uma nova proposta de gestão contratual.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Planejamento Estratégico do PGQP
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
A Importância da Educação Continuada
A experiência do Estado de Minas Gerais
9ª Semana Técnico Administrativa
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Por Otoni Gonçalves Guimarães
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS´s da ABIPEM
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
A SUPERVISÃO DO MPS E A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 Por Otoni Gonçalves Guimarães São Paulo-SP, 22 de agosto de 2014 Registro de “Ganhos e Perdas” na Carteira de Investimentos do RPPS Questões do Fórum.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Cargos e Salários Material para avaliação
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Missão: Prover soluções efetivas de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Modernização da Administração Pública em Alagoas Visão: Ser reconhecido.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
MESTRADO PROFISSIONAL
MPS - Ministério da Previdência Social
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
Missão: Ampliar a cultura de doação no Brasil 2 ações: Dia de doar e Certificado PGT.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
MODALIDADES DE AUDITORIA
Portfólio de Serviços TI
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
4º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM RPPS APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO Ipojuca – PE 11/9/2013.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso

22 Certificação Institucional da UG do RPPS Certificação Institucional da UG do RPPS Reconhecimento formal dado por uma organização independente a respeito da qualificação entidade em relação a algum ou vários tópicos específicos

33 Objetivos Objetivos No âmbito institucional –Demonstra o grau de consistência do arcabouço organizacional da entidade, permitindo maior visibilidade da governança e gestão do RPPS –Viabiliza transparência de informações a respeito da administração da entidade No âmbito interno –Estimula a melhoria contínua dos processos contribuindo para o desenvolvimento organizacional –Motiva dirigentes, gestores e colaboradores em sua educação continuada (profissionalização e capacitação) –Permite maior segurança e confiabilidade nas tomadas de decisões No âmbito dos usuários e relacionamentos externos –Aumenta a credibilidade na relação da prestação dos serviços –Proporciona maior satisfação no relacionamento institucional

44 Principais Pontos de Observação Principais Pontos de Observação Competências: a)Organizacional – foco no seu campo de atuação b)Profissionais – compatibilidade com as funções c)Dirigentes, Gestores e Colaboradores – capacitação continuada d)Entidade – melhoria contínua dos processos

55 Verificação de Competências Profissionais Verificação de Competências Profissionais Exame de qualificação por meio de prova: - Conhecimentos gerais sobre previdência - Conhecimentos específicos em administração previdenciária, mercado financeiro e de capitais, benefícios, atuária, contabilidade pública, etc.. Exame de qualificação por experiência profissional em geral e ou na área de atuação: - Análise de currículo - Memorial - Entrevista - Capacidade de implementação de recomendações

66 Possibilidades da Certificação Possibilidades da Certificação Primeiro nível - C ou 1: - Governança Segundo nível – B ou 2: - Governança e Processos Terceiro nível – A ou 3: (INSTITUCIONAL) - Governança, Processos e Recursos

77 Requisitos à Certificação Por adesão em cada nível Mediante inscrição junto à entidade certificadora Há custos Há que cumprir todas as fases definidas Em cada nível haverá análise situacional, relatórios e recomendações Somente poderá avançar para o nível seguinte se cumpridas todas as obrigações do nível presente As observações pela entidade certificadora ocorrerão à distância e in loco, sempre mediante atestado/certificado. Manutenção e acompanhamento das exigências de cada nível

88 Situação Atual Em fase de licitação para contratação de entidade especializada para proceder ao levantamento, análise, desenvolvimento, proposição de Projeto de “Modernização da Gestão dos RPPS – Certificação de Qualidade”, junto aos RPPS e implementação mediante pilotos, depois de submetido à aprovação da Secretaria de Políticas de Previdência Social – SPPS e vinculados ao Plano de Ação Integrado – PAI 2013, em estrita consonância com o Planejamento Estratégico da Previdência Social 2012 – Recursos já alocados no PROPREV – segunda fase

99 Secretaria de Políticas de Previdência Social Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público AGRADECEMOS Contatos Tel. (0XX61) Mais Informações Atalho: Previdência no Serviço Público