Técnicas de Previsão de Consumo

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Técnicas de Previsão de Consumo Prof Heron Duarte

TÉCNICAS DE PREVISÃO É A HORA DAS Método dos mínimos quadrados Método da média com ponderação exponencial Método da média móvel ponderada MODELO DE EVOLUÇÃO DE CONSUMO SUJEITO A TENDÊNCIA Método da média móvel Quantitativas e Qualitativas MÉTODO DE EVOLUÇÃO HORIZONTAL DE CONSUMO: MODELO DE EVOLUÇÃO SAZONAL DE CONSUMO Método do último período

PREVISÃO DE ESTOQUES Normalmente, é fundamentada nos informes fornecidos pela área de vendas onde são elaborados os valores de demandas de mercado e providenciados os níveis de estoques. As informações podem ser quantitativas ou qualitativas.

Previsão de Consumo Projeção Predileção Explicação

quantitativas São referentes a volumes e decorrentes de condições que possam afetar a demanda como: Influência da propaganda Evolução das vendas no tempo Variações decorrentes de modismos Variações decorrentes da situação econômica Crescimento populacional

qualitativas São referentes às fontes de obtenção de dados para serem óbitos valores confiáveis de variáveis que podem afetar a demanda. Buscam-se opiniões de pessoas com grande conhecimento no assunto e especialistas, como: Opinião de gerentes Opinião de vendedores Opinião de compradores Pesquisa de mercado.

1 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO CONSTANTE – ECC O volume de consumo permanece constante, sem grandes variações no decorrer do tempo, e não sofre influências conjunturais, ambientais ou mercadológicas, mantendo-se um valor médio no decorrer do tempo. Também chamado de Evolução Horizontal de Consumo

2 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO SAZONAL (ECS) O volume de consumo passa por oscilações regulares no decorrer de certo período ou do ano, e é influenciado por fatores culturais e ambientais, acarretando desvios de demanda superiores a 30% de valores médios. Ex: sorvetes, enfeites de natal etc.

3 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO DE TENDÊNCIA (ECT) O volume de consumo aumenta ou diminui drasticamente no decorrer de um período, e é influenciado por fatores culturais, ambientais, conjunturais e econômicos, acarretando desvios de demanda positivos ou negativos. Ex: produtos ultrapassados ou com forte ação de concorrentes. (Componentes de computadores)

1 – Método do Último Período É o método mais simples de todos e sem fundamento matemático. Consiste em utilizar como previsão para o próximo período o valor real demandado no período anterior. É um modelo muito utilizado em pequenas empresas e por administradores sem maior conhecimento técnico

2 – Método da Média Aritmética (MMA) A previsão para o próximo período é obtida por meio do cálculo da média aritmética do consumo nos períodos anteriores. O resultado será menor do que os antes ocorridos no caso de consumo crescente, e maior, no caso de consumo decrescente. Sofre influência dos valores extremos e é muito utilizado por pequenas empresas.

3 – Método da Média Ponderada (MMP) A previsão para o próximo período é obtida pela ponderação dos períodos anteriores. As demandas mais próximas recebem maior peso (de 40% a 60%). Atribui-se 5% para o período mais distante. Esse modelo tende a eliminar algumas das fragilidades apresentadas nos modelos anteriores.

4 – Método da Média com Suavização Exponencial. (MMSE) A previsão do próximo período é obtida mediante a ponderação dada ao último período, e também, à previsão o período anterior. Esse modelo busca eliminar variações exageradas que ocorreram nos períodos anteriores. Necessita de poucos dados acumulados e é auto-adaptável. Elementos: @ = constante de suavização exponencial, normalmente variando [0,1 ; 0,3] P = Previsão do período anterior R = Consumo Real anterior MMSE = [(Rx@ + (1-@)xP)]

5 – Método da Média dos Mínimos Quadrados (MMMQ) É o melhor modelo. Apresenta um processo de ajuste que tende a se aproximar dos valores existentes, minimizando-se as distâncias entre cada consumo realizado. Baseia-se na equação da reta Y = a + bx (*), permitindo-se a projeção. Exige algum conhecimento estatístico. Fórmulas: ∑ Y = Na + b ∑ x ∑ XY = ∑x. a + b ∑ x2 * outras curvas podem ser estudadas